Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma placa-mãe b450m gaming, da gigabyte.

Eu comprei 6 fans da aigo ar12 pro. Tenho a controladora das fans e tudo.

Mas eles vão funcionar na placa? Não me importo no sentido de iluminação, contanto que elas girem e façam o trabalho delas tudo bem .

• Moderador
Postado

Sim, o que dá energia pra controladora (que passa pras fans) é um cabo que conecta na fonte via SATA

O que você conecta na placa-mãe (SYS_FAN/CHA_FAN) é o cabo PWM que sai da controladora, para poder controlar a velocidade do conjunto de fans

Só para garantir, qual foi a controladora que comprou?

• Moderador
Postado

Tranquilo então!

Diagrama para referência que creio que seja do seu modelo, peguei do AliExpress:

image.png.901d01da3c3be8737462552620713a82.png

A esquerda, conexão para mudar LED via botão reset no gabinete e conexões para placa-mãe, que no caso você só usaria a PWM já que não tem a ARGB

Na direita o cabo SATA da fonte para alimentação

Nesse link que peguei, ele avisa que a porta PWM/FG aparentemente precisa ser plugado primeiro para evitar erro de sinal

image.png.7ee5d9333cf65e2be8a1238f7bddc89f.png

Postado

@Zalgo entendo, muito obrigado!

Só pra garantir, elas ainda vão iluminar? Mesmo que não seja argb, posso ter dito que não me importava com a iluminação. Mas a ventoinhas foram caras e eu quero fazer o dinheiro valer a pena hahahaha

• Moderador
Postado

Vão iluminar sim, só precisa conectar elas nas portas ARGB da controladora, que daí você muda o LED pelo botão reset do gabinete, de acordo com o diagrama que mandei

• Obrigado 1
Postado

Para o LED do fan acender não depende conexão com a placa-mãe, basta a conexão do cabo de alimentação da controladora na fonte.

E o "fufru"? Como a B450 em questão só tem o obsoleto conector RGB 12V e os LED' dos fans são 5V,  não fará sincronização da controladora com a placa-mãe, usara o controle remoto e/ou o botão LED/Reset do gabinete (usar este botão  é opcional), para alternar cores e efeitos de "pisca-pisca" programados na memória da controladora, obviamente tendo menos opção do que quando faz controle por software, mas funciona do mesmo jeito.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!