Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite, ultimamente estou tendo problemas com conexão de internet, principalmente quando o assunto é download de arquivos muito pesados, que costumam demorar horas para ser instalado. Estou sem dinheiro atualmente para comprar roteadores ou outros tipos de aparelhos que ajudam a melhorar e fortalecer o Wifi, por isso gostaria de saber se existe alguma configuração do próprio Windows ou algum programa que pudesse ajudar o meu PC a ter uma internet mais rápida e melhor.

• Moderador
Postado

@D4k Primeiramente temos que analisar se existe um problema e qual é exatamente. Não da para sugerir procedimentos nem mesmo compra de aparelhos sem antes analisar corretamente o cenário.

O problema ocorre só no aparelho que você usa, ou na casa inteira?

Se for só no seu aparelho, ele é um computador ou notebook?

Ele está conectado a internet via cabo ou via wifi?

Qual a distância do seu aparelho até o modem de internet?

Qual o plano de internet contratado?

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV

1-O problema ocorre na casa inteira 
2-Computador
3-Via Wifi
4-Aproximadamente 4,28M de distância
5-Tenho um plano de internet da Claro Net Virtua de 200 Megas, mas na maioria das vezes eu só recebo cerca de 60-75 Megas e raramente eu alcanço 160 Megas de internet

• Moderador
Postado
3 horas atrás, D4k disse:

@GabrielLV

1-O problema ocorre na casa inteira

20 horas atrás, D4k disse:

gostaria de saber se existe alguma configuração do próprio Windows ou algum programa que pudesse ajudar o meu PC a ter uma internet mais rápida e melhor.

Se o problema ocorre na casa inteira, então não vai ser uma configuração do Windows de um PC específico que irá resolver. O problema está na rede e especificamente no modem/roteador da operadora, e não no Windows.

3 horas atrás, D4k disse:

3-Via Wifi
5-Tenho um plano de internet da Claro Net Virtua de 200 Megas, mas na maioria das vezes eu só recebo cerca de 60-75 Megas e raramente eu alcanço 160 Megas de internet

Veja na etiqueta do modem da internet qual é a marca e o modelo dele, e nos envie aqui para analisarmos.

O WIFI por padrão na maioria das residências utiliza a rede de 2,4GHz (WIFI 4), que possui diversas limitações sendo a principal delas o download, que raramente irá passar de 80 "megas" (leia-se Mbit/s), independente do plano da sua operadora ser de 200 ou até mesmo 1000 Mbit/s, a limitação do WIFI a 2,4GHz será sempre aproximadamente 80Mbit/s.

A solução para este caso é verificar se o modem/roteador da sua operadora e também os aparelhos da sua casa são compatíveis com a rede de 5GHz (WIFI 5 ou superior), que possui um limite teórico bastante superior ao do WIFI 4.

Se o modem/roteador da sua operadora for compatível com WIFI 5, você precisa se certificar de que os aparelhos também são compatíveis com WIFI 5. Se não forem, não há o que fazer. E mesmo no caso do computador, a placa de rede dele tem que ser compatível com WIFI 5.

Postado

@GabrielLV  O Modem é o Arris TG1692A, ele possui 2 redes de Wifi(2.4GHz e o 5GHz) e aqui em casa todos os aparelhos suportam as duas conexões. O único porém é que ele fica deitado, mas não sei se isso pode influenciar muito

Uma Observação: Em relação a internet a cabo, no meu quarto possui um espelho que dentro dele existe um cabo igual que esta ligado ao do Modem, vi algumas pessoas comentando que esse cabo pode ser de TV mas também poderia ser para colocar o Modem em outros lugares. Esse mesmo espelho aparece em todos os outros cômodos da casa. Aqui vai uma foto dele:

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 22.44.59_54acfeef.jpg

• Moderador
Postado
14 horas atrás, D4k disse:

O único porém é que ele fica deitado, mas não sei se isso pode influenciar muito

Sim, isso influencia diretamente no alcance das antenas internas. Este aparelho deve ser usado em pé, tanto é que isso consta no próprio manual:

https://configuraraparelhos.claro.com.br/arris/tg1692a/primeiros-passos/como-instalar-o-modem-wi-fi

14 horas atrás, D4k disse:

vi algumas pessoas comentando que esse cabo pode ser de TV mas também poderia ser para colocar o Modem em outros lugares. Esse mesmo espelho aparece em todos os outros cômodos da casa

Este é o cabo coaxial. Ele serve tanto para levar sinal para a TV quanto para levar sinal para o modem. Tanto é que o próprio modem possui um conector para cabo coaxial:

image.png

Eu não sei te dizer se você pode mover o aparelho livremente entre os pontos. Vale a pena testar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...