Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente!

Eu estou passando uma dificuldade imensa pra saber qual o melhor upgrade que eu posso fazer no meu computador kkkkkkkkkkk

Comprei a 5 anos esse computador e queria algumas dicas de upgrades.  

Pensei em trocar o processador por um Ryzen 5 4600G ou 5600G, mas não sei se essa placa-mãe vai aguentar, e não sei se a fonte tambem aguenta.

Tambem não sei se a troca do processador seria melhor do que uma placa de Vídeo RX 580 8GB,

Ou se eu colocar 32GB de memória RAM ja me ajudaria a jogar alguns jogos da melhor forma. (nota-se que eu não sei de nada kkkkkkkk)

Poderia me ajudar a escolher qual o melhor upgrade?

Agradecido desde ja!

bfdfe208-37cd-4f09-b560-69fad89d24f9.jpeg.ccb7d5234d65dba71840a8a6af40ddbf.jpeg

Postado
17 minutos atrás, Leumezin disse:

Tambem não sei se a troca do processador seria melhor do que uma placa de Vídeo RX 580 8GB

não seria melhor em termos de desempenho gráfico, mas uma RX580 não vale muito a pena hoje.

17 minutos atrás, Leumezin disse:

Pensei em trocar o processador por um Ryzen 5 4600G ou 5600G, mas não sei se essa placa-mãe vai aguentar,

ela e uma A320 com features de B350, sinceramente ela e inferior a varias A320, esses processadores que citou ela segura, eu não iria além de um 2600 - 3600, mas a placa-mãe tem VRM suficiente para um 2600, 3600 tem para um 5600, 5600G, todos tem o mesmo TDP - 65 watts e as versões atuais da mesma linha tem o consumo aperfeiçoado devido ao aprimoramento dos métodos construtivos.

de Memórias pode deixar assim, se colocar um Ryzen 5 5600 e uma B450 ou B550, também poderia pegar um SSD NVMe pra aproveitar a placa nova,

Postado

@FoxBlack O foco seria para jogos, e estudos. porém são jogos um pouco pesados, como COD WARZONE, EMULADOR PARA FREE FIRE, PUGB STEAM, dentre outros

@Mascote01 então, minha placa-mãe aguentaria uma 5600g tranquilamente, sem dar gargalo? porque se for o caso, eu só trocaria o processador e deixaria a placa-mãe e a placa de Vídeo para upgrades futuros.

E voce acha que essa placa-mãe aguentaria 2 pentes de 16gb?

Postado

@Mascote01 baseado no que o amigo disse, acho que você exagerou na informação técnica, ele não vai entender.

@FoxBlack se não me engano essa sua fonte foi aprovada no teclab apesar de ter pouca informação positiva.

quanto você está disposto a investir?

e você não vai conseguir jogar jogos pesados com gráfico integrado.

Postado

@Leumezin 

Bom, a depender do jogo que você quer jogar, se for um upgrade de desempenho, uma placa de vídeo dedicada vai ser a melhor escolha.

Trocar o Ryzen 3 3200g por um 5 5600G, vai ser trocar 8 por 10, pois a diferença da VEGA 8 para a VEGA 7, é bem pequena, fora que a VEGA 8 é melhor... Ainda mais com memórias mais rápidas e de frequência maior ( que para o seu caso não vale a pena ).

31 minutos atrás, Leumezin disse:

Ou se eu colocar 32GB de memória RAM ja me ajudaria a jogar alguns jogos da melhor forma. (nota-se que eu não sei de nada kkkkkkkk)

2x8GB totalizando 16GB em dual channel, sim, pode ter uma diferença no seu FPS, a depender da frequência "MHz" da memória, como por exemplo a sua é de 3000Mhz, comprar outra de 3000Mhz, por mais que 3200Mhz seja melhor, mas não há tanta diferença assim.

Tambem não sei se a troca do processador seria melhor do que uma placa de Vídeo RX 580 8GB,

A RX580 8GB a depender do modelo, é muito problemática, é uma placa mais ou menos como uma roleta russa, mas uma roleta russa que é quase certo que você vai levar uma bala de primeira.

Poderia me ajudar a escolher qual o melhor upgrade?

Eu faria o seguinte:

Investiria numa placa de vídeo usada ( a depender do seu orçamento ), como uma GTX 1650Super 4GB ou uma GTX 1660 6GB.

Se tiver orçamento, trocaria a fonte para uma de maior qualidade.

Se for mexer em placa-mãe, seria interessante trocar processador, se for mexer em processador, provavelmente vai ter que trocar placa-mãe, então deixamos assim e investimos em algo que realmente vai ter uma diferença considerável.

Se você tiver problemas de temperatura, é provável que o seu gabinete seja o grande causador disso, visto que sua frontal é fechada e não aberta, para uma possível passagem de ar. Fora que ali não consta uma fan junto a ele, então julgo que você não tem uma na parte traseira, certo?

