Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, beleza?

Estou passando por um dilema. Estou querendo voltar a jogar alguns jogos, principalmente The Last of Us 1 e 2, depois de muito tempo sem jogar. Tenho um PC aqui com as seguintes configs:

CPU Pentium G4560

placa-mãe Gigabyte GA-H270M-Gaming 3

GPU Nvidia 750 Ti

Memória de 16 GB DDR4

SSD Sata Kingston A400

Fonte Cooler Master Masterwatt 450W semi-modular

Antes de mais nada pretendo investir o mínimo possível considerando os preços altos de hardware atualmente.

Então, como minha placa-mãe só permite processadores Intel de 6ª e 7ª geração pensei em comprar um i7 6700 usado na OLX que encontrei na faixa de 330 a 350 reais e comprar uma GPU que case bem com ele, mas que permita futuros upgrades do kit (placa-mãe, processador, memória e talvez eventualmente a fonte) sem necessitar trocar a GPU. Após algumas pesquisas, as mais recomendadas para este processador foram (em ordem de valor): GTX 1660 super/Ti (usada na faixa dos 850 a 900 reais), RX 6600 (usada e até nova por 1300 reais), RTX 2060  (usada na faixa dos 1300 reais) ou 2070 (usada acima de 1400). Também vi alguns casos usando a GTX 1070 que inclusive é mais potente que a 1660 super, porém mais antiga e consequentemente com menos tecnologia

Como não sei ao certo se esse upgrade de processador realmente vale a pena e se me atenderia por um tempo considerável, a outra opção, gastando mais logo de início porém não correndo o risco de ter que logo trocar alguma peça, seria trocar logo o kit todo (placa-mãe, processador, memória) + GPU. Com a possibilidade de vender o meu kit atual (G4560, GA-H270M-Gaming 3 e os 16GB de memória) o que daria uma ajuda na compra das peças (basta saber se alguém ainda compraria). Acontece que estou meio por fora dos kits custo-benefício então gostaria de sugestões. Pelo que andei pesquisando a linha intel tem os i3 12100f enquanto a amd vem com os Ryzen 5 5500 AM4 (que parece mais vantajoso para futuros upgrades)

Independente da escolha que vou fazer preciso comprar uma GPU nova/usada que atenda ambas as decisões.

Como disse, preciso de sugestões

Valeu!

Postado

Vende kit atual com processador e placa-mãe, Mantendo memórias. 

Procure placa-mãe baratinha AM4 no Brasil ou "apele" para aliexpress com placas mães abaixo de 300R$ em certos tempos.

Em questão de processador tem o simples R5 1600 sendo 6/12, não custando muito e tendo desempenho legal aos dias atuais.

• Curtir 1
Postado

Pois é @Banunin fico na dúvida se invisto uns 300 reais no i7 6700 ou se invisto em um kit (que deve sair por uns 1000 reais chutando baixo). Para jogar o TLOU será que seria necessário um upgrade considerável neste momento?

Postado

Bom, visando o baixo investimento.
i7-7700 com uma GTX1660Super seria uma ótima opção
uso minha 1660 comum Ryzen 5 5500, comprei ela na AliExpress em setembro e até hoje não aparentou nenhum problema.

Postado

@gd0385 Boa tarde! Quanto pretende investir no upgrade? Se for vender o kit, vende ele completo, dificilmente vai conseguir vender eles sem as memórias, eu sei que você vai ter que comprar outras Memórias DRR4 novamente, mas na minha opinião acho difícil alguém comprar sem as memórias...

Postado

@gd0385 i7 6700 por 300 é torrar dinheiro 

uma opção é achar um i5 6600 por ate 150..

vende e compra um Ryzen Ryzen 5 2600 tem 1 por 180 na olx....

+ alguma a320 e guarda dinheiro pra VGA.. 

esse kit seu dificilmente você vai vender.. ah não ser que venda pra alguma loja a preço de revenda..  porque quem entende não quer,  e quem não entende não sabe comprar computador por peça peça

porém se você quiser mesmo compra o i7 6700 

bom ate ano passado eu usava um i7 4770 (mesma coisa do 6700) e uma rx 580 e jogava tudo muito bem 

a sexta e sétima geração foi a pior merd.. que a intel fez 

Postado

Mas se o kit atual é DDR4 porque gastar com RAM  novamente?

