Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC voltou a apresentar reinicializações inesperadas após um período de 7 dias de funcionamento aparentemente normal. No entanto, antes desse período de estabilidade, o PC já havia reiniciado aleatoriamente e, ao tentar inicializar novamente, o cooler do processador simplesmente não ligou, embora as fans do gabinete e o LED do SSD NVMe permanecessem ativos, impedindo o boot do sistema.

Naquela ocasião, consegui contornar o problema temporariamente seguindo esta sequência:

1. Desliguei a fonte de alimentação completamente.

2. Desconectei o cabo de alimentação da CPU (EPS12V, 8 pinos - 4+4) da placa-mãe.

3. Liguei a fonte e tentei ligar o PC. Para minha surpresa, o cooler do processador voltou a funcionar.

4. Desliguei a fonte novamente.

5. Reconectei firmemente o cabo de alimentação da CPU à placa-mãe.

6. Liguei a fonte e o PC, e o sistema inicializou normalmente.

Após realizar esse procedimento, meu PC funcionou de forma estável por exatos 7 dias, sem nenhuma reinicialização inesperada ou outros problemas aparentes. Infelizmente, hoje o mesmo problema ocorreu novamente: o PC reiniciou sozinho e, ao tentar ligar, o cooler da CPU permaneceu inativo. Repeti o mesmo procedimento de desconectar e reconectar o cabo de alimentação da CPU, e o sistema voltou a funcionar normalmente, pelo menos por enquanto.

Especificações do PC:

Sistema Operacional: Windows 11

Placa-mãe: Pichau Danuri B550M-PX

Processador: AMD Ryzen 5 3600

memória RAM: PUSKILL DDR4 3200 32GB (2x16GB)

Placa de Vídeo: ASRock AMD Radeon RX 7600 Challenger 8GB OC

Fonte:: Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Armazenamento: SSD KOOTION, 1TB, M.2 2280 PCIe NVMe, SSD SATA XrayDisk 512GB

Postado

@Deivid Gouveia 1: Quando a máquina estiver funcionado totalmente, baixe aplicativos como HwMonitor +CPU Z. inicie um stess de cpu no CPU Z e monitore as temperaturas, e a tensão da placa-mãe e também se a máquina não vai se desligar. 
image.png.a64c74d1dc4dd726aa1265f72e4c7bcc.png   

As tensões precisam estar mais ou menos assim.  12v, 5v(4,99) , 1v, 1.1v (essas duas são tensões do processador, geralmente) , 3.3v e 1.3v de DRAM(acredito que varie de DRAM para DRAM).

Verifique também a temperatura do processador ao fazer o stress , segue a foto do meu de exemplo:

image.png.f710bc690631bb8f4a65315f0738ea12.png

A temperatura sob estresse do seu processador Ryzen 5 3600 não deve exceder 95 graus, pois acima disso a máquina vai se desligar por segurança(O que pode estar acontecendo contigo)

se você não conseguir ligar a máquina, teste modularmente ou seja, parte a parte. Desconecte tudo que não for necessário para o computador ligar, incluindo placa de vídeo(Basta desconectar o cabo, de início não precisa remover) , o SSD e qualquer outra coisa que esteja atachada à placa-mãe. ela precisa ligar e entrar na BIOS. depois disso seria interessante você usar outra fonte se tiver como, pode ser ate uma bem ruim, desde que faça o teste para verificar que não é sua fonte. pode testar em outra placa-mãe sua fonte também.

Postado

@Trudys Já faz dois dias que ele não reinicia, e está funcionando normalmente. Mas é como eu falei no post, depois de fazer o procedimento de  desconectar e conectar novamente o cabo, ele volta a funcionar normalmente. Fiz isso, e durou 7 dias sem problemas, até voltar a reiniciar do nada, fiz novamente o procedimento, e está 2 dias sem reiniciar. As tensões 12+,5+ e 3,3v só aparece no HWiNFO64 mas não aparece no HWMonitor.unknown_2025_04.28-15_19.thumb.png.00e7254d1e72eaf4cdf69bd1cbd735f3.png

@Edvaldo J. Frederico Tenho ela já faz 6 meses

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...