Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Levei ontem 22/05/2025 em uma assistência técnica para limpeza e instalar algumas peças novas (placa-mãe, processador, cpu cooler) e pedi para instalar o W11, estava no W10. Agora que estou testando o PC o fui ver a saúde do HD pois ele está desaparecendo da aba "desfragmentar e otimizar unidades", só aparece os outro dois SSDs que eu tenho. Vou deixar o print do teste. Será que derrubaram o HD ou é só bug?

teste.png

teste2.png

teste3.png

Postado

@Ailton Braga Não aparenta ter nenhum problema com o seu HD.

Ele está só sumindo dessa tela citada ou você está tendo problemas tipo transferência de arquivos, travamentos e afins?

Postado

@Fause Sim, a area de trabalho do nada some os icones, e quando tenta executar um teste nele tipo HDtune ele da erro de execução e a area de trabalho some, e no desfragmentar ele não aparece o disco, no gerenciador de repartição tento mudar a letra e da erro, mas no internet explorer eu consigo entrar nele.

Postado

@Ailton Braga voce tem 3 discos? É isso mesmo? Ou é apenas 1 HD e ele está particionado?

Posta para nós qual é a sua configuração completa por favor... Processador, placa-mãe, memória, etc...

Detalhe o modelo exato da sua fonte!!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 23/05/2025 às 02:01, Ailton Braga disse:

Levei ontem 22/05/2025 em uma assistência técnica para limpeza e instalar algumas peças novas (placa-mãe, processador, cpu cooler) e pedi para instalar o W11, estava no W10. Agora que estou testando o PC o fui ver a saúde do HD pois ele está desaparecendo da aba "desfragmentar e otimizar unidades", só aparece os outro dois SSDs que eu tenho. Vou deixar o print do teste. Será que derrubaram o HD ou é só bug?

teste.png

teste2.png

teste3.png

Boa tarde a todos no tópico.

Recomendo fortemente que você rode o diagnóstico do CHKDSK do Windows nele. Depois, verifique se a porta SATA que você está usando não está com algum mau contato. Ou seja, conecte esse HD em outra porta SATA, se possível (ou troque o cabo de conexão dele).

• Curtir 1
Postado

@Fause

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B650M-E, WIFI, AMD AM5, B650, DDR5

Processador AMD Ryzen 5 7600, 5.1GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5

Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK500, 120mm

memória RAM Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB)

Placa de Vídeo RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6

SSD Corsair MP600 Elite, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 7000MB/s e Gravação 6200MB/s

SSD Adata SU650, 512GB, SATA, Leitura: 520MB/s e Gravação: 450MB/s

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo

SSD Corsair ta particionado em 2, 200GB para windows 11 e restante para jogo. SSD Adata inteiro para jogo ou programas e HD inteiro para armazenamento de fotos, videos/filmes e etc.

@Gabriel U CHKDSK do Windows no HD que é o disco F não detectou nada eu acho

Se fosse a porta ou o cabo sata, ele não sumiria por completo? Ele acabou de sair da assistência tecnica para a montagem do setup novo que passei ali em cima

No desfragmentador ele não aparece, no gerenciador de disco ele aparece mas ao tentar mudar a letra da unidade ele da essa mensagem de erro por outro lado, eu consigo entrar no HD, transferir dados e area de trabalho está alocada nele também. Rodei agora um quick scan no HDTune, e normal com o HD, fiz outro mais longo que durou 2 horas no HDDScan também saudável de acordo com o resultado final, se eu reiniciar o pc o HD volta aparecer no desfragmentador. Será possível um bug do w11?

testecmd - Copia.png

55.png

Captura de tela 2025-05-27 085938.png

99.png

35.png

wtf.png

teste23.png

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Ailton Braga disse:

@Fause

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B650M-E, WIFI, AMD AM5, B650, DDR5

Processador AMD Ryzen 5 7600, 5.1GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5

Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK500, 120mm

memória RAM Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB)

Placa de Vídeo RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6

SSD Corsair MP600 Elite, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 7000MB/s e Gravação 6200MB/s

SSD Adata SU650, 512GB, SATA, Leitura: 520MB/s e Gravação: 450MB/s

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo

SSD Corsair ta particionado em 2, 200GB para windows 11 e restante para jogo. SSD Adata inteiro para jogo ou programas e HD inteiro para armazenamento de fotos, videos/filmes e etc.

@Gabriel U CHKDSK do Windows no HD que é o disco F não detectou nada eu acho

Se fosse a porta ou o cabo sata, ele não sumiria por completo? Ele acabou de sair da assistência tecnica para a montagem do setup novo que passei ali em cima

No desfragmentador ele não aparece, no gerenciador de disco ele aparece mas ao tentar mudar a letra da unidade ele da essa mensagem de erro por outro lado, eu consigo entrar no HD, transferir dados e area de trabalho está alocada nele também. Rodei agora um quick scan no HDTune, e normal com o HD, fiz outro mais longo que durou 2 horas no HDDScan também saudável de acordo com o resultado final, se eu reiniciar o pc o HD volta aparecer no desfragmentador. Será possível um bug do w11?

testecmd - Copia.png

55.png

Captura de tela 2025-05-27 085938.png

99.png

35.png

wtf.png

teste23.png

Bom dia. Olá de novo.

Sim. Nesse cenário, o mais provável é que o sistema operacional esteja apresentando problemas a detecção do seu HD, porque em questão de saúde física, ele está absolutamente normal. Assim sendo, eu concentraria meus esforços nos reparos e diagnósticos do próprio Windows, porque não há mesmo absolutamente nada errado com o HD.

• Membro VIP
Postado
agora, Ailton Braga disse:

@Gabriel U alguma recomendação de por onde começar ou quais comando usar pra verificar?

Perfeitamente. Você pode começar com os seguintes:

Abra o CMD como Administrador e execute os seguintes comandos (ao final de cada linha, pressione Enter para executar):

a. sfc /scannow

b. dism /online /cleanup-image /restorehealth

Postado

@Gabriel U Resultado: 

a. A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.

b.[==========================100.0%==========================] Operação de restauração concluída com êxito.
A operação foi concluída com êxito.

Tava vendo aqui, o secure boot não ta ativado, alguma chance de ser isso? ou nem preciso me preocupar já que consigo entrar no HD e etc e some as vzs só? ou uma formatação resolveria?

• Membro VIP
Postado
agora, Ailton Braga disse:

@Gabriel U Resultado: 

a. A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.

b.[==========================100.0%==========================] Operação de restauração concluída com êxito.
A operação foi concluída com êxito.

Tava vendo aqui, o secure boot não ta ativado, alguma chance de ser isso? ou nem preciso me preocupar já que consigo entrar no HD e etc e some as vzs só? ou uma formatação resolveria?

Pouco provável que o Secure Boot tenha algo a ver com o gerenciamento de discos do Windows (quando um sistema já está em operação).

Continuando com o diagnóstico, rode o CHKDSK novamente, mas dessa vez, sem especificar um disco, para que a verificação aconteça no próprio Windows. Você vai precisar reiniciar o seu computador para que a verificação aconteça.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U ontem eu abri o pc e conectei e desconectei o cabo sata e o HD simplesmente ficou liga e desliga 🤡 tentei até em outra porta mais sem sucesso, fazia um barulho ao tentar acessar ou transferir um arquivo, sera um principio do fim?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!