Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Queria alterar as fans do meu computador por questão estetica, seria tirar o water cooler de cima e colocar ele na lateral jogando o ar para fora, o esquema ficaria assim, 3 fans embaixo jogando o ar para dentro e o restante jogando o ar para fora, adicionaria mais uma fan para a parte de cima.

a primeira imagem é meu pc a segunda é como quero que fique.

Obs. meu gabinete só cabe water cooler 240mm e as fans que eu uso não tem opção de reverse.

WhatsApp Image 2025-08-31 at 02.17.28.jpeg

WhatsApp Image 2025-08-31 at 02.15.37 (1).jpeg

Postado

Se eu entendi direito, isso vai criar uma pressão negativa no PC, fazendo com que ele fique mais sujo e possa ter mais dificuldade para resfriar a placa de vídeo pela posição das fans de sucção de ar. Essa posição também pode puxar a poeira da mesa.
Lembre-se também que ar quente é mais leve que o ar frio, criando uma tendência maior a subir.

Dito isso, uma forma de remediar esse problema é invertendo a fan traseira para entrada ao invés de saída de ar. Não é tão recomendado, mas acho que vai interferir menos na estética e minimizar os problemas citados acima.

• GabrielLV alterou o título para Alterar posição do water cooler 240mm para lateral do gabinete vale a pena?
Postado

Se é por "decoração" manda ver, na lateral pode não ser a posição mais eficiente para o sistema todo - CPU, GPU,VRM, RAM, mas vai baixar uns graus no CPU, ao custo de aumentar nos outros componentes.

Mas não coloque com os fans do radiador soprando para fora, coloque soprando para dentro, pelo motivo explicado acima, para evitar  criar pressão negativa e amentar o acumulo de poeira, que vai entrar por toda fresta do gabinete, empurrada pela pressão atmosférica.

Ficará  com 5 fans fazendo entrada de ar - 2 do WC, 3 no fundo - de eficicaia duvidosa, e problemático para um gabinete perto do chão - + poeira; e 4 fazendo saída - 3 no teto, 1 na traseira; o que cria pressão de ar positiva no interior do gabinete e minimiza a entrada de poeira.

Para esconder as etiquetas dos fans do radiador, já que não são reverse, compre adesivos "gamer":

https://pt.aliexpress.com/item/1005003218530567.html

Citação

Lembre-se também que ar quente é mais leve que o ar frio, criando uma tendência maior a subir.

No limitado espaço de um gabinete com fans, a densidade do ar não tem tanta relevância, o que importa é a velocidade com que o ar do interior é renovado - sai ar quente, entra ar frio, independente da direção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...