Ir ao conteúdo

Notebook Dell 15 3520 Inspiron novo e lento

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Prezados,

Um amigo comprou um notebook Dell Inspiron 15 3520 ( i5-1235U, 16GB DDR4 (2x8GB) 2666mhz, Intel Irix Xe, 512GB PCIe NVMe M.2).

Chegou ontem e instalamos o W10, porém, notei ele muito lento, foram quase 2 horas apenas para formatar e depois mais uma hora atualizando, mesmo com a .iso do windows atual.

Sendo assim, pensei que poderia ser alguma compatibilidade com o windows e coloquei o W11, novamente outra lentidão, até as telas finais da instalação do W11 estavam lentas.

Ao tentar abrir uma pasta ele carrega como se fosse uma página de internet (Link do vídeo).

Com isso, retornei para o W10 pois ele preferia e estou terminando a configuração, mas a lentidão continua, quase tudo é lento, até para reiniciar.

Ps: Neste momento, ele reiniciou e está atualizando, já fazem uns 40 min e está em 92%.

Alguém já viu algo parecido? Seria um problema ou estes notebooks novos estão "assim mesmo"?

Eu particularmente migrei para lenovo a uns anos por conta de problemas de BGA da Dell.

Link do vídeo: 

Desde já gradeço.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Notebook Dell 15 3520 Inspiron novo e lento
  • Moderador
  • Solução
Postado

O correto é acionar o RMA da DELL pois pode haver problemas de hardware, e abrir ele invalidaria isso.

Já atualizou os drivers de chipset? Já verificou a estabilidade com o AIDA 64? Verifique o SSD M.2

• Curtir 1
Postado

Não sei se é o caso do note do teu amigo, mas é comum em alguns modelos da Dell ( mais comum no entanto nos da linha Alienware ) a instalação do windows ficar lenta caso não seja uma instalação adaptada deles, por alguma razão.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, dxdudex disse:

Prezados,

Um amigo comprou um notebook Dell Inspiron 15 3520 ( i5-1235U, 16GB DDR4 (2x8GB) 2666mhz, Intel Irix Xe, 512GB PCIe NVMe M.2).

Chegou ontem e instalamos o W10, porém, notei ele muito lento, foram quase 2 horas apenas para formatar e depois mais uma hora atualizando, mesmo com a .iso do windows atual.

Sendo assim, pensei que poderia ser alguma compatibilidade com o windows e coloquei o W11, novamente outra lentidão, até as telas finais da instalação do W11 estavam lentas.

Ao tentar abrir uma pasta ele carrega como se fosse uma página de internet (Link do vídeo).

Com isso, retornei para o W10 pois ele preferia e estou terminando a configuração, mas a lentidão continua, quase tudo é lento, até para reiniciar.

Ps: Neste momento, ele reiniciou e está atualizando, já fazem uns 40 min e está em 92%.

Alguém já viu algo parecido? Seria um problema ou estes notebooks novos estão "assim mesmo"?

Eu particularmente migrei para lenovo a uns anos por conta de problemas de BGA da Dell.

Link do vídeo: 

Desde já gradeço.

Não da para chegar a nenhuma conclusão apenas olhando o sintoma. Primeiramente, analise o gerenciador de tarefas e monitor de recursos do próprio Windows, e veja ali em ambas as ferramentas qual é o processo que mais está utilizando o disco. Nos envie prints aqui para analisarmos.

31 minutos atrás, NStão disse:

Não sei se é o caso do note do teu amigo, mas é comum em alguns modelos da Dell ( mais comum no entanto nos da linha Alienware ) a instalação do windows ficar lenta caso não seja uma instalação adaptada deles, por alguma razão.

Trabalhei por quase 2 anos no suporte técnico da Dell, e nunca vi nem ouvi falar disso. Inclusive, nós mesmos analistas usávamos a ISO oficial baixada diretamente do site da Microsoft para fazer uma formatação limpa em casos de problemas. Por mais que a Dell preferisse a utilização da ISO customizada, nós usávamos a da Microsoft exatamente para eliminar todos os bloatwares da Dell e garantir que não era nenhum software pré-instalado que estava causando problemas.

• Curtir 2
Postado

Vi casos assim no estrangeiro ( relatos e vídeos ), não são comuns no entanto, e parecem ser em máquinas mais recentes. Como eu disse antes, não sei se é o caso do companheiro precisando de ajuda, mas se houve sequer um caso assim, é importante deixar observado, especialmente numa era em que se tem uma certa quantidade de empresas com práticas não muito legais em termos de software.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Obrigado pelas respostas! Por garantia, retornei para o W11 pois no site do fabricante os drivers disponíveis são apenas para ele.

@Mr. Caio Augusto Estou anexando o print do AIDA, todos os driveres atualiados e instalados pelo assistente da Dell, firmware também.

@GabrielLV Prints das telas em anexo, algumas quesitos se mantem estáveis, como qualquer sistema normal, porém a lentidão piorou. No monitor de recursos, na aba de memória as falhas ficam alternando como pode ver. Tem horas que fica em 5, 6, mas pula para centenas se abro algum programa, nesta hora do print havia aberto a ferramenta de corte.

A todo momento atualmente ele apresenta alguma lentidão, um pequeno travamento e algumas vezes a mensagem "Não respondendo".

@NStão  Lembro de ver algo do tipo a muitos anos, mas foi em um servidor  t140, por algum motivo só funcionava bem com o server 2019 essential que veio com ele, em mídia física. Mas depois disso, nunca mais ouvi falar, inclusive a iso que utilizei baixei direto da MS pelo link informado na Dell (é a iso padrão mesmo).

Prints:

Aida64.png

Captura de tela 2025-06-07 220054.png

Captura de tela 2025-06-07 220937.png

Captura de tela 2025-06-07 221017.png

Captura de tela 2025-06-07 221748.png

• Moderador
Postado

@IDudeX O número de falhas graves não indica que é uma falha grave (apesar do péssimo nome). Ele indica que existem recursos que estão utilizando a memória virtual (um arquivo especial do SSD que é usado como memória RAM) em vez da memória RAM, sendo que isso geralmente acontece quando alguma aplicação precisa de mais memória, e quando não tem disponível, ele utiliza a memória virtual.

Isso não deveria estar acontecendo, principalmente porque o uso de RAM está bastante baixo...

Eu reparei que você possui alguns serviços da Dell instalados, que vem por padrão quando usamos a ISO customizada da Dell.

Você tem certeza de que a formatação foi feita usando a ISO oficial da Microsoft, e não da Dell?

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

image.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@GabrielLV  Sim, ambas as imagens .iso foram baixadas diretamente do site da Microsoft, por meio do link informado.

É possível que esses serviços da Dell tenham sido instalados automaticamente após a configuração do "Dell SupportAssist".

Esse programa baixou e atualizou alguns drivers. Além disso, fiz a instalação "manual" do driver de áudio e do chipset.

No entanto, já apresentava lentidão antes das instalações.

EDIT: Recomendei a devolução, o RMA da Dell basicamente queria cobrar pelo suporte avançado para dar uma posição. 

Como ainda estava no período de arrependimento, foi solicitado a devolução. Porém até hoje (21/06) não responderam com o código de envio.

Enfim, muito obrigado a todos!

• 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!