Ir ao conteúdo

Ryzen 5 4500 com uma A320M-HD da ASRock

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Então eu comprei um Ryzen 5 4500 na promoção na emoção do momento, tenho uma placa-mãe A320M-HD da ASRock eu vi que suporta o AM4 tenho um Ryzen 3 3200g atualmente com uma GTX 1650, mas fiquei na duvida se o Ryzen 5 4500 seria compatível, vi que no site da fabricante da placa-mãe, o processador não é "citado" mas aparece em uma "nota" escrito ( AMD R3 4100/R5 4500/R5 5500 have no iGPU. Please install a graphics card.) ai eu fiquei muito intrigado com essa situação, sei que a placa-mãe é de entrada, e não pretendia gastar comprando outra pois não tenho no momento.

image.png.d77039314f2531ea96f800e1cd91ef1a.png

Postado

Baixe o programa CPUZ, vá na aba "mainboard" e tire uma print, para vermos a versão em que está sua BIOS.
A Placa suporta sim o processador que comprou, com tanto que esteja com a BIOS atualizada.
A questão é que para atualizar a BIOS nessa placa precisa fazer um caminho específico. 

Postado

A imagem abaixo é da lista de download de BIOS para sua placa-mãe.
image.thumb.png.683cf89c1c8afac54b8830a62e388d41.png

Para utilizar o processador que comprou você precisa simplesmente atualizar a BIOS para a versão 7.30.
Veja a descrição da BIOS 7.30, as letras em branco onde circulei. Ali diz que essa BIOS dá suporte para Renoir, Vermeer e Cezanne, que são nomes de famílias de processadores Ryzen.
O Ryzen 5 4500 pertence à Renoir.

Agora veja as letras em amarelo que marquei. Ali diz que antes de atualizar para a BIOS 7.30 é necessário primeiro atualizar para a BIOS 7.00.

Aqui tem a lista de downloads de BIOS da sua placa-mãe LINK

Você simplesmente deve atualizar primeiro para a 7.00 e depois para a 7.30. Só isso.

Use um pendrive de procedência formatado em FAT32 para fazer o serviço, e sempre use nos USB traseiros.
Algumas pessoas já colocam as 2 BIOS dentro do Pendrive e atualizam uma de cada vez. 
Sabe atualizar? 

Postado

@Crixus Champion não sei atualizar a BIOS mas dei uma olhada no site da fabricante e vi que tem um "guia", fiquei meio aterrorisado com alguns videos do YT falando sobre como atualizar e quais tipos de pendrive utilizar, tenho um pendrive da SanDisk de 32GB modelo que supostamente é 3.0 vou deixa uma "imagem" do pendrive, gostaria de saber se tem problema eu atualizar a BIOS antes de instalar o novo processador pois ele não chegou ainda , atualmente tenho um Ryzen 3 3200G, em questão ao bridge eu não sei se minha placa suporta ou não pra atualizar...

image.png.d7b3cfbd6b5ebf0eadbe4df69942bb8c.png

• Solução
Postado
55 minutos atrás, Eai Fischer disse:

gostaria de saber se tem problema eu atualizar a BIOS antes de instalar o novo processador pois ele não chegou ainda

Não pode de maneira alguma acabar a energia durante a atualização de BIOS, caso contrário a placa-mãe ficará inutilizável.
Não tem nenhum problema atualizar agora, pois a BIOS 7.30 continuará dando suporte ao 3200G.
Lembrando: primeiro 7.00 e depois 7.30.
Se o pendrive for original e estiver funcionando, não tem erro.

Coloque o pendrive em algum USB traseiro. Assim que ele for reconhecido pelo sistema vá até Meu Computador, lá você deve ver o ícone correspondente ao pendrive.
Clique com o botão direito no ícone do pendrive e escolha a opção formatar. Dentro das opções de formatação, deixe marcado "formatação rápida", e na opção "sistema de arquivos" deixe em FAT32. Clique em iniciar. Pronto, assim que concluir aparecerá uma mensagem de OK, só clicar.

Essa foi só a preparação do pendrive.
Falta agora baixar as BIOS no site da ASRock e colocar dentro dele. Algumas pessoas colocam as BIOS 7.00 e 7.30 de uma vez. Como não tem experiência, faça uma de cada vez.
Baixe a 7.00 e extraia. Dentro do Pendrive colocará apenas o arquivo já extraído.

Tudo pronto, pendrive plugado no slot traseiro com a BIOS dentro.
Reinicie o PC e fique apertando F2 para acessar o menu da BIOS.
Dentro da BIOS, navegue até a guia Tools, que se encontra na parte superior da tela. Se tiver traduzida terá o nome de Ferramentas.
Dentro da guia Tools clique na opção Instant Flash. Nesse momento aparecerá um quadro no meio da tela, que é o pendrive aberto. Você verá o arquivo da BIOS que quer atualizar e a opção Update.
Clique em Update. Aparecerá agora uma pergunta, perguntando se quer atualizar. Escolha sim.

A atualização começará. Não mexa em nada, não desligue e torça para não acabar a energia.
Quando tiver terminado aparecerá uma mensagem de que foi instalada com sucesso, e com a opção "OK" para clicar.
Clique em OK para reiniciar já com a nova BIOS.

E terá que repetir todo processo para colocar a 7.30. Não esqueça de tirar a 7.00 que acabou de utilizar de dentro pendrive. Não se esqueça também de colocar no pendrive a 7.30 já extraída.

O tutorial da ASRock tem no site se quiser ver, só acho que deviam ter detalhado mais LINK
Depois de fazer a etapa de preparar o pendrive e colocar a BIOS já extraída dentro, pode seguir pela ASRock se preferir.
No youtube tem muitos vídeo a respeito.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Eai Fischer disse:

@Crixus Champion Muito obrigadoooooooooo mesmo cara, fiz todo o processo a principio ta atualizada kkkkk agora só esperar o novo processador chegar e colocar ele pra testar se vai "fumegar"

image.png.fd0068ec07ccafa6639720bff65c4866.png

Parabéns pela atualização bem sucedida, fico muito feliz que tenha dado certo. 
Agora você pode instalar sem problema algum qualquer Ryzen da série 4000 ou 5000.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!