Compre uma placa-mãe AM4 e certifique que tem compatibilidade com Ryzen escolhido.ryzens antigos usados acha a rodo 

• Curtir 1
Postado

É bem tranquilo achar os Ryzen 1600, e até o 2600, a preços razoáveis, e opções de placa-mãe por preços interessantes tem a rodo, e se quiser ter acesso garantido a rebar dá pra catar um 3500/3500X por um pouco mais. Evite comprar placas de vídeo como a 1660 e a 1070 se seu plano é ter margem futura, a falta de Ray Tracing é um peso cada vez maior, vide o lançamento agora do Doom The Dark Ages. Dá pra achar 2060 por 1000 reais na Olx se você souber procurar. Já mandei no próprio fórum em outras ocasiões, só ficar de olho. E você disse que achou uma 6600 nova a 1300? Na maioria das lojas hoje tá a 1600, 1300 é ouro, pegue o mais rápido possível. Quanto a se LGA 1700 ou AM4 tem melhor margem pra futuros upgrades, a resposta é complicada, e entra em uma série de questões para quais eu não tô com muito ânimo. O que importa é que julgando pelas suas perguntas e informações teu orçamento não conseguiria fazer um sistema legal com LGA 1700, então fica no AM4. Tecnicamente dá pra fazer um Frankenstein chinês rodar na sua placa-mãe atual ( comet lake mobile 8/16 por uns 500 reais com o imposto de importação, sim, funciona, já fiz isso pra um chapa ) utilizando de modbios, mas só recomendo pra quem tá muito desesperado ou tem costume de mexer nessas coisas.

Postado
1 hora atrás, Kewv1n disse:

Bom, visando o baixo investimento.
i7-7700 com uma GTX1660Super seria uma ótima opção
uso minha 1660 comum Ryzen 5 5500, comprei ela na AliExpress em setembro e até hoje não aparentou nenhum problema.

É @Kewv1n no início achava que sim, agora já tenho minhas dúvidas, pois a 1660 super não sei se ainda terá uma boa longevidade. i7 7700 não se acha e o 6700 tem quase o mesmo desempenho, mas tu tens razão, seria o investimento de menor valor

1 hora atrás, Firesnake disse:

@gd0385 Boa tarde! Quanto pretende investir no upgrade? Se for vender o kit, vende ele completo, dificilmente vai conseguir vender eles sem as memórias, eu sei que você vai ter que comprar outras Memórias DRR4 novamente, mas na minha opinião acho difícil alguém comprar sem as memórias...

@Firesnake investimento mínimo possível, porém visando um upgrade futuro, o que implica escolher uma boa GPU para não precisar trocar depois. Sobre a venda do kit atual, concordo que o ideal é vender tudo (placa-mãe, processador e memória)

36 minutos atrás, Falatu disse:

@gd0385 i7 6700 por 300 é torrar dinheiro 

uma opção é achar um i5 6600 por ate 150..

vende e compra um Ryzen Ryzen 5 2600 tem 1 por 180 na olx....

+ alguma a320 e guarda dinheiro pra VGA.. 

esse kit seu dificilmente você vai vender.. ah não ser que venda pra alguma loja a preço de revenda..  porque quem entende não quer,  e quem não entende não sabe comprar computador por peça peça

porém se você quiser mesmo compra o i7 6700 

bom ate ano passado eu usava um i7 4770 (mesma coisa do 6700) e uma rx 580 e jogava tudo muito bem 

a sexta e sétima geração foi a pior merd.. que a intel fez 

@Falatu é, também acho 300 caro pelo desempenho que entrega, porém seria a opção com menor investimento não precisando trocar tudo. Mas levando em conta tua dica do Ryzen, lembro que além do 2600 tinham lançado o 1600AF que eram quase o mesmo, vou pesquisar a respeito. Conseguindo um Ryzen AM4 barato (tipo 200 ~ 250 reais) e pegando uma placa-mãe talvez MSI A520M-A PRO na faixa dos 500 reais já começa a ficar interessante

A missão daí será vender o kit atual

E sobre a sexta e sétima geração concordo em partes, pois teve a quarta geração (LGA1150)

36 minutos atrás, Banunin disse:

Compre uma placa-mãe AM4 e certifique que tem compatibilidade com Ryzen escolhido.ryzens antigos usados acha a rodo 

@Banunin Talvez trocaria a ram primeiro pra tentar vender o kit completo, segundo pois elas tem clock máximo de 2666MHz o que talvez seja baixo para os dias atuais

25 minutos atrás, NStão disse:

É bem tranquilo achar os Ryzen 1600, e até o 2600, a preços razoáveis, e opções de placa-mãe por preços interessantes tem a rodo, e se quiser ter acesso garantido a rebar dá pra catar um 3500/3500X por um pouco mais. Evite comprar placas de vídeo como a 1660 e a 1070 se seu plano é ter margem futura, a falta de Ray Tracing é um peso cada vez maior, vide o lançamento agora do Doom The Dark Ages. Dá pra achar 2060 por 1000 reais na Olx se você souber procurar. Já mandei no próprio fórum em outras ocasiões, só ficar de olho. E você disse que achou uma 6600 nova a 1300? Na maioria das lojas hoje tá a 1600, 1300 é ouro, pegue o mais rápido possível. Quanto a se LGA 1700 ou AM4 tem melhor margem pra futuros upgrades, a resposta é complicada, e entra em uma série de questões para quais eu não tô com muito ânimo. O que importa é que julgando pelas suas perguntas e informações teu orçamento não conseguiria fazer um sistema legal com LGA 1700, então fica no AM4. Tecnicamente dá pra fazer um Frankenstein chinês rodar na sua placa-mãe ( comet lake mobile 8/16 por uns 500 reais com o imposto de importação ) utilizando de modbios, mas só recomendo pra quem tá muito desesperado ou tem costume de mexer nessas coisas.

