Ir ao conteúdo

PC Ryzen 7600X e AG400, Gigabyte B840M e 32GB RAM para usar com RTX 2060, vale?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Quero saber se essa configuração está equilibrada para entrar no AM5? Os marcados em negrito eu já tenho porque faz parte do meu pc atual e pretendo continuar usando por enquanto.

placa-mãe Gigabyte B840M AORUS ELITE WIFI6E (R$ 1.777,77)

Processador AMD Ryzen 5 7600X (R$ 1.521,73)

Air Cooler DeepCool Gammaxx AG400 PLUS (R$ 189,90)

Memória DDR5 Kingston Fury Beast, 32GB (2x16GB), 5600Mhz (R$ 882,34)

Fonte Corsair CX Series CX650, 650W, 80 Plus Bronze

GeForce RTX 2060 6G

SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280

Gabinete Gamer Mancer Narok V2

orçamento de 5.000 +-

• Zalgo alterou o título para PC Ryzen 7600X e AG400, Gigabyte B840M e 32GB RAM para usar com RTX 2060, vale?
Postado
1 hora atrás, Nervatan disse:

placa-mãe muito cara para um "PC de entrada" (na categoria), o chipset B840 não tem PCI 5.0 para o NVMe e só tem 4 portas USB, ou seja, é até pior que o B650, sem nenhuma vantagem pelo custo maior, segundo a Corsair é para "PC da secretária". 😜 

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, 1lokos disse:

placa-mãe muito cara para um "PC de entrada" (na categoria), o chipset B840 não tem PCI 5.0 para o NVMe e só tem 4 portas USB, ou seja, é até pior que o B650, sem nenhuma vantagem pelo custo maior, segundo a Corsair é para "PC da secretária". 😜 

Eu não sabia disso 😅 esse comentário foi certeiro, obrigado

Postado

1lokos escreveu parte do que ia dizer. O chipset B840 é simples, veja a tabela de chipsets e suas características LINK

Muito cara. Como as placas mãe B840, B850 e x870/x870E ainda são novidade no mercado brasileiro, o preço se encontra inflado.
Essa Gigabyte a que está interessado por exemplo, apesar de a marca ter colocado wifi e bluetooth, não possui um simples pcie 5.0, nem do pcie x16 nem nos M.2.

Como um contraste temos a B850M GAMING X WIFI6E, melhor em tudo e custando 1.649 LINK

E como exemplo de entrada temos a MSI PRO B650M-P por 909 reais LINK
Essa não tem wifi e bluetooth, mas possui preço justo.

Processador AMD Ryzen 5 7600X (R$ 1.521,73)

Esses valores são à vista?
Produto de entrada seria o Ryzen 5 7600, que está custando 1.279 LINK
O preço que está pagando no 7600x dá para comprar um 9600x LINK

Memória DDR5 Kingston Fury Beast, 32GB (2x16GB), 5600Mhz (R$ 882,34)

Essa 2x16 6000mhz Corsair está mais barata, 825 reais LINK

• Curtir 1
Postado

@1lokos então poderia pegar essa? É uma escolha superior? https://www.terabyteshop.com.br/produto/22809/placa-mãe-gigabyte-b650m-aorus-elite-chipset-b650-amd-am5-atx-DDR5

4 minutos atrás, Crixus Champion disse:

O preço que está pagando no 7600x dá para comprar um 9600x LINK

Essa 2x16 6000mhz Corsair está mais barata, 825 reais LINK

eu vi sobre esse processador 9600x por causa da build mais acima que me recomendaram, tambem achei melhor pegar esse 9600x. Essas Memórias eu tava procurando tambem kk não tava achando uma de 6000mhz por menos de 1000

Postado
13 minutos atrás, Nervatan disse:

Essa está com preço justo, boa opção nessa faixa de preço, porém não tem wifi e bluetooth, caso faça questão. Fico pensando que queria tais recursos por estarem presentes na placa que pesquisou inicialmente.

A B840 que pesquisou inicialmente devia custar 1.200 para compensar. 

Falando em preços, eles sofrem oscilações absurdas diariamente, precisa fiar de olho se quiser poupar. 

EDIT: A Gigabyte B650M Aorus Elite foi de 1300 para 1800.
O valor de 1.800 é ruim. 

