Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia.

Meu notebook já tem mais de 10 anos e gostaria de trocar por um desktop, contudo estava/estou totalmente perdido.

Depois de me atualizar (e já agradeço, pois li bastante o fórum), minimamente, nas últimas semanas, optei por seguir a plataforma AM5.

O objeto é relativamente genérico: Desktop com longevidade, sem uso para jogos e sim trabalho (de escritório e acadêmico - programas estatísticos), contudo que não impeça a compra de uma placa de vídeo (talvez uma 5070) em 2 ou 3 anos e substituição de processador (Ryzen 9000 ou 10000) em 3 ou 4 quatro anos. Custo estimado: R$ 4.000~R$4.500.

processador: Ryzen 5 7600;

Memória: 2x16gb Corsair Vengeance 5200mhz;

SSD: Kingston NV3 1tb;

Fonte: MSI MAG A650BN;

placa-mãe:

Atualmente, minha maior dúvida. Inicialmente, pensei na Gigabyte B650M Gaming Wifi, contudo, vi diversos reviews negativos (e me incomoda não possuir display port). Então, vi que, nessa faixa de preço ~R$ 1000 tem a ASRock B650M HDV/M.2, que, aparentemente, possui performance bem melhor, contudo disponibiliza apenas 2 slots de memória, o que é bem complicado em caso de dano. Além disso, não conheço a marca, o que não é fator determinante, visto que estou afastado do mercado há muitos anos.

Finalmente, dado que não pretendo fazer overclock e o pcie 5.0 ainda é incipente, considerei a ASUS TUF Gaming A620M Plus Wifi, que, apesar de ser do chipset de entrada, aparenta possui performance superior a Gigabyte mencionada e sem o "problema" de slot de memória da ASRock.

Vocês poderiam me ajudar nessa configuração, especialmente, na questão do processador?

Aproveitando, se puderem sugerir o gabinete? Não tenho necessidade de luzes e RGB, pois ficará no meu escritório.

Desde já, obrigado!

• Batata Defumada alterou o título para Setup AM5 para Trabalho e Pesquisa (Sem GPU) até R$4.500,00
  • Moderador
  • Solução
Postado

Olá! Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

21 minutos atrás, JPE88 disse:

Essa fonte é okay, contudo, existem opções melhores, eu particularmente recomendo as Rise Mode Zeus de 550W ou 650W, porém acredito que estão fora de estoque ainda, então as Galax Omega (GL500S ou GL650S) são boas pedidas.

Edit: pensando na intenção de fazer um upgrade de GPU no futuro, opte por uma fonte de 650W, te dá uma boa margem.

Inicialmente, pensei na Gigabyte B650M Gaming Wifi, contudo, vi diversos reviews negativos (e me incomoda não possuir display port)

Essa placa-mãe realmente não é das melhores, quando o canal do YouTube Hardware Unboxed testou diversas B650 ela ficou na lista das "placas ruins", então acho certo você estar dando preferência para as outras.

A ASRock B650M HDV/M.2 tem sido uma opção custo-benefício, se mostrando uma placa adequada, embora realmente peque em possuir apenas dois slots de memória.

Sobre a ASUS TUF A620M-PLUS, de fato ela já serve, mesmo sendo do chipset de entrada, contudo eu faço duas ressalvas:

1. Para quem puder investir em uma B650 eu sempre recomendo, então por exemplo a ASUS TUF B650M-PLUS vai oferecer melhor performance térmica, mais conectores, mais possibilidades de upgrade no futuro etc.;
  2. Se você vai utilizar programas que usem intensamente o processador pode ser interessante investir em uma placa com VRM mais parrudo, mas aí você precisa avaliar se é o seu caso ou possa vir a ser no futuro.

Aproveitando, se puderem sugerir o gabinete? Não tenho necessidade de luzes e RGB, pois ficará no meu escritório.

Um gabinete de alta qualidade e performance é o Montech Air 903 Base.

Postado

Obrigado pelas respostas!

Meu desejo realmente era a TUF B650M Plus, contudo, ela sobe o orçamento em 500 reais, furando o teto de gastos rs.

Além TUF A620M e da ASRock que eu citei, há outra recomendação nesta faixa? De até R$ 1000? A questão de uso do processador, acredito que pra meu uso é suficiente sem necessitar um VRMzao (modelos econômicos com apenas milhares de observações, nada de milhões de linhas e força bruta de IA).

Sobre o gabinete, eu planejava não gastar mais de R$ 300, contudo, achei ele muito bonito pra um escritório, além de parecer ser bem espaçoso (não que futuramente virá uma 5070, mas... quem sabe) e vir com os fans, vou nele!

As memórias, vez ou outra a Kingston Fury Beast de 5600mhz estão com preço equivalente, também é uma boa pedida?

Obrigado!

• Amei 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, JPE88 disse:

Além TUF A620M e da ASRock que eu citei, há outra recomendação nesta faixa? De até R$ 1000?

Olha eu acho difícil encontrar alguma outra que seja boa mesmo e não passe de R$1.000,00. Tem duas que estão mais ou menos próximas desse valor: a ASUS TUF B650M-E e a ASRock B650M PG Riptide.

Entre elas, eu indico a ASRock, mas é aquele negócio, caso a ASUS apareça por R$1.000,00 ou menos, ficando mais barata, ela também é uma opção a se considerar.

além de parecer ser bem espaçoso (não que futuramente virá uma 5070, mas... quem sabe) e vir com os fans, vou nele!

É sim bem espaçoso, um gabinete robusto, bonito, e as ventoinhas que vêm nele são de alta qualidade, não precisa trocar ou colocar mais nenhuma.

As memórias, vez ou outra a Kingston Fury Beast de 5600mhz estão com preço equivalente, também é uma boa pedida?

Kingston eu acho uma boa marca, então sim.

Eu sei que o nosso mercado às vezes infelizmente não oferece muitas opções, mas só pra constar as memórias ideais para processadores AM5 na minha opinião seriam de 6.000mhz CL30, com AMD EXPO. Mas essa combinação é realmente difícil de encontrar, e se achar o preço provavelmente vai ser exorbitante.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado, @Batata Defumada. Ajudou demais nas minhas escolhas e decisão.

Inclusive... Me mimei: acabei pegando A TUF B650M Plus mesmo

A configuração final ficou:

Processador: Ryzen 5 7600;

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M Plus;

Memória: 2x16gb Corsair Vengeance 5600mhz;

SSD: Kingston NV3 1tb;

Gabinete: Montech Air 903 Base.

Acredito que me atenderá bem por mais de 5 anos e possibilitará uma adição de GPU a qualquer momento.

• Amei 1
  • Moderador
Postado
14 minutos atrás, JPE88 disse:

Inclusive... Me mimei: acabei pegando A TUF B650M Plus mesmo

Excelente hahaha

14 minutos atrás, JPE88 disse:

Só pra constar, eu mantenho a minha recomendação da Galax Omega GL650S (e Rise Mode Zeus 650W quando voltar ao estoque).

Elas simplesmente são fontes superiores a essa MSI.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...