Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do horário que você estiver vendo esse post, tudo bem?

Então, indo direto ao ponto, aqui onde moro costuma cair a energia de vez em quando e, principalmente, ocorre de forma até que frequente a oscilação de energia.

Recentemente comprei um notebook, o Lenovo LOQ-E com RTX 3050 (uma máquina mais potente do que qualquer outra que já toquei em minha vida, por sinal) e pensei: "Hmm, será se isso pode impactar negativamente no meu note?

Então, aqui vai minha dúvida: há algum risco para o notebook, em específico, ao deixar ele conectado na tomada, levando em consideração a oscilação de rede que é relativamente frequente? Se sim, o que posso fazer para evitar qualquer possível problema? Vi sobre filtros de linha e etc, até vi um que é só uma tomada, chamado de "pocket", mas pelo pouco que vi ele não protege quando o assunto é oscilação né?

Então, levando em consideração que estabilizadores não são tão recomendados, o ideal seria um no-break? Pelo pouco que pesquisei, parece bem caro...

Desde já agradeço pela ajuda 🙂

Screenshot_2025-08-23-17-57-41-866_com.amazon.mShop.android.shopping.thumb.jpg.03b29fb29071182c7914e5d853355d52.jpgScreenshot_2025-08-23-17-58-17-661_com.amazon.mShop.android.shopping.thumb.jpg.de7d6bafa587a84d920807ec54df6e02.jpg

Postado
28 minutos atrás, S A disse:

Recentemente comprei um notebook, o Lenovo LOQ-E com RTX 3050 (uma máquina mais potente do que qualquer outra que já toquei em minha vida, por sinal)

Esse notebook não veio com a bateria?

• Moderador
Postado

@S A

Um no-break é feito apenas para manter o computador ligado em caso de queda de energia (o que um notebook já faz por si só), e não para proteger o computador contra surtos de tensão (embora muitos possuam proteção contra surtos integrada.) Caso esteja procurando por proteção contra surtos, um bom filtro de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS) será suficiente, em conjunto com DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.

• guilherme_dr alterou o título para Devo utilizar filtro de linha ou no-break para proteger meu notebook?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...