Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com um Aiwa nsx v700 aqui, e ele está com a iluminação geral fraca. Tanto o display, como os leds.

Já troquei alguns capacitores da fonte, mas nada de resolver. 

A tensão no display está em -18v, e vi em outros posts que o correto seria entre -28 a -30v.

Alguém  teria uma ideia? 

• Coordenador
Postado

@Romes Geralmente quando a tensão negativa esta baixa (-28V), é por conta de um dos capacitores de filtra dessa linha, são 3 e eu sempre trocava os três então não sei te dizer qual é o que provocava isso 😁.

São os C141, C142 e C143. abaixo eu indiquei onde eles estão na placa e no esquema....

Fonte aiwa.png

Abaixo localização deles no esquema:

Esquema fonte.png

Tem um de 10uF/50V na linha dos 12V que também fazem os Leds ficarem com baixa luminosidade:

Fonte Led.png

Cap Led.png

Espero que te ajude a desvendar o defeito desse seu ai...

Só lembrando que esse display é uma válvula e com o tempo ela vai enfraquecendo...

• Curtir 1
Postado

@BCP Fui conferir aqui, mas to achando que talvez o manual de serviço não seja esse, pois os c141 e c142 aqui são 100/25, e não 47/50.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Romes disse:

@BCP Fui conferir aqui, mas to achando que talvez o manual de serviço não seja esse, pois os c141 e c142 aqui são 100/25, e não 47/50.

De qualquer forma, troquei todos eles, mas o defeito persiste.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Depois da troca deles a tensão subiu para perto dos -27V? Ou continua como estava antes (-18V).

Se teve alteração, o display pode estar fraco...

Postado

@BCP Continua em -18v.

Se fosse só o display que estivesse fraco, eu até me conformaria, mas todos os leds do aparelho estão. Os dos tapes e da gaveta de CDs mal da pra notar na claridade.

• Coordenador
Postado

Você esta colocando ele na tensão de rede correta?

Verifique na escala de AC em seu multímetro, como estão as tensões no conector do cabo que vem do trafo, WH121.

O pino 4 é o comum.

Postado

@BCP Sim, inclusive testei ele nas três faixas de corrente que ele tem, e não há alteração. A potência e qualidade do som também estão normais.

Vou fazer essa verificação no trafo. 

Obrigado até aqui.

• Coordenador
Postado

Trabalhe na área que circulei em vermelho, ela é a responsável pela tensão negativa que vai para o processador do display,Verifique o zener os transistores e possíveis resistores alterados... 

Area.png

• Curtir 1
Postado

@BCP As correntes no trafo estão 1v abaixo do informado no manual, respectivamente 28.9 e 14.5.

Com relação a essa área em vermelho, acho que já troquei quase tudo que se deveria trocar, e também conferi os resistores.

Será que essa diferença de 1v seria capaz de provocar isso?

Valeu demais pela ajuda.

Postado

@BCP Pois é, e acredito que ele também controle os leds, já que parece não haver outra explicação para essa baixa na iluminação. A corrente nos leds é de 2.5v.

Enfim, eu restaurei esse som inteiro, e está em ótimo estado, faltou somente essa questão. 

Como pretendo ficar com ele, vou torcer para aparecer no futuro uma carcaça com essa placa frontal kkkk

Muito obrigado por todas as dicas, e pelo tempo despendido em me ajudar.

Abraço!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...