Ir ao conteúdo

Tentando ressuscitar sucata de bateria selada 12V 5Ah

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Ganhei uma bateria velha do João que iria ser encaminhada para reciclagem porque foi considerada morta.

O canal do YouTube dele é este:

https://www.youtube.com/@CanalJoch

Primeiro eu dei uma lavada por fora para deixar mais limpa e arranquei uma etiqueta que estava por cima da bateria, a qual não escondia nada, depois eu fiquei pressionando as partes da tampa até achar um ponto em que o plástico cedia, não estava firme, neste ponto devia haver pouca cola, ai eu fui empurrando uma faca afiada no vão entre a tampa e a carcaça.

Para quem olha nem dá para perceber que existe um vão ali porque na fábrica a bateria foi selada justamente para que ninguém abrisse ela e tentasse fazer o que eu vou tentar fazer.

O objetivo dela ser selada é para evitar que curiosos tentem fazer a manutenção e depois descartem o material em local impróprio contaminando o planeta, retirando a bateria do ciclo de reciclagem.

Usando uma espátula de dentista fui forçando o plástico até conseguir levantar ele um pouco:

1.jpg.17e7f9d8e6f24f64e69faa460a86e710.jpg

O que exibiu parcialmente como é a tampa que foi colada. Aproveito para mostrar que a bateria foi fabricada em setembro de 2011 e agora deve estar contando com seus quase quatro anos de vida que deve ser o tempo médio de duração da vida útil deste tipo de bateria.

Depois na sequência eu usei uma faca de cozinha bem afiada com o perfil arredondado para ir forçando a tampa aos poucos, em torno de todo o contorno dela:

3.jpg.18dfc8dc5a7f4213e39eab039be23d19.jpg

Se o fabricante coloca pouca cola, fica fácil de soltar a tampa mas, neste caso, colocaram bastante cola e a tampa se fundiu à carcaça, ficou selada mesmo e deu bastante trabalho para ir soltando sem quebrar a tampa:

2.jpg.1bf66e3f5603930c79ffb6e0db084351.jpg

Bem lentamente fui inserindo a faca e forçando a quebra do plástico na parte colada até descolar parcialmente a tampa:

5.jpg.9cad36dec0bd80acc83d9cefe8549ed7.jpg

onde pude observar que no lugar dos dois respiros de ar tem uma parte da tampa que avança dentro da bateria.

4.jpg.4d81700a6af72fdae77080d0b774ffd3.jpg

Finalmente com a tampa aberta, dá para ver que a cola fundiu mesmo a carcaça com a tampa. Ouvi dizer que tem gente que faz os furos sem remover a tampa, eu particularmente prefiro remover para tentar fechar depois de fazer o serviço.

A próxima etapa foi remover a espuma branca em volta da tampinha de borracha:

6.jpg.fb6f875ba8db0eb544ffacb13b3a0321.jpg

Para depois remover a tampinha:

7.jpg.aefdde961f4905d639b8129a1587571b.jpg

Após remover todas, deu para ver o interior da bateria seco:

9.jpg.a8aa8cb217ed6443855285a011f1c812.jpg

Pelo que sei este tipo de bateria tem uma esponja dentro onde o ácido fica armazenado, diferente das baterias de carro que vaza o ácido se virar de ponta cabeça.

Agora vem a parte fácil que é completar com ácido de bateria, eu já usei ácido de baterias condenadas depois de filtrar no papel de filtro de café e tive bons resultados, como meu estoque de ácido usado acabou, peguei um que comprei novo em 2017, próprio para ativar bateria nova de motocicleta. 

Utilizei uma pipeta de plástico que comprei em loja de essências por R$ 0,30:

10.jpg.7c86e255c1c3ce710ebe106a2d724a4d.jpg

Não tem uma medida certa para cada buraco, fui completando até o ácido ser absorvido e aparecer uma pequena lâmina sobre a placa interna, ai conforme a espuma interna ia absorvendo eu colocava um pouco mais.

Antes de abrir a bateria ela marcava 4,70V e após completar o ácido ela passou a marcar 7,82V o que não foi o suficiente para ligar o medidor:

8.jpg.9d461b79944c5732d11edd6340067979.jpg

Agora vou esperar um dia para que o ácido se estabilize ou se distribua melhor dentro da bateria.

O que eu não sei é se amanhã apenas dou carga comum ou se faço o procedimento de dessulfatação.

Acho que primeiro vou dar carga, medir, deixar descansar mais um dia e depois fazer a dessulfatação para medir de novo e ver se deu diferença ou não.

• Membro VIP
Postado

No dia seguinte, após completar o ácido, completei um pouco os níveis porque estavam diferentes, provavelmente uma ou outra célula absorveu mais que as outras.

A medição subiu para 9,86V e foi o suficiente para ligar o aparelho de medição mas, não o suficiente para realizar a medição.

