Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria fazer um upgrade no pc, trocando a placa-mãe e processador e queria sugestoes de qual processador e placa-mãe pegar.
Config atual:
A320M ASRock
Ryzen 5 2400g

Rx 580 8gb
16gb ram

600w
SSD 500gb
HD 1tb
obs: tenho 1300-1600 para fazer esses upgrades.

• gustavodbg alterou o título para Upgrades para o PC com R$ 1.600: Ryzen 5 2400G, 16GB RAM, RX 580
  • Moderador
Postado

Opa, poderia detalhar melhor as peças? No caso, qual o modelo de placa-mãe e de fonte

E qual seria o uso? Só jogar?

Dito isso, a placa-mãe está com algum problema para ser trocada? 

Creio que nessa faixa de upgrade daria pra pegar um Ryzen 5600, sem precisar mudar de placa

Postado

@Zalgo modelo da placa-mãe e uma ASRock a320m-HD e a fonte e uma c3tech ps-g500b de 500w*. Meu uso e mais voltado para jogos e um pouco de estudos.
A placa-mãe não tem problema nenhum, mas vi q não era compatível com uns Ryzen mais fortes q eu queria pegar, ai tava querendo trocar ela

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, Athzx7 disse:

A placa-mãe não tem problema nenhum, mas vi q não era compatível com uns Ryzen mais fortes q eu queria pegar, ai tava querendo trocar ela

Depende, qual Ryzen mais forte seria?

Um 5600 já seria um upgrade bem decente pro seu setup, o que eu acho que não combina seria do 5700X3D pra cima devido ao VRM

9 minutos atrás, Athzx7 disse:

Meu uso e mais voltado para jogos e um pouco de estudos.

Qual jogo? Dependendo, você teria mais FPS trocando de GPU, por exemplo uma RX 6600, mas ela está com preço difícil de recomendar, muito próxima da RX 7600, que tem mais desempenho que ela

Na live da Terabyte dia 8, tinha um modelo da ASRock por R$1300, valor bom dado a situação dos preços de hardware

Se for mudar de GPU, pense também no mercado de usados, até uns R$1000, placas com performance similar a RX 6600 seria bom negócio, como uma RTX 2060 Super, lembrando sempre de pegar de marcas conhecidas

8 minutos atrás, Athzx7 disse:

c3tech ps-g500b de 500w

Eu veria de trocar a fonte, pegar um modelo de maior qualidade, especialmente se for trocar de placa de vídeo

Postado

Eu trocaria primeiro a placa de vídeo, depois vendendo a rx580 procuraria uma forma de mudar para plataforma am5

Se fosse só mudar de processador acho que valeria a pena, tua placa aceita aceita processador de até 65w, r5 3600, 5500, 5600, etc, mudando processador tua placa de vídeo ainda vai ser gargalo, não melhorando muita performance

Postado
19 horas atrás, Zalgo disse:

Depende, qual Ryzen mais forte seria?

Um 5600 já seria um upgrade bem decente pro seu setup, o que eu acho que não combina seria do 5700X3D pra cima devido ao VRM

Qual jogo? Dependendo, você teria mais FPS trocando de GPU, por exemplo uma RX 6600, mas ela está com preço difícil de recomendar, muito próxima da RX 7600, que tem mais desempenho que ela

Na live da Terabyte dia 8, tinha um modelo da ASRock por R$1300, valor bom dado a situação dos preços de hardware

Se for mudar de GPU, pense também no mercado de usados, até uns R$1000, placas com performance similar a RX 6600 seria bom negócio, como uma RTX 2060 Super, lembrando sempre de pegar de marcas conhecidas

Eu veria de trocar a fonte, pegar um modelo de maior qualidade, especialmente se for trocar de placa de vídeo

Eu estava pensando no  5600x ou GT, mas não sei se seria compatível com a minha placa-mãe.

os jogos seriam: Arma 3, Arma reforger, Assetto corsa, etc. Eu não queria trocar a gpu por agora pois ela esta nova e comprei recentemente.

Provavelmente vou trocar a fonte também, mas não sei ainda se vou.

10 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

Eu trocaria primeiro a placa de vídeo, depois vendendo a rx580 procuraria uma forma de mudar para plataforma am5

Se fosse só mudar de processador acho que valeria a pena, tua placa aceita aceita processador de até 65w, r5 3600, 5500, 5600, etc, mudando processador tua placa de vídeo ainda vai ser gargalo, não melhorando muita performance

A gpu esta nova, comprei recentemente e não queria trocar por agora, mas num futuro proximo eu vou.
Vi no site da ASRock sobre os processadores compativeis com a minha placa-mãe e estava aparecendo so ate o 3600, por isso a ideia de trocar de placa-mãe.

• Moderador
  • Solução
Postado

Já que não vai trocar agora de GPU:

Vá de 5600 mesmo, é mais barato e melhor que o 5600GT, e o 5600x não oferece tanta desempenho a mais para justificar o valor

Se quiser economizar, busque talvez um 3600, mas não vá pagar muito caro

Aproveite e troque a fonte, em estoque agora tem a Gamdias Cyclops M1-550B, de alternativa sem estoque: Galax Omega 500w ou Rise Mode Zeus 550w tais fontes aguentam upgrade para GPUs de entrada como RX 7600 e RTX 4060 tranquilamente

22 minutos atrás, Athzx7 disse:

Vi no site da ASRock sobre os processadores compativeis com a minha placa-mãe e estava aparecendo so ate o 3600, por isso a ideia de trocar de placa-mãe.

De acordo com esse tópico CPUs série 5000 de 65w (Ryzen 5600) são compatíveis:

Capturadetela2023-12-14232916.thumb.png.5a1603d8525aeecb5380656e522df983.png.b8818e58543f6d681293837c7fb11718.png

Só precisa atualizar a BIOS. Se atente que no caso dessa placa há algumas instruções em amarelo no site, tristemente não é só pegar a mais recente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...