Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu estou montando um setup novo, terei um 9700X e a placa de vídeo será decidida futuramente, mas ficará entre a 5070/5070 Super/9070 XT. Tendo isso em vista, eu estou bem duvidoso acerca da fonte, um amigo meu da área de T.I. falou para eu comprar logo uma de 1000W mas acho muito overkill pra esse setup, porém tenho receio da minha impressão estar errada. A Core Reactor II de 850W segura esse setup sem problemas? E sem ser ela, quais outras fontes seriam boas opções de compra também?

• guilherme_dr alterou o título para Fonte XPG Core Reactor II 850W segura setup com Ryzen 7 9700X e futura GPU?
Postado

@Pedro Carreiro O Ryzen 9 9700X tem um TDP estimado de ~120W, e as placas de vídeo que você mencionou, RTX 5070, 5070 Super, etc, têm consumo entre 250W e 300W no pico. Com outros componentes (placa-mãe, SSDs, ventoinhas), o consumo total do seu setup vai girar ali entre 450W e 550W em carga máxima. Ou seja, uma fonte de 850W já vai trabalhar com uma margem excelente de sobra, operando por volta de 60–70% da capacidade, que é uma a faixa ideal de eficiência, estabilidade e durabilidade.

Então sim, a XPG Core Reactor II 850W é mais do que suficiente para esse setup, mesmo que você opte pela placa mais pesada entre as listadas. A Core Reactor II é uma excelente fonte, 80 Plus Gold, full modular, com capacitores japoneses, proteções completas (OCP, OVP, SCP, etc.) e ótima reputação em reviews técnicos. Se você achá-la por um bom preço, é uma compra muito segura.

Sobre a recomendação de fonte de 1000W, ela não é errada, mas é exagerada para o que você pretende montar, a não ser que você pense em fazer overclock pesado em CPU+GPU (Não faça isso), ou trocar no futuro para algo como uma RTX 5090 ou 4090, aí sim valeria. Mas para o que você descreveu, 850W cobre tudo com margem de sobra.

Eu estava olhando algumas outras alternativas, mas algumas estão mais caras do que a Core Reactor II, mas aqui tem algumas 3 que também são boas:

MSI MAG A850GL, 850W, 80 Plus Gold

Corsair RM850x / RM850e

Cooler Master MWE Gold V2 ou V3 850W

Todas essas são fontes confiáveis, com eficiência Gold, proteções sólidas e capazes de aguentar qualquer uma das GPUs que você mencionou.

Postado
13 horas atrás, Pedro Carreiro disse:

mas ficará entre a 5070/5070 Super/9070 XT

Uma boa fonte de 850w já será mais do que suficiente, entre as placas citadas a RX 9070XT seria a que consome mais energia, porém a exigência para ela seria de pelo menos 700w.

https://www.techpowerup.com/review/sapphire-radeon-rx-9070-xt-nitro/41.html

falou para eu comprar logo uma de 1000W

As vezes é melhor perguntar ao vizinho do que para esses técnicos de TI, que na maioria das vezes não sabem e sempre mandam comprar fontes de exagerada potência.

A Core Reactor II de 850W segura esse setup sem problemas?

Sim, tranquilamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...