Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de uma ajuda com a opinião de vocês.. estou pensando em realizar o upgrade  do meu PC, mas estou numa dúvida cruel, mesmo vendo diversos vídeos sobre o tópico....Será que vale a pena quase no final do primeiro semestre de 2025 atualizar todo o setup para AM5/DDR5 ou seria interessante se manter no soquete AM4 fazendo upgrade na CPU?

Penso em usar uma CPU R7 9800X3D e 48gb de memória a 6000MT/s...

Segue minha config atual:

placa-mãe ASUS ROG Strix B550-F Gaming II Motherboard

CPU: R5 5600X em over a 4Ghz

4  módulos Corsair Vengeance RGB Pro RAM a 3600MT/s

Tenho uma RTX 4080 TI, então placa de vídeo não pretendo mudar ainda.

Aguardo a opinião de vocês..Obrigado

Postado

@Thiago Chardeni Bom, pelo valor de sua placa, você não se importa muito com custo-benefício, e você querendo ou não, pode não ser hoje, ou amanhã, ou daqui há meses, mas terá que trocar para AM5. Eu com uma placa dessa trocaria sim, mas tem aquilo né, o que a galera mais gosta é de coisa barata, então claro que a maioria nem cogita, MAS SE VOCÊ TEM CONDIÇÕES, atualize. Mas é só opinião, ok? com um RTX 4080 Ti, não tem nem base ser AM4, e ainda vai pegar um processador ''pouco potente'' né? só um rim kkk.

• Curtir 1
Postado

Acredito que a sua fonte deve ser de qualidade, então não vou perguntar qual é.

Qual o objetivo do PC? Jogos? Produtividade? Os dois?

Se você tem a grana pra investir e quer o máximo de desempenho possível para a 4080TI trabalhar em sua totalidade, vá em frente e faça o upgrade.

Digo isso pois você tem um enorme gargalo com o kit atual, e caso for se manter no AM4 o melhor processador que você vai encontrar é o 5700X3D que está caro (~1700 R$) ao meu ver não compensa.

Venda todo o seu KIT atual, acredito que você consiga na casa dos 1500 até 2000 dependendo.

9800X3D estava na semana passada a 2700 na Kabum.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@Thiago Chardeni

Afinal, para qual vai ser o uso do computador? Julgando pela placa de vídeo, você parece jogar em 4k, por que se for jogar em FULLHD com tudo no mínimo focando em alto FPS, sinto pena do seu processador. Ou também, parece trabalhar com algo que precisa de bastante Vram e memória RAM, pelo que foi citado.

Esse computador vai longe, roda qualquer coisa levando em consideração que vai equilibrar os gráficos para não pesar no seu processador, porém, se o seu objetivo é uma maior taxa de FPS em games competitivos principalmente ressaltando o CS2 ou Valorant, a troca para um processador de maior L3 Cache ( sendo DDR5 ) como o 7 9800X3D, é a melhor a se considerar, visto que esse processador é o melhor para games, inclusive o melhor recomendado para os que eu citei.

Não teria motivo em trocar nem mesmo final do ano, mas se você tem dinheiro de sobra e precisa desse desempenho todo, minha indicação fica o 7 9800X3D.

Postado
46 minutos atrás, Middoken disse:

@Thiago Chardeni

Afinal, para qual vai ser o uso do computador? Julgando pela placa de vídeo, você parece jogar em 4k, por que se for jogar em FULLHD com tudo no mínimo focando em alto FPS, sinto pena do seu processador. Ou também, parece trabalhar com algo que precisa de bastante Vram e memória RAM, pelo que foi citado.

Esse computador vai longe, roda qualquer coisa levando em consideração que vai equilibrar os gráficos para não pesar no seu processador, porém, se o seu objetivo é uma maior taxa de FPS em games competitivos principalmente ressaltando o CS2 ou Valorant, a troca para um processador de maior L3 Cache ( sendo DDR5 ) como o 7 9800X3D, é a melhor a se considerar, visto que esse processador é o melhor para games, inclusive o melhor recomendado para os que eu citei.

Não teria motivo em trocar nem mesmo final do ano, mas se você tem dinheiro de sobra e precisa desse desempenho todo, minha indicação fica o 7 9800X3D.

Boa tarde man... é cara, uso o PC para jogar em 2K, pois meu monitor tem essa resolução a 165Hz, mas também uso pra virtualização de ambientes, pois trabalho com diversos sistemas de automação e desenvolvimento, que precisa de muita RAM, não tanta VRAM...o ponto é justamente o gargalo, que está em torno de 17% chegando a 20%, dependendo dos processos rodando...e não estou estou inclinado a trocar meu R5 5600X por R7 5700X3D, talvez se o R7 5800X3D ainda estivesse disponível, fosse nele, mas infelizmente acabou, só se acha a bomba do R7 5800XT kkkk.. Mas estou quase definindo a mudança pro R7 9800X3D, que é brabo..

@RedWooD Minha fonte é boa sim... é uma Corsair 850w 80 plus gold modular, sobra potência energética com o atual setup, pois o TDP do R5 é 65W em stock, e está com 85W em 4Ghz....uso o PC pra jogar, e alguns trabalhos pesados...

Postado

@Thiago Chardeni

A diferença entre o R7 5700X3D e o R7 5800X3D é pouca, coisa de 5% - 8%, fora que o R7 5700X3D é mais frio, e levando em consideração de preço entre os dois na época, 5700X3D - R$1400 e o 5800X3D - R$2000, era loucura comprar o 5800X3D KKKKK.

Se você quer algo para trabalho, um processador mais focado em multi thread vai servir melhor, como é o caso do Ryzen 9 9950X3D, já que você pode investir em algo do tipo. Tanto para games, quanto para trabalho, ele é um monstro nos dois quesitos.

Agora, eu já acho que o R7 9800X3D vai suprir ambos muito bem... Fora o preço de diferença dos 2.

• Rio McCloud alterou o título para Upgrade para Ryzen 5 5600X + B550-F: AM4 ou AM5?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...