@NStão É, fui ver Ryzen 1600AF também além do 2600.

Achei algumas 2060 e até 2070 por preços bem interessantes na olx. Mercado livre pessoal extrapola. Quanto a 6600 me equivoquei, o valor é 1500 pra cima mesmo, como tu disseste

Sobre a arquitetura, acho que vou focar em AM4 mesmo, valores mais atrativos no momento

Bom, em resumo o que eu pensei:

Vou pesquisar processadores Ryzen 2600, 1600AF usados (acredito que não tenha problema, pois processador é mais difícil de dar B.O. e se der o investimento não foi alto)

Placa-mãe vou ver o preço das novas. Vi recomendações de entrada usando a MSI A520M-A PRO

Placa de vídeo vou seguir monitorando na olx também, focando em RTX 2060/2070, RX 6600 (mais alguma?)

Anunciar o meu kit atual pra ver se alguém se interessa

Postado

As vezes acontece de uma 3060 (1100-1300)  estar por um preço bom, e se você tiver grana sobrando quando for pegar já vi até a 2080 aparecendo a valores acessíveis ( 1500 ), todas usadas, claro. Quanto a placa-mãe, tem muitas opções de a520 com qualidade e preços razoáveis, assim como as vezes tem uma ou outra b450 ou b550. Verificar compatibilidade com o processador que você escolher, lembrando.

Postado
17 minutos atrás, NStão disse:

As vezes acontece de uma 3060 (1100-1300)  estar por um preço bom, e se você tiver grana sobrando quando for pegar já vi até a 2080 aparecendo a valores acessíveis ( 1500 ), todas usadas, claro. Quanto a placa-mãe, tem muitas opções de a520 com qualidade e preços razoáveis, assim como as vezes tem uma ou outra b450 ou b550. Verificar compatibilidade com o processador que você escolher, lembrando.

É, já descobri que essa MSI A520M-A PRO que citei ali acima não é compatível com Ryzen 2600

Postado
3 horas atrás, Banunin disse:

Falei pela dificuldade de vender amigo, muitas pessoas preferem comprar um kit completo do que comprar apenas a placa-mãe e processador e dai precisar comprar a RAM a parte, se eu fosse o comprador, não iria comprar se não fosse com as memórias inclusas

• Curtir 1
Postado

Achando num bom valor, o 1600AF é uma opção legal, desde que numa placa-mãe compatível. É mais certo que você tenha melhor sorte com as b350 e as b450, dá pra achar alguma ao menos ok na base dos 450 reais. Se quiser no entanto o acesso ao PCIe 4 que vem com placas como b550 ( dá pra achar modelos bem básicos a uns 460, o Danuri da Pichau não é ruim e tá uns 490, projeto com um estilo meio antigo mas aguenta o tranco ) você teria que pegar pelo menos um Ryzen 3 3100 ou 5 3500/3500X que dá pra encontrar um pouco mais caro que o 1600AF/2600, tecnicamente seriam um pouco inferiores em cargas multithread, mas teriam acesso a tecnologias um pouco mais recentes. Eles tem potencial ok de overclock normalmente, no entanto ( ao menos o 3100, o 3500 eu não sei ).

• Curtir 1
Postado

Bom, acabei comprando a MSI A520M-A PRO por 350 então agora estou vendo o processador. Encontrei o 1600AF por 220 reais e o 3600 por 325 aproximadamente, só estou na dúvida de esses valores estão bons

Postado
11 minutos atrás, Banunin disse:

1600AF não é compatível em uma a520

Pois é, até vi um vídeo onde o cara conseguiu rodar após atualização de BIOS, não era a mesma placa, mas o mesmo chipset

Postado

Vejo direto esses caras tentando(conseguindo) rodar Processador X que oficialmente não é compatível.

Mas é assim vai por sua conta em risco - Eu Não arriscaria - 

• Curtir 3
Postado

Aproveitando. Considerando o kit MSI A520M-A PRO, Ryzen 3600, 2 x DDR4 3200MHz, 1 SSD M.2 e uma RTX 2060, minha fonte Fonte Cooler Master Masterwatt 450W aguenta? Pelos PSU Calculator que fiz parece que sim

Postado

@gd0385 visando a longevidade de fato, o problema é por placas da series 2000 ou 3000 da nvidia e ter um gargalo mt grande
eu mesmo tenho gargalo com minha 1660 por isso pretendo pegar uma da serie 4000 no final do ano que vem

• Curtir 1
  • Confuso 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!