Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal!

Comprei recentemente um kit AM5 composto por Ryzen 5 8600g, ASRock B650M-HDV/M.2 e 16GB de ram Kingston Fury Beast modelo KF560C30BBEK2. As demais peças eu já tinha em mãos (SSD e fonte) e tenho periféricos Logitech MK850.

Montei tudo, fiz tudo como deveria ter sido feito, e aí começaram os "problemas".

1. Depois de ativar o XMP/EXPO o PC passou a não ligar mais

Fico travado numa tela preta e depois de alguns segundos ele beepava duas vezes e desliga. Resetei a BIOS e fui fazendo algumas tentativas até perceber que: O XMP/EXPO não era necessáriamente o problema, consigo manter todas as configurações (latência, e outras coisas), com exceção da frequência de 6000mhz, só consigo chegar até 5200mhz. O problema fica mais estranho quando eu desliguei o XMP/EXPO e subi apenas a frequência para 6000mhz, o PC ligou normalmente. Depois disso eu tentei ir configurando manualmente para ver onde estaria o problema, assim que coloquei as tensões para 1.4, 1.4, 1.4 e 1.8 o PC parou de ligar novamente. Atualmente estou usando o XMP com frequência em 5200mhz como falei.

2. Problemas diversos e estranhos

Configurei tudo que precisava, seguindo alguns tutoriais em canais de hardware. Ativei PBO, configurei as memórias, fiz um ultra leve overclock na IGPU e o PC continuou normal, ao menos até começar a jogar...

Instalei uns jogos da Steam e durante a jogatina comecei a perceber que tinham pixels coloridos piscando por toda a tela. Isso só acontece quando estou na tela do jogo, se eu dou um ALT+TAB, após um curto tempo os pixels param de aparecer.

Também percebi que meu mouse e teclado começam a falhar, como se estivessem perdendo a conexão com o dongle. Mais uma vez, o problema só aparece quando estou no jogo, se der ALT+TAB tudo para de acontecer.

Bom... Vamos ao que já fiz para tentar solucionar

- Instalei os drivers mais atualizados

- Atualizei BIOS

- Instalei todas as atualizações do Windows Update

Nada disso resolveu, e diria que os problemas estão piorando até. Hoje após alguns horinhas de jogo, a tela ficou toda preta e tive que reiniciar o PC, e aconteceu a mesma coisa depois de mais uns 30min de jogo.

Já abri um chamado na loja que comprei, além de também ter entrado em contato com a ASRock para entender se isso é um problema que pode estar relacionado a placa.

Suspeita pessoal

De todos os itens que troquei, o único que estava presente no setup anterior e que (de certa forma) poderia ter problemas é a fonte (EVGA 600W 80 Plus White 100-W1-0600-K), que já tinha seus 6 anos e passou por muuuita coisa...

A dúvida é, esses problemas poderiam estar relacionados a uma fonte ruim? Eu tive o mesmo problema da conexão com os periféricos no setup anterior, e a fonte continua aqui, isso poderia explicar o problema? O que vocês acham?

Postado

@Edson Junior2 computador não é receita de bolo o que serve pra um não serve pra outro 

reseta a BIOS e ativa somente XMP e começa jogar e ver se da falha..

o suporte nativo do seu  Ryzen é ate 5200mhz qualquer coisa acima disso é sorte..

você ter memórias 6000mhz não garante que consiga usar todo potencial 

seta as memórias em 5200 e acabou esquece overclock de igpu 

não existe essa de overclock ''leve'' cada chip é diferente o que é leve pra um é pesado para o outro 

overclock é alterar parametros de fabrica , você pode simplesmente perder a garantia por mandar esse suporte 

Postado
24 minutos atrás, Falatu disse:

@Edson Junior2 computador não é receita de bolo o que serve pra um não serve pra outro 

reseta a BIOS e ativa somente XMP e começa jogar e ver se da falha..

o suporte nativo do seu  Ryzen é ate 5200mhz qualquer coisa acima disso é sorte..

você ter memórias 6000mhz não garante que consiga usar todo potencial 

seta as memórias em 5200 e acabou esquece overclock de igpu 

não existe essa de overclock ''leve'' cada chip é diferente o que é leve pra um é pesado para o outro 

overclock é alterar parametros de fabrica , você pode simplesmente perder a garantia por mandar esse suporte 

Perfeito!!

Fiz exatemente o que você disse, reseteii as configs de fábrica e ativei apenas o XMP. Iniciei o mesmo jogo e os problemas continuaram, inclusive, após uns 20min de jogo a tela ficou toda preta mais uma vez. Reiniciei e voltei para dar o feedback

Postado

@Falatu Venho monitorando a temperatura utilizando o Hwmonitor. O processador não passa de 70º e a placa fica no máximo a 40º durante os jogos. Ao adentrar na BIOS, o processador fica entre 35º e 40º.

Em alguns testes de estresse realizado o processador chegou a 85º após alguns minutos de teste. Vi que essa é uma temperatura "normal" para esse processador, e onde moro é muito quente também, o que deve contribuir. Me adiantei e comprei um AG400 para tentar baixar essa temperatura.

Vou fazer os testes com apenas uma memória e desativando o XMP

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Junior__Silva disse:

A dúvida é, esses problemas poderiam estar relacionados a uma fonte ruim?

Sim, livre-se dessa EVGA W1 que é de péssima qualidade.

• GabrielLV alterou o título para Pixels piscando e periféricos falhando durante jogos com Ryzen 5 8600G
Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Sim, livre-se dessa EVGA W1 que é de péssima qualidade.

Fiz isso cara. Comprei uma fonte nova, aprovada pelo teclab e com várias proteções. Essa fonte já foi indicativo de problema no antigo setup, fiz a burrada de manter ela para economizar, não parece estar sendo uma boa ideia.

@Falatu  Fiz o teste que você comentou, vamos la...

Sem XMP o jogo rodou normalmente, sem aqueles pixels aparecendo na tela que havia falado mas com os travamentos de mouse e teclado. Em momento algum a tela ficou preta e precisei reiniciar o PC.

Voltei o XMP e logo de cara ao abrir o jogo o problema dos pixels voltaram, consequentemente o da tela preta também. Anexei um zip contendo um arquivo mp4 que mostra os pixels na tela. Aah, e andei reparando que os pixels aparecem não somente quando estou no jogo, é que la o ambiente é mais escuro então da pra ver melhor.

pixels.zip

Postado
1 hora atrás, Junior__Silva disse:

Essa fonte já foi indicativo de problema no antigo setup, fiz a burrada de manter ela para economizar, não parece estar sendo uma boa ideia.

Ela pode até já ter estragado alguma peça do seu setup.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!