Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
agora, Seu M4drug4 disse:

Acho que não é o pendrive porque, como citei antes, ele funciona perfeitamente na porta usb-a da esquerda. Também funciona sem problemas com outro computador.

Isso me faz lembrar de algo interessante:
Eu tenho dois pendrives comigo no momento. Um deles é Kingston, e tem mais de 14 anos de idade. O outro é um Multilaser, de apenas alguns meses de uso. O Kingston funciona em qualquer porta USB onde eu o conectar (até mesmo as que estejam avariadas, e fornecendo tensão um pouco mais baixa do que a padrão). O Multilaser só funciona em portas USB 100% funcionais.

Pensei que poderia ser o seu caso, mas o que você diz faz mais sentido.

• Membro VIP
Postado
Em 05/08/2025 às 11:12, Seu M4drug4 disse:

O pendrive que estou usando é kingston data traveler, comprado em 2017.

Faz pouco sentido que o problema seja o pendrive, então.

Se vai procurar se adaptar ao notebook, você pode usar uma HUB USB.

• Curtir 1
Postado

Eu já tinha testado a porta usb-a que dá bug com o pendrive usando um teclado e um mouse, que funcionaram sem problemas.

Recentemente também testei a mesma porta com 3 smartphones android, conectei e desconectei os aparelhos várias vezes, copiei quase 16 gb de dados para 2 dos telefones e 26 gb para o terceiro, e tudo funcionou como deve. Além disso, testei o pendrive com 12 portas, algumas usb 2.0 e outras 3.0, de um computador desktop e o sistema demorou pra reconhecer o pendrive quando conectado a uma delas, reportando erros no log do kernel. Precisei desconectar e reconectar o pendrive algumas vezes até o sistema finalmente reconhecê-lo. Esse pendrive já dava problema com portas usb 3.0 de outro laptop, com o qual era sempre detectado como um dispositivo usb 2.0. Como eu não tinha outro pendrive usb 3.0 pra testar, eu sempre achei que a falha estava nas portas usb 3.0 do laptop.

Parece que o problema não é a porta usb do lenovo, mas algum bug bizarro e intermitente com esse prndrive. Por isso decidi não acionar a garantia do laptop.

• Curtir 2
Postado
Em 13/07/2025 às 17:54, Seu M4drug4 disse:

O lenovo chegou hoje. A cpu é extremamnente capada. Nas especificações da intel diz que a frequência máxima é 4,6 GHz, mas mal passa de 3 GHz sob stress.

Depois de poucos minutos cai pra 2,5 GHz por causa da alta temperatura. Ou seja, cpu throttling escandaloso (fora o barulho bem alto da ventoinha durante stress). A cpu é o problema mais sério que percebi até agora. A tela, apesar de ser ips, tem cores meio desbotadas. A carcaça de plástico não é lá essas coisas. O teclado afunda um pouco quando digito com um pouco mais de força. A tampa também afunda um pouco, mesmo com pouca pressão. Pelo menos é muito melhor que a carcaça de um lenovo g400s touch que usei por uns 10 anos, que começou a literalmente se desmanchar depois de alguns anos, e quebrou nas duas dobradiças. Logo vi que o preço estava meio estranho pra um laptop com a cpu que ele tem e 16 gb de DDR5. Na prática é como comprar um laptop com outra cpu muito mais fraca que a i5 13420h.

Voltando só pra comentar que, após 3 atualizações do driver de vídeo e algumas atualizações do SO, as cores da tela estão boas no Win11 mesmo com as configurações padrão do software de configuração da intel instalado junto com o driver. No Linux as cores sempre foram boas, sem a necessidade de nenhum ajuste.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Qual desses laptops em torno de R$ 3.000,00 é melhor? Acer, Lenovo ou Vaio?
  • Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Voltando só pra comentar que, após 3 atualizações do driver de vídeo e algumas atualizações do SO, as cores da tela estão boas no Win11 mesmo com as configurações padrão do software de configuração da intel instalado junto com o driver. No Linux as cores sempre foram boas, sem a necessidade de nenhum ajuste.

Como está o uso do Intel Graphics Software?
Baixou os drivers através do site do fabricante ou deixou o Windows Update procurar?

Postado

Uma vez atualizei o driver de vídeo pelo software da intel que acha e instala atualizações (também atualizei drivers do bluetooth e do wi-fi por ele).

As outras atualizações instalei manualmente baixando o driver do link a seguir, pois elas ainda não estavam disponíveis pelo software da intel.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/785597/intel-arc-iris-xe-graphics-windows.html

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...