Outro upgrade seria uma unidade de armazenamento nova, visto que você só tem 128GB, isso da para o sistema e jogos bem leves mesmo, não da para colocar nada pesado.

A depender disso tudo, quanto você teria para um upgrade? Não precisa fazer tudo, mas algumas partes podemos aderir, as que realmente importam mais.

Edit1: Enviei o tópico após todos enviarem os seus, não tinha visto o comentário dos outros colegas.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Middoken Eu ja fiz alguns upgrades, comprei 3 fans que coloquei no gabinete, e comprei 1 HD 1TB e 1 SSD 480GB.

Mas eu acho que vou dar upgrade na placa de Vídeo mesmo, comprar uma dedicada.

Eu sempre fico na duvida, pois ja vi muita gente dizer que placa de Vídeo é melhor para processadores que não tem Vídeo integrado e tal.

@Middoken Mas cara, por exemplo. Teria algum limitador para eu escolher uma placa de Vídeo para minha maquina?
Tipo, se eu escolhesse essa, ela ficaria de boa no meu pc, sem nenhum problema? Daria Vídeo e eu conseguiria jogar? Ou alguma outra peça do computador precisaria ser alterada, dependendo da placa de Vídeo que eu escolher?
image.png.4fe360ce8eb4ce3c33ea0241acf2ef94.png

• DiF alterou o título para Recomendação de peças para upgrade do PC para jogos Orçamento de R$1000
Postado

@Leumezin

35 minutos atrás, Leumezin disse:

Eu sempre fico na duvida, pois ja vi muita gente dizer que placa de Vídeo é melhor para processadores que não tem Vídeo integrado e tal.

O que acontece, é que processador com vídeo integrado, normalmente tem menos L3 Cache, coisa que conta bastante em games específicos, alguns uma diferença grande, outros uma diferença menor. Processadores com vídeo integrado, normalmente são um pouco mais """capados"""" por conta do espaço necessário para tudo, que inclusive, sem o chip gráfico, pode até melhorar a temperatura.

35 minutos atrás, Leumezin disse:

@Middoken Mas cara, por exemplo. Teria algum limitador para eu escolher uma placa de Vídeo para minha maquina?

Não teria bem um limitador se for levado ao caso do que pode ser posto na sua configuração, você pode colocar qualquer placa de vídeo desde que sua placa-mãe e sua fonte sejam apropriadas para tal.

Porém, não é bem assim, seu processador provavelmente não vai dar conta de acompanhar uma placa de vídeo muito potente a depender a resolução que estiver jogando, pois, quanto maior a resolução, maior o peso colocado na sua placa de vídeo, o que causa um consumo menor do seu processador e tira o peso em cima dele, a balança começa a equilibrar um pouco. Existem recursos como Above 4G e resizable bar que colaboram com essa comunicação entre processador e placa de vídeo, ajudando o processador a ter acesso a memória da placa de vídeo, assim, reduzindo esse peso. Mas claro, não faz milagre em casos extremos, como por exemplo colocar uma RTX 4090 no seu processador e jogar em fullHD tudo no mínimo. O processador vai ficar em 100% e placa de vídeo nem passando dos 10%, gerando diversos travamentos e FPS baixo.

A RTX 3050 6GB é um fracasso ainda maior do que o modelo de 8GB, sendo equivalente a uma placa de vídeo de geração anterior, que o caso da GTX 1660 6GB, as duas placas se comparam em desempenho.

Uma GTX 1660Super 6GB ( que é melhor que a GTX 1660 6GB normal ), se encontra na casa dos 800-950 reais usada, diferente dessa RTX 3050 6GB que é uma lástima e custa R$1400.

Infelizmente COD Warzone é muito pesado, e você provavelmente vai jogar com tudo no mínimo ( até eu jogo com tudo no mínimo, mas isso por que é o recomendável mesmo ), então significa que se tiver uma placa de vídeo muito discrepante do seu processador, pode acontecer problemas de stuttering ou levando ele a 100%. Mas isso estamos falando de uma RX 7600 8GB ou algo superior, se for investir numa GTX 1650Super 4GB ou numa GTX 1660Super 6GB, não acho que esse tipo de problema venha a acontecer. Seu desempenho não vai ser maravilhoso, mas também não tende a ser frustrante. Uso o COD Warzone como base, pois é o mais pesado que você citou ( tirando emulador ).

Edit2: Ok, para falar a verdade, pode ser que você tenha alguns problemas colocando tudo no mínimo. O processador chega a 100% com uma GTX 1660Super '-'

• Curtir 1
Postado

@Middoken Nesse caso então a 1660 vai ajudar muito em desempenho geral, mas no caso do COD por ser um jogo muito pesado, ela não vai suprir muito.

Pois eu jogo com o Ryzen 3 3200g e ja pega 41 fps e não da nenhum tipo de travamento nem nada, só demora umas 2 partidas para renderizar o mapa todo. 

