Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como informações principais eu tenho uma placa-mãe ASUS prime b550m-a (versão sem Wi-Fi) e um gabinete mancer cv 100 (que já tem 3 fans, porém elas estão conectadas na controladora do gabinete e na fonte, então não tem problema)

Eu vi que os pinos disponíveis na minha placa-mãe são: cha_fan1, cha_fan2, 1 pino add_gen2 e 2 pinos RGB headers (que eu sei que não devo colocar pois minhas fans são ARGB, se eu colocar sei que vai queimar alguma coisa).

Eu tenho as fans da thermalright, nas fotos a segui, e gostaria de saber em que posição eu coloco as fans.

O gabinete cv100 tem 1 fan traseira (exaustor), 2 fans laterais (puxam o ar), e capacidade para 2 fans superiores e inferiores. Eu quero colocar 2 fans superiores como exaustores, e 1 inferior para puxar o ar. Eu só preciso saber qual a posição para colocar elas.

Agora uma das partes mais complicadas para mim, cada fan tem 2 grupos, grupo A com 2 fios, e grupo B também com 2 fios, e gostaria de saber qual fio eu coloco em qual lugar. Não tenho controladora.

OBS: Nessa 1° foto eu tentei colocar um filtro para vocês conseguirem ver melhor onde fica a detinha, na 2° foto dos pinos, ele tem um tampão que ao retirar há alguns pinos dentro.

IMG_20250524_094502.jpg

IMG_20250524_094359.jpg

IMG_20250524_094314.jpg

IMG_20250524_090815.jpg

IMG_20250524_090806.jpg

IMG_20250524_091058~2.jpg

IMG_20250524_091017~2.jpg

IMG_20250524_090921~2.jpg

IMG_20250524_090912~2.jpg

Postado

Fans frontais puxando ar

Fans inferiores puxando ar

Fan traseira exaustor

Superior exaustor 

Já que sua placa-mãe é RGB esqueça o primeiro conector,  precisa de uma controladora

você pode ligar 1 fan na placa-mãe diretamente e os outros na terceira entrada assim vai ligar em serie 

• Curtir 1
Postado

Como diria Jack, o "estripa-dor", vamos por partes:

A ASUS Prime B550M-A tem estes conectores:

De fan (ventoinha):

• 1 x CPU Fan connector(s)
  • 1 x CPU OPT Fan connector(s)
  • 2 x Chassis Fan connector(s) (CHA-FAN)

De LED ("frufru"):

• - 2 x Aura RGB Strip Headers -  RGB 12V, 4 pinos - padrão obsoleto que não vai usar.
  • - 1 x Addressable Gen 2 header(s) - o ARGB, 5V, 3 pinos.

Citação

Eu quero colocar 2 fans superiores como exaustores, e 1 inferior para puxar o ar. Eu só preciso saber qual a posição para colocar elas.

Dois fans no topo do gabinete podem prejudicar o fan do air cooler, pois o fan perto da frente esta puxando para o  ar fresco que entra pelos fans laterais antes que chegue no fan do air cooler, ou seja vai gastar dinheiro à toa colocando mais do que um fan no topo - o fan perto do fundo é OK, juda extrair ar quente do VRM.

Mas se faz questão de colocar "por enfeite", coloque os fans no topo deste jeito - recomendado pelo fabricante de air cooler Noctua.

Fractal_North_Case_Airflow_side_view_02.

Ou se  já comprou os 3 novos fans, coloque um no teto e dois sobre o PSU cover, embora fan debaixo da GPU tenha utilidade duvidosa, em alguns casos ajuda, em outros não faz diferença, não tem contra indicação como dois (ou três) no teto, e vale como "enfeite".

