Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

O que é DMA?

"Tudo o que você precisa saber sobre acesso direto à memória (DMA) um recurso de hardware usado para a transferência de dados diretamente para a memória, sem usar o processador da máquina."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Postado

Legal! Eu lembro que ativava o Ultra DMA para o disco rígido e isso fazia muita diferença...

Mas um conector que faltou entre o PCI e o PCI Express, foi o AGP (Acelered Graphics Port), que teve X4 e X8 hehehe

Postado

Conteúdo incrível! Eu acompanho o Clube do Hardware desde criança. Como sou autista, sempre tive o hiperfoco em videogames, computadores e tecnologia, e para mim o fórum sempre foi, e continua sendo, a maior referência em hardware no Brasil.

O que sempre me marcou, além do conteúdo completo e didático, foi o carisma e a humildade do Gabriel Torres em dedicar tempo para responder comentários e interagir com a comunidade. Isso torna o ambiente único e acolhedor.

Infelizmente já nem lembro o e-mail da minha conta original, criada décadas atrás, mas não poderia deixar de voltar. Por isso, criei esta nova conta para continuar participando dessa comunidade maravilhosa.

Foi graças a esse tipo de conteúdo que me inspirei a seguir carreira em tecnologia. No meu caso, acabei indo para o desenvolvimento web, mas a chama veio daqui.

Deixo meu muito obrigado ao Gabriel Torres. Seu trabalho faz a diferença na vida de muita gente, meu nobre!

• Curtir 3
  • Administrador
Postado
Em 10/09/2025 às 23:16, RodrigoJP disse:

Mas um conector que faltou entre o PCI e o PCI Express, foi o AGP (Acelered Graphics Port), que teve X4 e X8 hehehe

AGP era específico para placas de vídeo, por isso não foi mencionado no vídeo.

Em 11/09/2025 às 15:38, Tutankhamal disse:

Deixo meu muito obrigado ao Gabriel Torres. Seu trabalho faz a diferença na vida de muita gente, meu nobre!

Eu é quem agradeço por suas palavras e por me acompanhar há tantos anos. Continuarei gravando vídeos nessa linha, pois está agradando muito tanto ao pessoal da antiga quanto ao pessoal mais novo.

• Curtir 3
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Incrivelmente há algum tempo me apareceu este lance de dma o qual um amigo Serjão do forum gentilmente tentou me explicar via m.p. E num projeto que me autodesafiei a fazer, perguntei pra IA se o lance do DMA se aplica e ela me explicou certinho.. o curioso é que foi agora há pouco antes de eu ver este vídeo. 😯 

Também me fez lembrar deste lance de dma é usado em osciloscópio digital, ou seja, os dados são transferidos de periférico - conversor ad - direto pra memória em altíssima velocidade - quesito essencial pra medir sinais de centenas de milhares ou milhões de hertz. 

E pra concluir - e não menos importante - só pra dizer que vi o Vídeo todo, aos ~10:18 você escreveu "tabém" 😁 

• Curtir 1
  • Administrador
Postado
Em 07/10/2025 às 16:23, .if disse:

10:18 você escreveu "tabém" 😁

Acontece nas melhores famílias! rs. Infelizmente o YouTube não permite edição do conteúdo do vídeo após publicado! Abração e obrigado pelos comentários! Fico feliz que alguém tão exigente como você está gostando desses vídeos sobre "velharias"... rs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...