Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola. comprei um receiver yamaha rx v479 com defeito, com a intensao de tentar consertar. sou iniciante em eletronica, tenho muito pouco conhecimento em audio / amplficador.

ainda não recebi o produto, o vendedor disse que esta com chiado na saida de audio.

se o problema for na parte de amplifcacao, eu penso que o mais provavel seja os transistores de potência.

lendo o manual de servico , vi que ele usa o par 2SC5198 / 2SA1941 na saida

gostaria de sugestoes

Visitante

Postado

@iPobre16 Nem sempre é nas saidas,causar chiados os mais comuns é os capacitores eletroliticos,mas o ideal é você ter um seguidor de sinais como uma caixa de pc daqueles computador mais antigos que se ligam direto na tomada porque tem aquelas caixas que tem usb essas não serve ou você pode também pode usar um rádio daqueles do Paraguai que tenha entrada auxiliar como um seguidor de sinais também.

Áudio é um pouco complicado o seu defeito pode ser na etapa amplificadora ou na pré amplificadora para saber onde está a falha se é no pré amplificador ou na etapa amplificadora é com seguidor de sinais.

Uma dica:

Como eu não achei o esquema desse aparelho,o pré amplificador desse yamaha se não me engano fica no painel no micro a etapa pré amplificadora é onde fica o potenciometro,micro etc,antes do sinal áudio chegar na etapa amplificadora,o sinal do rádio,do tape,cd e phono passa primeiro pelo pré amplificador.

Se puder colocar o esquema aqui para nós te auxiliar depois seria melhor.

Postado
15 horas atrás, iPobre16 disse:

se o problema for na parte de amplifcacao, eu penso que o mais provavel seja os transistores de potência

Isso não acontece. 

Chiado quando é transistor, é porque tem fuga. Os transistores de potência não ficam no meio termo, já queimam de vez. 

Quem pode apresentar fuga são os transistores do pré ou dos estágios anteriores do amplificador. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Luan Costha disse:

o ideal é você ter um seguidor de sinais como uma caixa de pc daqueles computador mais antigos que se ligam direto na tomada porque tem aquelas caixas que tem usb essas não serve ou você pode também pode usar um rádio daqueles do Paraguai que tenha entrada auxiliar como um seguidor de sinais também.

não vou ter. mas tenho um amp integrado lm3886 (ja montado, funcionado) ou fone de ouvido.

devo testar o sinal antes do pre amplificador, se tiver ok, testar entre o pre amp e o amplificador ? pelo que entendi, eu pego o sinal de audio e ligo na entrada do amp lm3886, certo?

pra testar os cap eletrolitico, apenas a capacitancia esta bom ou precisa medir esr tambem ? meu unico instrumento e um multimetro fluke 17b+

não da para anexar o datasheet. tamanho mair que 2mb

segue o link pra download https://elektrotanya.com/yamaha_htr-4068_rx-a550_rx-v479_sm.pdf/download.html

3 horas atrás, Renato.88 disse:
19 horas atrás, iPobre16 disse:

se o problema for na parte de amplifcacao, eu penso que o mais provavel seja os transistores de potência

Isso não acontece. 

Chiado quando é transistor, é porque tem fuga. Os transistores de potência não ficam no meio termo, já queimam de vez. 

Quem pode apresentar fuga são os transistores do pré ou dos estágios anteriores do amplificador. 

pensei isso porque uma vez queimei uma saida integrada e ficou chiando a saida. não lembrei dessa diferenca entre amp integrado e discreto

Visitante

Postado

@iPobre16 Nesse link aqui pra mim não está abaixando,tenta colocar no 4 shared e passa o link.

Se esse seu amp integrado tiver entrada auxiliar serve,esr também é importante já peguei muitos Vídeo games amplificadores,tvs com problemas de esr,a capacitancia estava ok.

Nesse caso você vai ter que trocar capacitores direto pra tirar a dúvida anos e anos atrás,era só multimetro os técnicos bem das antigas quando batia a dúvida sobre o capacitor trocava para saber se era ele.

Você tem que ver por onde áudio entra e sai,alguns aparelhos de som digitais o áudio do pré antes de chegar á etapa amplificadora,passa por varios cis ou alguns vai direto pra etapa amplificadora o teste é mais ou menos assim.

Claro que isso aqui é de tv mas o teste em aparelhos de som é o mesmo esquema,tem que ver por onde o áudio entra e sai.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Reparo receiver / Saida com chiado - yamaha rx v479
  • 4 semanas depois...
Postado

recebi hoje o receiver.

infelizmente o defeito esta na parte digital. a parte analogica funciona (entrada aux e radio) usando modo direct que desabilita todo processamento digital.

obrigado pela ajuda dos colegas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!