Agora a questão dos conectores, como tem só um conector ARGB na placa-mãe, que já está sendo usado pelos LED dos fans que vieram no gabinete* para ligar os cabos de LED dos novo fans precisará de uma controladora ARGB (com conectores compatíveis - não serve as ChingLing baratex com conector de 6 pinos); para expandir este único conector ARGB da placa-mãe para mais conectores LED ARGB. Exemplo:

Controlador ARGB & PWM KBM - R$ 42,90

• Conector PWM para até 9 fans
  • Conector de LED ARGB para os LED de até 9 fans
  • Controle pelo controle remoto IR, pelo botão LED ou Reset do gabinete, por software de placa-mãe - Se for usar o controle pelo software - ligando o cabo ARG da controladora na placa-mãe; deixe o controle remoto sem bateria para não arriscar usar dois tipos de controle ao mesmo tempo, pois já ouve caso disso queimar o PWM dos fans com outra marca (PCYes).

Só para mais tres fans no lugar da controladora pode usar um cabo splitter ARGB (1-4), mas se a diferença de preço for pequena prefira a controladora, pois fica com mais opções, por exemplo, posteriormente poder substituir os fans fracos que vieram no gabinete então já tem conectores vagos na controladora.

* A alimentação dos fans (ventoinhas) que vieram no gabinete não é pela placa-mãe, é por cabo Molex ligado direto na fonte, como é padrão de fan fajuto barato. 😜 

• Confuso 1
Postado

@1lokos Espera, se todas as coisas encaixam uma na outra, a fan 3 conecta na fan 2 (tanto energia quanto ARGB) e a fan 2 conecta na fan 1 (tanto em energia quanto em ARGB) e no final a fan 1 vai ser conectada no cha_fan1 e no addgen_2, porque eu teria que comprar uma controladora ou um splitter?

Mas fans que vieram com o gabinete, eu não pretendo mudar, prefiro deixar como tá e mudar os leds com o botão.

então eu preciso de uma controladora (ou pode ser um splitter) para conectar os 3 ARGB na placa-mãe e controlar via software mesmo? (eu não tenho problema algum se 3 fans ficarem de um jeito, e 3 de outro)

Tipo: FAN 3:

Energia fêmea conectada a energia macho da fan 2

Argb fêmea conectado a Argb macho da fan 2

FAN 2:

Energia fêmea conectada a energia macho da fan 1

Argb fêmea conectado a Argb macho da fan 1

Fan 1:

Energia fêmea conectada a cpu_fan

Argb fêmea conectada a add_gen_2

Depois eu controlo 3 fans via software, e as 3 fans (que já vieram) continua no botão

• Solução
Postado

Sim, se cada fan tem conectores macho e fêmea - que permite ligar enfileiradas (Dayse Chain); é seguro ligar até 4 fans em cada conector, tanto PWM como ARGB, então não precisa da controladora para expandir o único conector ARGB da placa-mãe. 

Detalhe, como tem 3 conectores PWM na placa-mãe não precisa ligar o cabo PWM de todas as fans enfileirado e usar apenas um conector, pode ligar uma ou duas em conectores individuais, assim pode controlar a rotação de maneira independente, permitindo balancear a entrada/saída de ar (opcional).

A vantagem da controladora é poder ligar os cabos dos LED (3 pinos com falha) de todas as fans nela - as que vieram no gabinete e as novas, e eventualmente de air cooler ou water cooler; e controlar todas de modo simultâneo por software, deixando todas com cores/efeitos iguais.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos entendi, mano, não curto muito disso ser tudo igual não kkkkk por mim meu pc seria bicolor ou tricolor, meu gabinete é o Purple edition, eu comprei essas 3 fans brancas + um cooler branco, eu queria comprar uma placa de vídeo branca, porém o modelo que tinha (rx 7600) não tinha branca.

Eu também queria colocar as memórias ram branca e preta kkkkkkkkkkkkkkkkk kkk mas como não tinha muito dinheiro na época, comprei via AliExpress tudo preta. Então o fundo do gabinete é roxo, cooler e 3 fans são brancas, o resto é tudo preto, com 2 tipos de ARGB kkkkkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!