Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma memória RAM Kingston Hyperex DDR4 3200MHZ 8gb que reconhece normal em 3200MHz

Comprei uma memória Kingston Fury Beast DDR4 3200MHz 16GB e mês que vem irei comprar outra para fazer dual channel.

Porém ao instalar ela hoje, fica em 2400MHz.

Colocando a de 8GB e a de 16GB juntas, a de 8 GB fica em 3200MHz e a de 16GB fica em 2400MHz. 

Já ativei XMP, ja mudei para profile 1 e ja alterei a frequência para 3200MHz e ao reiniciar fica tela preta.

Atualizei a BIOS para a versão mais recente e também não resolveu.

Configurações:

placa-mãe ASUS B460M Plus

Processador Core i3 10ª

GPU RX7600 Steel Legend ASRock

Fonte Kratos 750W

WhatsApp Image 2025-05-21 at 09.20.01.jpeg

Captura de tela 2025-05-21 194237.png

Postado

o teu processador suporta no máximo Memórias a 2666Mhz DDR4.

7 minutos atrás, estevao.sanson disse:

Colocando a de 8GB e a de 16GB juntas, a de 8 GB fica em 3200MHz e a de 16GB fica em 2400MHz. 

era melhor ter pego somente outra de 8Gb idêntica a que você tem e juntar mais pra comprar duas de 16gb, (se for necessário).

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, estevao.sanson disse:

Isso é impossível, o computador não funciona com duas memórias em frequências diferentes, as duas precisam rodar exatamente na mesma especificação para o sistema funcionar, por isso o sistema sempre nivel pra baixo, para a velocidade da pior memória.

Primeiramente, misturar memórias de diferentes capacidades nunca é idicado. Isso pode gerar desempenho inconsistente e até problemas de compatibilidade. A forma com que você instala os módulos de memória na placa-mãe também interfere no desempenho e compatibilidade. Para utilizar dois módulos, na maioria das placas-mãe você deve usar o slot 2 e 4, da esquerda pra direita. Usar outra combinação pode interferir na velocidade da memória e pode até causar tela azul e coisas desse tipo.

Outro detalhe: quando você mistura memórias de modelos diferentes, mesmo que da mesma capacidade, o perfil XMP que é padrão de uma pode não funcionar de forma estável na outra. Não sei se você chegou a ativar o XMP ou não, mas ele é obrigatório para funcionar em 3200MHz. Se você ativar o XMP e não ficar estável ou o PC não conseguir ligar, pode ser porque a forma (física) com que as memórias estão instaladas na placa-mãe está errada, ou apenas problema de compatibilidade mesmo.

1 minuto atrás, Mascote01 disse:

Bem observado, não tinha reparado nesse detalhe.

Então de qualquer forma, o máximo que você conseguiria usar aí seria 2666MHz, mesmo tentando forçar o XMP de 3200MHz. Quando você força um XMP maior do que o limite do seu processador numa configuração Intel, dependendo da placa-mãe ele vai aplicar automaticamente a frequência limite (2666MHz), mas dependendo também ela pode tentar forçar os 3200MHz e não vai conseguir dar vídeo, forçando um reset de BIOS (as vezes o próprio usuário precisará resetar manualmente).

• Curtir 1
Postado

Certo, mas o que acho estranho é que colocando somente a hyperx 8gb 3200mhz ele le na BIOS 3200mhz.

Colocando a hyperex 8gb 3200mhz e a fury beast 16gb 3200mhz ela le hyperx em 3200mhz e a fury beast em 2400mhz.

Colocando somente a fury beast ela le 2400mhz tambem.

OBS; Não estou usando as duas juntas, só coloquei as duas para fazer testes.

19 minutos atrás, Mascote01 disse:

era melhor ter pego somente outra de 8Gb idêntica a que você tem e juntar mais pra comprar duas de 16gb, (se for necessário).

Não fiz isso justamente porque não quero mais usa-las, comprei na aliexpress na época e não sei se são originais. Provavelmente não.

Postado
1 minuto atrás, estevao.sanson disse:

Colocando a hyperex 8gb 3200mhz e a fury beast 16gb 3200mhz ela le hyperx em 3200mhz e a fury beast em 2400mhz.

Nesse caso, o XMP deve estar ativado, o processador só reconhece ate 2666, então não tem como ele funcionar acima disso, é impossível, os 3200 que aparece lá deve ser bug visual, aposto que no gerenciador de tarefas também deve estar 3200, mas nunca vai funcionar nessa frequência.

3 minutos atrás, estevao.sanson disse:

Colocando somente a fury beast ela le 2400mhz tambem.

isso é o caso que o GuilhermeGB disse, como o XMP esta ativado mas é impossível funcionar em frequências diferentes, ela vai funcionar na frequência mais baixa de uma das Memórias, que no caso é 2400.

Postado

@estevao.sanson qual o modelo exato da sua memória? Por exemplo: KF432C16BB1/16, esse modelo possui as seguintes especificações:

Default (JEDEC): DDR4-2400 CL17-17-17 @ 1.2V

XMP Profile #1: DDR4-3200 CL16-18-18 @ 1.35V

XMP Profile #2: DDR4-3000 CL15-17-17 @ 1.35V

Por padrão, via JEDEC, ela só vai a 2400MHz, então é normal a BIOS reconhecer 2400MHz. Minhas RAMs são 2133MHz via JEDEC e 3600MHz via XMP, a BIOS reconhece elas como 2133MHz.

Memórias que conseguem mais do que 2666MHz no JEDEC são bem raras, são memórias com chip premium, com potencial para alcançar facilmente 4000+MHz via XMP ou com overclock manual. Você não vai ser esse tipo de chip em memórias de entrada ou intermediárias.

Mas eu já vi memórias chinesas de baixa qualidade onde os fabricantes tentam forçar os 3200MHz via JEDEC, elas não costumam rodar de forma estável nesse padrão, já vi usuários tendo problemas com esse tipo de memória. Talvez seja seu caso, considerando o que você disse (EDIT: Você nunca teve problema porque nunca conseguiu usar a 3200MHz devido a limitações do seu processador).

12 minutos atrás, estevao.sanson disse:

comprei na aliexpress na época e não sei se são originais. Provavelmente não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...