Ir ao conteúdo

Sugestão de upgrade de notebook LENOVO IDEAPAD 330

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Sou novo por aqui.
Possuo um notebook Notebook Lenovo Ideapad 330-15IKBR-81FE0002BR - Prata - Intel Core i5-8250U - RAM 8GB - HD 1TB - Tela 15.6" - Windows 10 e ele hoje demora  muito para ligar e costumeiramente fica lento para atividades basicas (varias abas abertas e uso de excel, por exemplo.

Gostaria de saber se eu aumentar a RAM dele e colocar um SSD consigo eliminar esses problemas citados.

link do modelo que possuo. (NÃO É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA PARA NÍNGUEM)

https://www.saldaodainformatica.com.br/notebook/notebook-lenovo-ideapad-330-15ikbr-81fe0002br-prata-intel-core-i5-8250u-ram-8gb-HD-1tb-tela-156-windows-10?srsltid=AfmBOoqBCSfWLR07PKguDDYhCF6fI71atLxy9X2n7mAvZSLiNiwsFndl 

Postado

@Iversem + um pente de 8GB de memória RAM e um SSD Nvm.e (a quantidade fica a seu critério, de 256GB, 500GB, 1TB). Não tem muito segredo não, além também de claro, limpeza interna do notebook, pois pode conter poeira, sujeira acumulada nas ventoinhas e a troca da pasta térmica no processador.

memória RAM: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1376603548-Memória-8gb-DDR4-para-notebook-lenovo-ideapad-330-15ikb-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

SSD: https://www.bbbaterias.com.br/HD-SSD-m-2-2280-pcie-NVMe-para-lenovo-330/p?idsku=914379560&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=19615749353&utm_content=x_c&utm_term=pmax_{assetid}&gad_source=4&gad_campaignid=19615645624&gbraid=0AAAAADl7q_gwrmY_STeeVWJ0I0lpJ9N2G&gclid=Cj0KCQjwlrvBBhDnARIsAHEQgORbjSvK1C-kh385o-TRL1lB0uqimoCVE_q1UJNbBdiZu-libEwaDAMaAijpEALw_wcB

OBS: Se alguém tiver produtos melhores, outros links para recomendar para o Autor do tópico, por gentileza auxiliar.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Iversem disse:

HD 1TB

Seu problema provavelmente é esse aqui. Um HDD usa apenas partes mecânicas para leitura/gravação de dados, o que deixa tudo MUITO LENTO. Faça um teste: abra o Gerenciador de Tarefas (CTRL + SHIFT + ESC) e veja se o Disco não fica em 100% de uso durante muito tempo.

Eu primeiro compraria um SSD, e caso ainda sinta necessidade, colocaria mais 8 GB de RAM, mas certamente o SSD vai resolver 80% do seu problema.

• Membro VIP
Postado
Em 22/05/2025 às 11:51, Iversem disse:

Olá pessoal. Sou novo por aqui.
Possuo um notebook Notebook Lenovo Ideapad 330-15IKBR-81FE0002BR - Prata - Intel Core i5-8250U - RAM 8GB - HD 1TB - Tela 15.6" - Windows 10 e ele hoje demora  muito para ligar e costumeiramente fica lento para atividades basicas (varias abas abertas e uso de excel, por exemplo.

Gostaria de saber se eu aumentar a RAM dele e colocar um SSD consigo eliminar esses problemas citados.

link do modelo que possuo. (NÃO É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA PARA NÍNGUEM)

Boa tarde. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

É possível ajustar o Windows 10 para "adaptá-lo" melhor ao seu hardware, por exemplo, fazendo com que o sistema reduza um pouco o volume de leitura e escrita no seu disco, e assim, livrando tempo de operação para as solicitações que você fizer diretamente. Mas esses são ajustes no sistema que você só precisa fazer enquanto não investe em peças novas pra ele.

Além disso, há também a opção de criação de backup dos seus arquivos em algum lugar e a formatação completa / instalação limpa do sistema, que também restaura um pouco da agilidade do Windows, mesmo em hardware um pouco mais antigo.

Agora, em se tratando de melhorias de peças, e respondendo diretamente sua pergunta: sim, a adição de SSD e mais memória RAM vai te ajudar bastante. Recomenda-se que o SSD seja instalado primeiro, e que, de preferência, a instalação do Windows nele seja limpa, e não necessariamente um clone do HD.

• 6 meses depois...
Postado

Bom dia / boa tarde / boa noite pessoal.

Queria agradecer a ajuda de todos neste post. Realmente so a troca do Hdd pelo SSD já eliminou muito dos problemas, mas agora vou ter que comprar mais memória.

image.png.01202fb700712840ef6e315a830a65d9.pngEssa é a situação no momento...

Se alguém ainda quiser e puder me indicar o que poderia ser feito eu agradeço...

