Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O MEU PC É: 

CPU: Ryzen 5 4600G 

Placa-mãe: B450-HDV R4.0 (PCI Express 3.0)

Armazenamento: SSD NVMe de 256GB genérico 

Memória ram: 16GB da Rise Mode

Quero sugestões sobre onde focar mais no momento, tenho 400 reais pra investir sem na Placa de Vídeo. Estou juntando pega na Black Friday.

• Solução
Postado

Caso ele trocasse memória investiria em Memórias de 3600Mhz para a iGPU, já nos 32GB, valorizando venda no futuro. Agora está fora de promoção

Mas acredito melhoro opção é um SSD de qualidade

• Curtir 4
Postado
1 hora atrás, FoxBlack disse:

Upgrade do SSD  - 256GB é muito pouco.

Upgrade do Processador - Por exemplo um Ryzen 5 5600

Aliás, Qual fonte - marca/modelo ?

Como R$ 400,00  é um valor baixo na atual situação do mercado,  SSD Adata Legend 1TB  e/ou  Memória DDR4  (Processador ficaria de fora) 

A fonte é um Gamemax GS600. Sobre as sugestões, O processador pelo menos no meu uso no momento o upgrade pra mim não faz tanto sentido, porém o SSD e memória estou de olho em algumas opções.

1 hora atrás, Banunin disse:

Caso ele trocasse memória investiria em Memórias de 3600Mhz para a iGPU, já nos 32GB, valorizando venda no futuro. Agora está fora de promoção

Mas acredito melhoro opção é um SSD de qualidade

Obrigado por ter respondido meu tópico.

Procurei ajuda de pessoa próximas que entender um pouco melhor de Hardware. Eles disseram que 32GB ainda não necessário pra tipo do meu uso (que seria jogar e editar alguns vídeos). Sobre SSD tem visto algumas opções, tem alguma recomendação, parecida com que cara do outro comentário mandou?

Postado
23 horas atrás, Marlon De Souza Nogueira disse:

A fonte é um Gamemax GS600. Sobre as sugestões, O processador pelo menos no meu uso no momento o upgrade pra mim não faz tanto sentido, porém o SSD e memória estou de olho em algumas opções.

Obrigado por ter respondido meu tópico.

Procurei ajuda de pessoa próximas que entender um pouco melhor de Hardware. Eles disseram que 32GB ainda não necessário pra tipo do meu uso (que seria jogar e editar alguns vídeos). Sobre SSD tem visto algumas opções, tem alguma recomendação, parecida com que cara do outro comentário mandou?

Depende do que você vai editar, e SSD os da move speed parecem bons, reletech também, recomendei um pra um amigo meu ele ele está bem satisfeito com ela. Rcomendo você pesquisar bastante sobre SSD, principalmente os vídeos do casual gamer, ele tem um conteúdo muito bom sobre SSD, e destrincha alguns mitos relacionados a eles, como, "SSD só presta de tiver DRAM cache", algo que muita gente desinformadada espalha por aí, muitas das vezes, SSD com DRAM cache são piores que muito SSD sem.

• Curtir 1
Postado

Para o orçamento em questão e supondo que o mês de novembro traga boas ofertas, 3 itens indispensáveis para o seu caso: fonte de qualidade com fator PFC Ativo 80 Plus Bronze, Air Cooler da Revenger de duplo fan RGB e pasta térmica Snowdog (se possível, pegar álcool isopropílico para limpeza adequada). 

Supondo que você fique muito tempo só com APU 4600G, eu recomendaria já limpar de vez a pasta pra colocar Snow + Air Cooler com base própria pra AM4. Tu não falou, mas creio que o DDR4 seja single channel, então sugiro pegar pelo menos 4GB de mesma marca/modelo/frequência só para dar um gás pelo fator dual channel. Não é caro e consegue se encaixar no orçamento. Se ainda seu gabinete tiver tampas que permita a instalação de filtro anti-poeira, ajudaria muito, desde que tenha pelo menos 3 fans de boa qualidade ou do nível PCYES - logicamente há marcas e produtos bem melhores. 

Esses itens são para, primeiramente, controlar a temperatura, pois de nada adianta socar eGPU e esquecer todo o resto. Segundamente, porque estamos preparando o terreno para, eventualmente e ou daqui ano que vem - quando as coisas melhorarem, se Deus quiser -, você já esteja preparado para novo upgrade de CPU + RAM e eGPU, pois todos os outros componentes de grande importância já estavam preparados para a chegada destes últimos. Propus a memória RAM de 4GB pelo custo inicial e também porque já foram realizados testes em que o tamanho da memória em si é só um detalhe, sendo mais importante ainda a questão de partilhar boost mútuo pela frequência de duplo canal, agilizando bastante nas tarefas e sobretudo, desempenho de jogos, já que a R5 4600G é equivalente a RX550 mas o fator dual channel melhorará bastante nos gráficos tridimensionais. 