Postado
24 minutos atrás, Crixus Champion disse:

EDIT: A Gigabyte B650M Aorus Elite foi de 1300 para 1800.
O valor de 1.800 é ruim. 

essa variação de preço desanima demais. parece bolsa de valores tá doido

Postado
1 minuto atrás, Nervatan disse:

essa variação de preço desanima demais. parece bolsa de valores tá doido

Sim, grupos do telegram são um bom lugar para ver promoções. Todo canal de hardware do youtube como Peperaio Hardware, Guiga Tech Games, TJ Gaming, etc tem grupo de ofertas.

Aparentemente você também busca uma bela estética na placa-mãe, já que se interessou somente por aorus. Uma pena a oferta de 1.300 ter sido encerrada na B650M Aorus Elite, mas sempre volta. 

Postado
26 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Aparentemente você também busca uma bela estética na placa-mãe, já que se interessou somente por aorus. Uma pena a oferta de 1.300 ter sido encerrada na B650M Aorus Elite, mas sempre volta. 

Não ligo muito para estética, é que meu irmão comprou também uma aorus elite (para intel) e tá funcionando bem até hoje, e parece ser muito confiável essa linha da gigabyte pelo que pesquisei. Mas se houver uma placa melhor até 2 mil estou aberto a recomendações.

• Solução
Postado
20 horas atrás, Nervatan disse:

Não ligo muito para estética, é que meu irmão comprou também uma aorus elite (para intel) e tá funcionando bem até hoje, e parece ser muito confiável essa linha da gigabyte pelo que pesquisei. Mas se houver uma placa melhor até 2 mil estou aberto a recomendações.

Precisa ver cada modelo em particular, e não a linha Aorus como um todo. A Gigabyte B550M Aorus Elite por exemplo, é um produto ruim pelo preço em que é vendido. Mas no geral a linha Aorus costuma ser boa.

Quando se fala em placas mãe de até 2 mil, devemos considerar os recursos que a Placa oferece, pois preço, desempenho e recursos devem andar juntos, e há muitas "armadilhas" nos modelos disponíveis.
O pcie 5.0 por exemplo, é um recurso que pode estar ou não presente no slot da Placa de Vídeo (slot pcie x16) e do SSD NVMe (slot M.2).

Pcie 5.0 é um barramento com maior largura de banda em relação ao Pcie 4.0. Veja essa tabela com os valores, onde x4 se refere ao slot do SSD NVMe e x16 ao slot da Placa de Vídeo.

A Gigabyte B650M Aorus Elite que foi de 1.300 para 1.800 não o possui no slot da Placa de Vídeo, mas somente em um de seus dois slots M.2. Mas adianto que placas mãe que o possuem também no slot da Placa de Vídeo costumam custar por volta de 1.800. 

Recomendo sempre olhar a descrição de cada Placa, porém aquelas de chipset B650E (variante do B650), x670E, x870 e x870E sempre terão pcie 5.0 no slot da Placa de Vídeo, além de em um ou mais slot M.2

Há algumas exceções de B650 e B850 com pcie 5.0 também no slot da Placa de Vídeo... por exemplo a ASRock B650 Steel Legend Wifi, além de algumas Colorful (importante ler descrição, não são todas), e também as B850 mais próximas aos 2 mil reais, mas não todas (novamente, sempre ler descrição).
Abrindo um parênteses para falar dessas "algumas Colorful", a Terabyte vendeu diversas, mais de um modelo, por 9xx reais até há poucos dias. No momento estão sem estoque. Há um possível receio quanto à marca por não haver testes em grandes sites e canais, mas no papel as placas são excelentes em vrm e recursos.

O que a ausência do pcie 5.0 implica no slot M.2?
Caso venha a utilizar um SSD NVMe pcie 5.0, também referido como gen 5, que possui velocidades de leitura de até 14.xxx mb/s (nunca vi um que chegasse a 15.000 nas lojas, no máximo 14.900 mb/s) em um sistema pcie 4.0, toda essa velocidade irá cair na casa dos 7.xxx mb/s, o que já é extremamente rápido.
Colocando o mesmo NVMe gen 5 em um sistema 3.0, a velocidade ficará na casa dos 3.xxx mb/s.

O que a ausência do pcie 5.0 implica no slot da Placa de Vídeo?
Essa é complicada de responder com exatidão. Os gurus bons do hardware sempre testaram e provaram que nada muda, como por exemplo nesse teste do Gamer Nexus, em que vemos a RTX 5090 tendo o mesmo desempenho em pcie 3.0, 4.0 e 5.0.
Essa questão perdurou também quando surgiu o 4.0, que foi muito comparado com 3.0, e sempre havendo conclusões de que nada mudava.