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Iversem disse:

Bom dia / boa tarde / boa noite pessoal.

Queria agradecer a ajuda de todos neste post. Realmente so a troca do Hdd pelo SSD já eliminou muito dos problemas, mas agora vou ter que comprar mais memória.

image.png.01202fb700712840ef6e315a830a65d9.pngEssa é a situação no momento...

Se alguém ainda quiser e puder me indicar o que poderia ser feito eu agradeço...

Boa tarde.

Este aplicativo consumindo 4GB RAM é um jogo?

Postado

image.png.8920b19dbef7a6da1affa2ebfdf290aa.png

Pior que não... são varias abas do chrome... estou aprendendo arbitragem de cripto e e muita aba aberta mesmo.

Aproveitando a pagina, tenho uma duvida... Meu note tem 8Gb de Memória com frequência de 2133Mhz... vou comprar uma Memória de 16Gb... qual devo comprar... tem Memória de 266 MHz e 3200 MHz??? o que vai interferir esses valores no desempenho?

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Iversem disse:

image.png.8920b19dbef7a6da1affa2ebfdf290aa.png

Pior que não... são varias abas do chrome... estou aprendendo arbitragem de cripto e e muita aba aberta mesmo.

Aproveitando a pagina, tenho uma duvida... Meu note tem 8Gb de Memória com frequência de 2133Mhz... vou comprar uma Memória de 16Gb... qual devo comprar... tem Memória de 266 MHz e 3200 MHz??? o que vai interferir esses valores no desempenho?

Bom dia.
Antes de responder, uma dica: sempre use os botões de mencionar ou citar abaixo do comentário que planeja responder. Assim, a pessoa é notificada da sua resposta e pode te atender mais rápido.

Sobre sua pergunta, se sua memória tem frequência de 2133mhz, ela provavelmente é DDR4, e nesse caso, qualquer memória de frequência maior que você comprar (2400, 2666 ou 3200mhz) terá essa frequência reduzida para acompanhar a memória mais lenta, logo, esse indicativo não importa muito.

Apenas se preocupe quanto às especificações de tipo da memória:

Geração: DDR4;

Frequência: 2133 ou superior;

Forma do pente: SO-DIMM (memória para notebook);

Marcas recomendadas: Adata, Kingston, Crucial, Samsung.

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Iversem disse:

@Gabriel U essa é a Memória física do meu note...

image.png.40de66a93e46d9c0418814e2688f8713.png

Pelo que pesquisei, ela é de 2400MHz... Nesse caso comprando de 2400 ou superior, não terei proelma algum?

Exato.

Nesse caso, se você comprar de frequências superiores, a frequência mais baixa (que será a desse pente) vai limitar a frequência da outra, mas isso é limitação física: seu processador não suporta frequências acima de 2400mhz na memória RAM, mas isso é normal.

Exemplo de RAM compatível (veja o link).

• 2 semanas depois...
Postado

@Gabriel U , aproveitando ainda o tópico... estou esperando chegar a pasta termica para realiza a troca da mesma. 

Sendo assim, agora meu notebook está com 20Gb de memória e um SSD, porém de 256 Gb...

Agora o que está me irritando e uma lentidão quando estou com varias abas abertas... mudei o navegador para o Brave, mas ainda persiste...  Na imagem abaixo, assim como na conversa acima, em um tópico, o CPU chega a 100% (na imagem está em 93%), mas isso só usando varias abas de navegador... Tem conversa com alguns amigos, me falaram que um SSD com capacidade maior resolveria isso...

É isso mesmo, ou ja posso considerar uma nova aquisição de notebook(gamer) para tal fato...

image.png.a15214c993d32f74e5e3f220faf3728e.png

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Iversem disse:

@Gabriel U , aproveitando ainda o tópico... estou esperando chegar a pasta termica para realiza a troca da mesma. 

Sendo assim, agora meu notebook está com 20Gb de memória e um SSD, porém de 256 Gb...

Agora o que está me irritando e uma lentidão quando estou com varias abas abertas... mudei o navegador para o Brave, mas ainda persiste...  Na imagem abaixo, assim como na conversa acima, em um tópico, o CPU chega a 100% (na imagem está em 93%), mas isso só usando varias abas de navegador... Tem conversa com alguns amigos, me falaram que um SSD com capacidade maior resolveria isso...

É isso mesmo, ou ja posso considerar uma nova aquisição de notebook(gamer) para tal fato...

image.png.a15214c993d32f74e5e3f220faf3728e.png

Olá de novo.

Você precisa configurar o Brave para não executar nada em segundo plano, mesmo com o navegador em si fechado, e ainda, dependendo do que cada uma dessas abas está fazendo, o uso de memória pode subir mesmo (usar o WhatsApp Web, por exemplo, consome muita RAM).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...