Comecei a carga comum às 16:00h, a tensão subiu para 10,9V. Às 22:00h marcava 10,62V e no dia seguinte às 07:00h 10,58V. desliguei o carregador e tensão da bateria baixou para 8,9V.

Tudo indica que ela não ressuscitou com a carga comum e dei início a reparação com o dessulfatador.

Depois de duas horas nada mudou e vou deixar dessulfatando até amanhã. Observei que durante a dessulfatação não ocorreram pequenas bolhas de ar igual ocorre nas baterias de carro.

• Membro VIP
Postado

Continuando agora na fase da dessulfatação:

Com 12hs a bateria passou a medir 11,87V.

Com 24hs ela mediu 13,87V.

1.jpg.df9f60e1b412e32a469eb2d16786e59f.jpg

Detalhes da situação após estas 24hs; na seta azul a célula secou, na seta vermelha a célula além de secar também vazou um pouco para fora. As demais células permaneceram no mesmo nível.

O que significa isso eu não sei. A que vazou dá para ver que existe oxidação visível como no detalhe abaixo:

oxi1.jpg.90d9cc511f6269d825a52124e4dbf7ca.jpg

Em comparação com as demais:

oxi2.jpg.49c5de9b55c345df4df9a6592beec47d.jpg

Nesta aqui tem um pouco de oxidação.

Ainda com a bateria quente eu fiz a medição com o aparelho escolhendo a menor graduação disponível de 100:

2.jpg.e1be32a71bff5f6bba751d443776e6f6.jpg

E deu CCA 22.

3.jpg.58340a940f1935fbaa99a15bbbcb9475.jpg4.jpg.c889b34248614bab3c49e29e156c7cea.jpg5.jpg.00e84ed86af10015d8c627bc4783b5e4.jpg6.jpg.36f65232ff2473a0d1c84470ff7b0682.jpg

só 5 %; SOC 98 %; R 117.39 e VOL 12.6V. o que significam os números eu não sei, só sei que está indicando 12,6 V e que tem resistência de 117.39 milihoms. As porcentagens eu não sei o que são.

Depois eu completei às células que estavam secas e passei um paninho para limpar a superfície:

7.jpg.f66fba941ebbbbbad32f11e63c1318cc.jpg

Eu não limpei antes porque sabia que podia vazar e assim faria apenas uma limpeza.

A próxima fase agora é deixar descansar por 24hs e fazer uma nova medição antes de recolocar as tampinhas e a tampa principal.

Eu não tenho um parâmetro de comparação para saber como ela estava antes quando nova e assim saber se a dessulfatação fez ou não alguma diferença.

Sei que estava morta e agora está viva mas, não sei se suficientemente viva a ponto de ter o mesmo desempenho de antes.

• Membro VIP
Postado

Após 24hs de descanso ela mediu 9,88V e quatro dos seis vasos estavam secos, sem o ácido aparente. Completei os vasos e dei mais 24hs de descanso e religuei o aparelho na função pulso, desta vez usei um medidor de consumo de energia que registrou os seguintes dados:

Tempo; 16:07h

Consumo R$ 0,31 à R$ 0,83 o KWh

0.381 KWh

6,5 Lo

29,3 Hi

13V

Na primeira dessulfatação o aparelho com 24hs estava na função de pulso e agora na segunda ele mostrava Full com a ventoinha ligada. Isso significa que o consumo elétrico não foi constante nas 24hs porque só marcou 16h de consumo. Como não medi o consumo da primeira vez, não tenho parâmetro de comparação.

No outro aparelho mediu, ainda com a bateria quente e após completar três vasos secos; Vol 12,82V, CCA 16, 159,44 milihoms, SOC 98 %, só 3 %.

Na outra vez notei que a bateria demorou bastante para voltar a esfriar ou ficar na temperatura ambiente, imagino eu que ela manteve o calor por mais tempo porque estava consumindo a energia elétrica em algum processo de resistência interna, ou pode ser porque apenas demorou mesmo para esfriar.

De qualquer forma, dei uma limpada nela, tampei os vasos e amanhã volto a medir para ver como ficou.

A princípio essa bateria não tem mais condições de voltar a operar, ela parece que está de volta ao mundo das baterias vivas mas, acho que a tensão vai cair de novo porque deve ter células danificadas sem recuperação. Veremos amanhã.

No quesito gastos; usei até agora cerca de 60ml de ácido e devo ter gastado no máximo 1KWh ou menos de um real de energia elétrica, já o tempo, foram vários dias de muita alegria vendo tudo acontecer. Risos.

• mês depois...
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Deixei a bateria parada, sem fazer mais nada e depois de praticamente um mês, a bateria está medindo 7,75V. Eu não sei onde deixei o aparelho de medir para comparar os outros resultados mas, tudo leva a crer que permaneceu no mesmo estado anterior e nada mudou, ou seja, não foi possível ressuscitar a bateria, só falta agora determinar se é por causa da química dela que deteriorou ou se o método de tentativa de recuperação é inadequado, tipo: não se completa com ácido e sim com água destilada ou algum outro material.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...