Mas por exemplo. CS2, FORTNITE, GTAV eu consigo jogar melhor do que eu jogo atualmente, correto?

Eu vi tambem esse processador abaixo
image.png.e98a5b74a3da121463732b79e54e46ba.png
Sera que minha placa-mãe suporta esse processador?

@Middoken E queria saber a respeito de outras placas de Vídeo

image.png.6853b0e9f2c64fa3be3b18c4c6c576dc.png
Vi essa placa de Vídeo, esta com um valor dentro do meu orçamento e queria saber se ela seria compatível com meu setup, e se teria algum limitador, como o processador por exemplo, ou fonte?

Postado

Cs2, gtav e fortnitr rodo em uma GTX 950 com um xeon 1270 v3 super de boa

Eu recomendaria procurar um rx 6600 e usar o dual channel adicionando mais um pente de memória, a amd é uma placa que está rodando até doom dark ages lançado esses dias, fica em desempenho entre a 3060 e 4060, deve ter o dobro de fps da 3050) mais para frente pega um r5 3600 que é suportado pela tua placa-mãe e equivale em processador a r5 5500 e ao r5 5600g/gt, pode encontrar no mercado livre na faixa de uns 300/400 reais, mas foca agora placa de Vídeo

• Curtir 1
Postado

Sobre a fonte:

O review do Teclab é do modelo 'DA500', o modelo do OP é o 'DA500N' que seria o upgrade dela, especulativamente Tier C, aparenta ser DC-DC, nada muito extra, não vejo motivo de troca imediata

Placa-mãe:

Creio que se manter nos que tem TDP de 65w não haverá problema, ou seja, seria na teoria um 5600G/GT para gráfico integrado ou talvez um 5500/5600 com GPU dedicada, porém...

Esse é o histórico de BIOS disponível no site (aba de suporte de CPU está vazia), última atualização mencionada foi para Ryzen 3xxx, não achei mais nenhuma info sobre BIOS nova, eu não arriscaria. 3600 parece ser uma boa.

image.png.02e028e255512e0491ca8557845e7b81.png

Postado

@Leumezin espera e junta mais um pouco...

rx 580 só vale a pena se você achar por uns 450 500 reais de marca boa gigabyte xfx ASUS etc

fuja de porcaria chinesa

com 1000 pila da pra catar um r5 2600 3600 + rx 580 

semana passada tinha uma rx 570 gigabyte por 350 na olx..

mas esse definitivamente não é o melhor caminho.. é torrar dinheiro com peça velha que logo vai ter de ser trocada novamente..

Postado

A respeito de trocar novamente por ser peça velha, não tem muito perigo não.

Existem processadores com mais de 8 anos de uso funcionando melhor do que processador novo que se compra hoje em dia kkkkk. E isso eu digo das placas de vídeo também, basta fazer uma troca de pasta térmica ou thermal pads ( dependendo de como estiver ) e pronto, a placa está com uma temperatura favorável novamente ( eu sei que existem outras coisas a se analisar ). Existem casos e casos, por isso é importante ter um pouco de conhecimento na hora de comprar algo usado e exigir todos os testes possíveis.

Como os colegas citaram... Se ele comprar um Ryzen 5 3600 que tem o desempenho de um 5 5500 e uma GPU como RX 570 ( de marca boa ) ou uma GTX 1660 6GB, já vai rodar INÚMERAS coisas sem se preocupar, gastando metade do que gastaria e com produtos que ainda tem uma longevidade alta se souber fazer preventivas.

Eu sei que o objetivo não é somente o COD, mas placas da AMD tendem a ter um desempenho melhor com games do tipo DX12, então optar por uma RX 6600 / RX 7600 também é uma realidade interessante no futuro, mas isso estamos falando sobre placas novas, tal qual o orçamento no momento não pode cobrir.

18 horas atrás, Leumezin disse:

@Middoken Nesse caso então a 1660 vai ajudar muito em desempenho geral, mas no caso do COD por ser um jogo muito pesado, ela não vai suprir muito.

Não é que ela não vai suprir, ela vai, mas você vai ter que equilibrar algumas coisas e jogar um pouco do peso na placa de vídeo, por exemplo... Tirar a qualidade dos gráficos de muito baixo e colocar baixo/médio, em pelo menos umas 3 ou 4 configurações, isso já deve tirar um pouco o peso do processador e normalizar em algo acima dos 70FPS.

Quando eu jogava com o meu i5-9400f + GTX 1650Super 4GB, na época do mapa " Al Mazrah " ou " Urziquistão ", eu conseguia manter uma taxa acima dos 70FPS, depois de algumas configs no painel da Nvidia.

Em questão de Rebirth Island, lá é fácil de fazer rodar, o problema são mapas maiores como Verdansk por exemplo, mas nada que uma equilibrada e algumas configurações não resolva.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...