Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, senhores. Depois de meses buscando informações, lendo reviews e assistindo inumeros vídeos de benchmarks, fechei na seguinte build:

CPU: Ryzen 5 7600

placa-mãe: MSI PRO MSI A620m

GPU: ASRock Intel ARC B580 Challenger 12GB

PSU: MSI MAG 650 BN

RAM: Corsair Vengeance 2x 16GB 6000 MHz

SSD: Kingston NVMe 3 1TB

Gabinete: Rise Mode Wave Black

Monitor: LG 24MS500-B 24"

Gostaria de uma avaliação final da build, o que posso esperar para jogos em 1080p, a longevidade da build e possiveis problemas que posso ter com esses componentes.

Obrigado 

• guilherme_dr alterou o título para PC 1080p: MSI A620M, Ryzen 5 7600, 32GB, Intel ARC B580 e MSI A650BN, uma boa?
Postado

Quando está pagando em cada peça? Já que o preço pode fazer qualquer peça ser uma boa ou péssima escolha.

A MSI PRO A620M-E é básica, e de fato tem um preço atrativo de 564 reais hoje. Possui um VRM ruim, sendo que em jogos ela atingiu 85 graus de VRM com o Ryzen 5 7600 no review do Guiga
Vai rodar o Ryzen 5 7600, mas com uma temperatura alta. E como você disse querer longevidade, talvez para um futuro upgrade de processador, pode não ser a melhor opção.
A questão é que uma opção melhor em placa-mãe pode aumentar o preço de 400 a 500 reais.

Postado

@oexiladow Boa tarde, tudo bem?

Vamos por partes, primeiro a placa-mãe, como nosso amigo Crixus disse, a A620M-E é muito básica, recomendo pegar uma ASRock B650M H M.2 que em testes deu conta de um Ryzen 9 7900.

Segundo, não recomendo pegar a B580, sei que ela é barata para os 12GB que oferece, mas acho que vale a pena investir um pouco e pegar a RTX 5060, que é ~20% mais potente.

Terceiro, não vi nenhum cooler listado, então recomendo o Thermalright Assassin X 120 que já dá conta do Ryzen 5 7600 tranquilo.

E por ultimo, recomendo pegar o  gabinete Montech X3 Mesh, que já vem com 6 fans instaladas é possui um bom Air-Flow.

Espero ter ajudado.

Postado

@oexiladow Eu não compraria a placa-mãe pensando em upgrades futuros e longevidade. Focaria em uma da linha B, como a MSI B650M Pro

-

Fonte eu sugiro a Deepcool pl650d

-

SSD sugiro o Movespeed do Aliexpress ou o Kootion X16 Plus 7200mps TLC, também do Aliex

-

Memórias você pode pegar esta da Juhor no Aliex, que deve ser mais barata, você até pode pegar a de 5600MT/s e tentar colocar em 6400 com ajustes na frequência e na tensão sem grandes dificuldades.

-

Nunca vi review desse monitor, mas um que sei que é bom é o LG Ultragear 180hz, mas é bem mais caro.

@ArthurCabral o processador já vem com cooler, apesar de eu gostar mais do deepcool ag400.

Postado

A da ASRock que recomendaria seria a B650M HDV M.2 que tem review no TheOverclockPage

Postado

A ASRock B650M HDV/M.2 e a B650M-H/M.2 (sem o +) não estão disponíveis nas lojas locais.

Um detalhe que pode incomodar muitos usuários, ambas e a B650M-H/M.2+ não tem conector de LED "frufru". 😜 

Postado
1 hora atrás, ArturHW disse:

A da ASRock que recomendaria seria a B650M HDV M.2 que tem review no TheOverclockPage

Essa é excelente, mas anda em falta nas lojas. Há reviews dela também no canal do Guiga e no Hardware Unboxed, que é de onde vem a print postada por 1lokos

A opção do link indicada por ArthurCabral leva a uma ASRock B650M-H/M.2+, e o preço não está nada bom.
Eu gostaria de ver o teste em que ela lida com Ryzen 9 7900. 
O único review confiável que conheço dela é justamente o do Hardware Unboxed, e que obviamente está fora da realidade de uso.

Postado

Abaixo dos R$ 1.000,00 não tem opção, é:

MSI PRO B650M-P - R$ 930,00 (K'bum).

ASRock B650M-H M.2+ - R$ 875,00 (M.Livre)

Ambas tem dissipador no VRM (Vcore) que não é adequado para uso com um Ryzen 5950X e provavelmente 5900X.

Mas quem procura placa-mãe barata não vai usar estes CPUs e sim um Ryzen 7500F, 7600, 9600X, 7700, 7800X3D, 9800X3D... No teste do Guiga Tech Games o VRM da B650M-P suportou bem o 7800X3D - que consome e esquenta mais que o 9800X3D.

Da B650M-H M.2+ só tem o review do Hardware Unboxed, com o 5950X. Curioso é que a versão H/M.2 + é pior que a anterior, a H/M.2 - desta tem review no Toms Hardware (além do TheOverclockPage) e foi OK para uma placa "budget", testaram com um 5950X, mas limitaram o consumo em 165W.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, ArthurCabral disse:

@Crixus Champion Bom dia, tudo bem?

Fui procurar o link e percebi que errei no nome da placa, me confundi com a HDV, peço perdão.

A culpada é ASRock por nomear mal as placas 😆
Só estava curioso para ver um review dessa versão mais pobre que não fosse do Hardware Unboxed 

2 horas atrás, 1lokos disse:

Ambas tem dissipador no VRM (Vcore) que não é adequado para uso com um Ryzen 5950X e provavelmente 5900X

Por um instante buguei. 😆

• Haha 1
Postado
7 horas atrás, Crixus Champion disse:
Citação

Ambas tem dissipador no VRM (Vcore) que não é adequado para uso com um Ryzen 5950X e provavelmente 5900X

Por um instante buguei. 😆

Pois é, eu que buguei quando escrevi isso, leia-se 7950X, 7900X. 😉 

É que aqui esta difícil usar Internet, a minha conexão - ALGAR Telecom; esta um lixo, interrompe a conexão toda hora. As vezes consigo postar algo meia hora, uma hora depois que escrevi e ai já perdi o fio da meada.

Faz um mês que reclamo, alegam abrir chamadas técnicas, mas muda nada... Como uso esta empresa a mais de 15 anos e nunca tive esse tipo de problema, estou desanimado de cancelar e tentar outra, com medo se ser pior. Aparentemente o problema é só na minha região, conversei com um vizinho e para ele esta a mesma coisa, já parentes que moram a coisa de 1 quilometro não tem problema.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...