Ir ao conteúdo

Placa-mãe Biostar B450MX-S suporta upgrade para Ryzen 7 5800X?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado
7 horas atrás, SenhorLauLau disse:

Estou com essa placa-mãe, e quero fazer um upgrade no meu Pc, irei colocar mais memória RAM e um Ryzen 7 5800x, gostaria de saber se pode ocorrer algum problema.

Não! Exceto por acasos do destino.

Terá que ver a necessidade de atualização do BIOS antes da instalação do novo processador.

Se a placa for uma BioStar, é informado no site que esse processador é suportado a partir do BIOS B45JS127.BSS

Postado

É que fiquei preocupado de acontecer algum tipo de "throttling" que eu não sei muito como funciona isso, e fiquei preocupado de tacar dinheiro fora por conta disso. A BIOS eu vou atualizar assim que possível.

Postado
5 minutos atrás, SenhorLauLau disse:

É que fiquei preocupado de acontecer algum tipo de "throttling" que eu não sei muito como funciona isso, e fiquei preocupado de tacar dinheiro fora por conta disso. A BIOS eu vou atualizar assim que possível.

Qual o Air Cooler atual ? 

• guilherme_dr alterou o título para Placa-mãe Biostar B450MX-S suporta upgrade para Ryzen 7 5800X?
  • Solução
Postado

As placas-mãe da Biostar são "famosas" em causar "power throttling" - cortar o clock do CPU momentaneamente porque o VRM superaqueceu, no caso delas passou dos ~85 graus.

Neste review do TheOverclokingPage da Biostar B550MH, um Ryzen 3600, que consome menos que o 5800X; sofreu "power throttling"  - não confunda com "thermal throttling", que é quando a temperatura do CPU passa dos limites.

b550mh-vrm-temperatura.png?ssl=1

A notar, o  "power throttling" ocorreu com o Ryzen 3600 usando water cooler, mas não ocorreu quando usando o cooler "box" AMD Wraith Prism isso porque este cooler é "downdraft" (fluxo descendente) o que ajuda a resfriar os componentes do VRM, com WC não tem isso, os fans sopram é sobre o radiador e em geral para fora do gabinete. 

Mora da estória: instale o CPU e observe a temperatura do VRM, caso necessário trate de melhorar a circulação de ar no gabinete, talvez colocando um fan soprando direto sobre o VRM.

Qual o motivo de usar especificamente o 5800X, CPU "famoso" pelo alto consumo e altas temperaturas de operação?

Postado
3 horas atrás, SenhorLauLau disse:

É um "Thermalright Burst Assassin 120 EVO DARK" 

@1lokos  considerando que, conforme citou, o Ryzen 5800X tem fama de temperaturas elevadas e somando com o problema da BioStar., somente esse Air Cooler seria suficiente se o gabinete ajudar ? Ou seria melhor um Water Cooler ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...