Mas recentemente notou-se que Placas de Vídeo com 8gb de memória de vídeo podem perder desempenho uma vez que essa memória for excedida, e essa perda será maior em sistemas pcie 3.0 e 4.0, embora percam também em 5.0. Para exceder a memória de uma Placa de Vídeo de 8gb basta aumentar todas configurações gráficas para o máximo possível, incluindo o aumento de resolução para valores acima de 1080p, como qhd ou 4k. Jogando em full HD sem exceder não haverá perdas nem mesmo em pcie 3.0, mesmo que no ultra, com tanto que não ultrapasse os 8gb.

E obviamente Placas de Vídeo de 16gb estão numa posição confortável.

---------

Qual placa-mãe comprar?

Além dos recursos visíveis a olho nu ou através de descrição, é necessário um review especializado, para ver até qual processador o VRM de uma placa-mãe consegue suportar e até em quais condições. Os grandes sites colocam o processador mais quente da plataforma, que no caso da AM5 é o Ryzen 9 7950x (mas não o melhor) em situações extremas, com programas como blender e cinebench, e então monitoram a temperatura do VRM.
O problema é que esse cenário não reflete a realidade do PC para jogos nem de processadores abaixo do 7950x no mesmo teste com blender e cinebench.
Mas canais menores, como do brasileiro Guiga Tech Games, estão fazendo a diferença, testando diversos processadores numa mesma placa-mãe, tanto de maneira extrema quanto em jogos.

A "baratinha" MSI PRO B650M-P custa 909 na Terabyte
Não possui pcie 5.0 em nenhum lugar; suporta qualquer Ryzen em jogos; em render, não é indicado Ryzen 9 em trabalhos de renderização, apesar de ter ido bem com o Ryzen 9 7900 em stock no review do Guiga.

Um pouco acima, ainda sem pcie 5.0 no slot da Placa de Vídeo, porém disponível em um dos slots M.2, e com VRM capaz de suportar qualquer processador AM5 e em qualquer situação, temos como exemplos:
ASUS TUF GAMING B650M-PLUS e ASUS Tuf Gaming B650M-E (disponíveis também em versão WIFI). O problema é que os estoques estão diminuindo, e o preço médio, que era 1.300, agora está em 1.500, o que acho ruim. Qualquer ASUS TUF B650 é excelente caso encontre por um preço bom.
A Gigabyte B650M Aorus Elite de ontem, que saiu de oferta, está no nível das ASUS TUF B650.

Subindo, tem a ASRock B650 Steel Legend WiFi  por 1.600. Compra Internacional, só Deus sabe se será taxado, apesar do anúncio dizer que não... você confia?
Essa possui PCIE 5.0 no slot da placa de vídeo e também em um M.2. Seu VRM suporta tudo, assim como as ASUS TUF acima.

Essas que postarei agora são apenas apostas, sem review algum:
ASRock B850M Steel Legend WiFi , Gigabyte B850M Aorus Elite WIFI6E Ice , ASRock B850M Pro-A
Todas com pcie 5.0 no slot da Placa de Vídeo e também em um M.2. Elas já existem, mas a Pichau está fazendo pré-venda de itens que não possui em estoque. Aliás, muitas B650 na Pichau se encontram em mesma situação de pré-venda de algo que já existe.

B850M GAMING X WIFI6E que postei anteriormente está na mesma situação desse grupo, sem review e com recursos bons na descrição, como pcie 5.0 no pcie x16 e M.2, além de wifi, bluetooth, embora eu apostaria que ASRock B850M Steel Legend WiFi e Gigabyte B850M Aorus Elite WIFI6E Ice devem ser melhores em algo a julgar pela hierarquia dos nomes.

O que não compensa é gastar uma fortuna em placa-mãe e negligenciar processador e placa de vídeo. Em um PC equilibrado, nunca a placa-mãe deve ser o item mais caro.
Veja quanto quer gastar e quais recursos faz questão, como wifi, bluetooth, pcie 5.0, quantidade de portas traseiras, etc. se tiver duvida em algum modelo que ver por aí basta postar aqui.
E se quiser considerar modelos de 2 mil, basta dizer que a gente garimpa alguns.