CORREÇÃO Vi aqui que você tem fonte que acredito ser de boa procedência, então para o seu caso, iria tirar a fonte e então priorizar a pasta térmica, air cooler, ram e o que sobrar, tu pegue o HDD 2.5" só para edição de vídeo e imagens, jogos antigos que não fazem tanto uso da leitura, coisa do tipo. Você pode comprar em ML da vida com case de 500GB, geralmente se acha por R$100 e já abre a tampa para usar cabo sata no gabinete e pronto. Ficará com 500GB só para coisas básicas, mas o suficiente para não comprometer SSD, pois a memória flash com tempo sofre desgaste mais rápido que HDD. Acho desperdício jogar boa parte da grana fora sendo que o essencial para a linha Ryzen é controlar a temperatura e aumentar desempenho dual channel. São dois fatores que de imediato farão sentido para um bom upgrade. 

• Curtir 1
Postado

@Cobra Líquida Desculpa de antemão pela demora da resposta. Não tinha visto a notificação.

Faço edições de maneira geral desde Blender a fotografia mais por hobby e as vezes pra ganhar dinheiro. Vou tomar cuidado sobre os SSDs, mas o que significa essa Dram no SSDs ? Nunca ouvir falar sobe isso. 

@Thiago Atanazio  Valeu pelo seu comentário!

Ter sistema como todo rápido pra mim é muito importante, então HD não valeria o investimento no momento. Eu sempre transfiro dados do meu celular pro computador e vice-versa e HD no tempo que usei atrapalhava demais. Porém valeu pela dica.

@Sr.Incógnita  Valeu pelo seu comentário!!!

Responde em tópicos.

1° Fonte: Pelas review é fonte "ok" mas nada de muito absurdo, então vejo que não tenho necessidade da trocar no momento mas sei que ela não tem muita qualidade pelo reviews.

2° memória RAM: O meu sistema já trabalha em dual channel. São dois pentes de 8GB a 3200mhz(com XMP),CL18. Uma coisa nada ver com outra é que eu não sabia que eu poderia ter beneficio do Dual channel usando chips diferentes como você disse 16GB + 4GB. Então teria o mesmo desempenho de semelhantes, como no meu caso ? Ou teria pequena perda de desempenho ?

3° Gabinete: O meu gabinete é um rise mode X4 Glass. Estou usando 3 fans que ganhei de brinde que são da Rise Mode também mas não lembro modelo.

4° Air Cooler: No momento estou usando o cooler que veio na caixa do CPU, mas tenho planos pra fazer upgrade que ao meu ver não seria tão necessário, se não morasse em uma região quente. O Air Cooler em questão seria um AG400 da DeepCool. Pelo que vi ele é bom Air Cooler e que caso faça um upgrade de Processador não vou precisar compra outro tão cedo.

Postado

@Marlon De Souza Nogueira

Boas, sr. Nogueira. Então, analisando o seu setup com mais detalhes, percebo que alguns detalhes podem ser melhorados, sim. Mas de antemão digo que seu setup já está em bom caminho, pois vejo o investimento que foi feito nele de maneira cuidadosa, dos quais dentre eles o AirCooler da DeepCool (AG400) que é muito bem elogiado, como também do gabinete em si que parece ter bom airflow - apenas certificando se a questão dos fans inclusos no gabinete têm bom CFM (fluxo de ar), apesar da fabricante ser reconhecida pelo bom custo-benefício. As memórias idem, são da mesma marca e de frequência, então até aqui está tudo certo. 

Se puder, invista pelo menos mais três fans se seu gabinete suportar, com um inferior e dois superiores, para otimizar o airflow. Mesmo em ambientes com temperatura rondando a 21°C, sempre é bom termos cuidado quando exposto o hardware à sobrecarga, pois o senhor não comentou quanto a procedência da pasta térmica mas isso é um caso a ser pensado só depois de um tempo, geralmente num intervalo de 1 ano ou se sentir que está subindo bastante a temperatura. A fonte está OK, mas só troque se já pensar em upgrade de placa de vídeo. Por fim, não menos importante: como os demais colegas comentaram, acredito que a única preocupação seja mesmo o armazenamento e sobretudo, de não ficar utilizando nem alocando os recursos gráficos ou qualquer elemento de praxe em SSD que é bem sensível. Embora haja relatos de usuários afirmando que usa SSD há um bom tempo sem prejuízo de suas funções, nada garante que a vida útil será a mesma em termos de capacidade escrita/leitura das memórias flashes, razão pela qual se recomenda o SSD reservado ao Sistema Operacional e em certas ressalvas como jogos que dependem exclusivamente do tipo de armazenamento em questão ou se o intuito for preservar e ficar com o mesmo jogo sem a intenção de ficar regravando. Deixe boa parte dos elementos habituais (download, música, aplicativos e utilitários, filmes, documentos, fotografia e elementos visuais, jgoos retrôs e leves, etc etc) no HDD que já é mais do suficiente. Ainda sobre armazenamento, eu teria mais cuidado ainda se ele for M.2 NVMe, de preferência por modelos originais e com dissipador, pois é da natureza dele esquentar mais ainda e por conta disso que se recomenda a refrigeração adequada com fans, dissipadores, cabos e flats bem arrumados e encaixados com "abraçadores", dentre outras medidas possíveis que aumentem a longevidade dos produtos eletrônicos. A questão da capa antipoeira e filtros para gabinete são algumas das possibilidades a serem cogitadas. 

Obs: memórias RAM podem operar em tamanhos diferentes DESDE que da mesma marca/modelo/frequência e volts a fim de evitar incompatibilidades ao sistema ou latência irregular. 

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Recomendação de upgrade para PC com Ryzen 5 4600G, sem focar em GPU

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!