Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Srs!

Atualmente moro em um apto e, ao longo do último ano, entrei na vibe da automacao residencial. Primeiro, foram as luzes Philips Hue aqui e acolá, depois múltiplos sensores e dispositivos IOT Tuya, todos WIFI.

Controlo tudo usando Home Assistant e hoje são cerca de 80 devices.

Os dispositivos Tuya WIFI funcionam hoje de forma estável, mas até funcionar, precisei investir muito tempo.

Eles são especialmente sensíveis à config da rede wifi, funcionam em rede wifi 2.4 GHz a/b/g e a coisa só ficou estável depois que criei uma rede exclusiva para eles usando antigos APs TP-Link Archer C7 todos rodando DD-WRT.

Em breve, mudarei-me para uma casa e estou no momento planejando a infra de comunicação de lá.

Quero simplificar as coisas e ter uma infra de wifi + switches apenas.

A minha ideia atual é usar switches TP-Link Omada e APs EAP772 (WIFI7).

Em resumo, um switch principal TL-SG3210XHP-M2 (8 portas POE 2500BASET) para conectar 5 APs EAP772 e um switch secundário 24 portas 1000BASET (TL-SG3428X), os dois conectados via uplink 10Gbps.

Como essa é uma infra gerenciável com total suporte a VLAN e trunking, terei a capacidade de criar redes wifi segregadas no L2 e gerenciadas por um appliance pfsense - 1 rede visitante (guest) mesh 2.4/5/6 GHz com captive portal, 1 rede mesh "LAN" 2.4/5/6 para dispositivos de alta banda e 1 rede 2.4 a/b/g apenas para os dispositivos IOT.

• Objetivo: ter apenas uma infraestrutura de hardware WIFI que atenda tanto à necessidade de dispositivos de alta banda (celulares, notebooks, etc), atenda aos 80+ dispositivos IOT, possua uma rede guest e não caia se faltar energia (tudo conectado em um UPS).

Perguntas:

1. Alguém aqui usa dispositivos padrão Tuya WIFI com APs TP-Link Omada, ou melhor, com Algum da família EAPXXX (6xx, 7xx)?
  2. Como é a estabilidade da conexão?
  3. Alguma recomendação?

Desde já, obrigado!

Postado

Não sei se ajuda, mas uso SmartLife + Sonoff, não muitos dispositivos, já troquei algumas vezes de roteador e sempre tive problemas. Os únicos que funcionaram bem foram da linha Deco e recentemente troquei meu M4 por um X50. Funciona muito bem.  Não tenho rede exclusiva para os dispositivos IoT, mas desativo Auto frequência do roteador pra mandar só 2,4G pra eles (n sei se é placebo).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...