Postado

@Crixus Champion Pesquisei bastante e cheguei nessa build meu pc. Depois de pesquisar, fiquei com medo do tal Coil Whine das placas gigabyte, e o que mais me incomoda são barulhos agudos de aparelhos eletrônicos. Aqui em casa já teve uma tv que fazia esse barulho e para mim era impossível assistir algo nela. Então pesquisando e lendo bastante vi muitas pessoas trocarem pra placa msi e resolver isso. Eu também vi que essa ASUS TUF GAMING B650M-PLUS é uma opção. Então agora estou entre a MSI B650M Gaming Plus e a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS. Mas depois de saber desse coil whine, tô com um pouco de medo dessas também kk. Quero saber a opinião da geral aqui sobre isso. Talvez eu que esteja paranoico também. 

O meu cenário de uso é:

Dificilmente comprarei uma RTX serie 90 ou equivalente.

Acho que nunca farei overclock ou o que seja que necessite de um conhecimento superior. Mais por medo de dar ***** mesmo.

Pcie 5.0, pelo que pesquisei só vai ser útil com componentes caros, então não é obrigatório.

Postado

@Crixus Champion Pesquisei bastante e cheguei nessa build meu pc. Depois de pesquisar, fiquei com medo do tal Coil Whine das placas gigabyte, e o que mais me incomoda são barulhos agudos de aparelhos eletrônicos. Aqui em casa já teve uma tv que fazia esse barulho e para mim era impossível assistir algo nela. Então pesquisando e lendo bastante vi muitas pessoas trocarem pra placa msi e resolver isso. Eu também vi que essa ASUS TUF GAMING B650M-PLUS é uma opção. Então agora estou entre a MSI B650M Gaming Plus e a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS. Mas depois de saber desse coil whine, tô com um pouco de medo dessas também kk. Quero saber a opinião da geral aqui sobre isso. Talvez eu que esteja paranoico também. 

O meu cenário de uso é:

Dificilmente comprarei uma RTX serie 90 ou equivalente.

Acho que nunca farei overclock ou o que seja que necessite de um conhecimento superior. Mais por medo de dar ***** mesmo.

Pcie 5.0, pelo que pesquisei só vai ser útil com componentes caros, então não é obrigatório.

Pelo que pesquisei ate agora, essa configuração está muito equilibrada. Aguem discorda por aqui?

Postado
19 horas atrás, Nervatan disse:

Isso vale apenas para os SSD NVMe, pois ao se colocar um NVMe gen 5 em pcie 4.0, ele funcionará com metade da velocidade, o que seria um desperdício de dinheiro.

Para Placas de Vídeo é o oposto. Uma Placa de Vídeo simples e ou de pouca VRAM pode ter problemas se essa VRAM for excedida, e essa perda será menor em pcie 5.0. Placas de Vídeo topo de linha não terão essa limitação mesmo em placas mãe com pcie 3.0.

21 horas atrás, Nervatan disse:

Então agora estou entre a MSI B650M Gaming Plus e a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS.

Não sei sobre coil whine, mas a MSI dá 3 anos de garantia também em placas mãe, além de placas de vídeo.

O modelo que selecionou, o MSI B650M Gaming Plus WiFi, está sendo ilustrado com foto de placa-mãe Gigabyte no link do meu PC, portanto cuidado. Fique atento também ao nome exato, pois há outra MSI inferior com nome parecido.

No teste de stress de VRM do Hardware Unboxed ela foi bem segura, mas ainda 20 graus acima de qualquer TUF B650.
Já no teste do Guiga, ela foi bem no VRM e na pontuação no CineBench, porém os fps ficaram muito abaixo do esperado, como visto nesse teste e também nesse outro
São de agosto do ano passado, e depois disso muitas atualizações de BIOS já foram lançadas, porém Guiga ficou de retestar...

Overclocking não vale a pena, vai dar 1% de ganho e olhe lá

image.thumb.png.b4bb2ce4473c3ab946d5950e68577235.png

Postado
12 minutos atrás, BrunoDNO disse:

Foi de 1.649,00 para 4.369,99 🤨

Aí é preço fantasioso, pois essa placa custa de 1.400 a 1.800 no momento em todo Brasil. 
Essas lojas precisam parar com essa mania de jogar o preço de determinado item na estratosfera quando faz manutenção de ofertas.
4.369 dá para comprar quase 3 placas mãe superiores a essa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...