Ir ao conteúdo

upgrade no processador AMD Ryzen 5 3600: faz sentido agora?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

pessoal, boa tarde!

recentemente fiz o upgrade no PC, tô com uma RX6600, 16GB de RAM… atualmente tô com um Ryzen 5 3600 e a placa-mãe é a ASRock A320M-HD AMD. qual processador seria interessante pra eu poder usufruir melhor desse setup? eu jogo geralmente single player (tipo alan wake 2, silent hill) etc… ou não vale a pena gastar mais dinheiro com isso agora? roda bem, mas fiquei impressionado o quanto esses dois jogos especificamente GARGALAM

HORRORES atualmente mesmo eu tendo atualizado a placa kk

é da má otimização deles mesmo? especialmente o alan 2.

fico com esse setup e faço upgrade depois? não sou MEGA exigente com fps, rodando ali entre 30-50 a 1080p tá show

sou leigo (e pobre) então preciso da opinião sincera se vale a pena gastar mais com isso agora…

• Moderador
Postado

@hellsbbgurl O máximo que pode obter em desempenho para jogos estando na plataforma AM4, seria o Ryzen 5 5500X3D (está pouco acima de mil reais atualmente), fora isso, não acho que vale a pena investir, é melhor economizar e dar upgrade de plataforma, partir para AM5.

Postado
10 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

sou leigo (e pobre)

aqui vai a opinião de outro pobre kkkkk, seu Ryzen 5 3600 tem um desempenho próximo de um Ryzen 5500 então so faria sentido trocar por processadores acima e a diferença do Ryzen 5600 não acho que vale a pena o gasto, então indo para um Ryzen 7 sua placa seria muito básica para esse processador então sendo bem sincero guardaria esse dinheiro para migrar de vez para a plataforma am5

• Curtir 2
  • Moderador
  • Solução
Postado
34 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

@Red X @guilherme_dr

quando cês falam migrar pra plataforma AM5 seria atualizar a placa-mãe tb? e aí depoooois comprar um processador? é isso? sou iniciante perdao

AM4 e AM5 são os nomes do soquetes da placa-mãe (encaixe físico onde vai o processador).

AM5 a geração mais nova da AMD, que substituiu o AM4 e é a plataforma na qual seu hardware está.

Migrar para AM5 significa trocar a placa-mãe (porque processadores AM5 só encaixam em placas com soquete AM5), comprar memórias DDR5 (porque AM5 só suporta DDR5 e atualmente você utiliza DDR4) e adicionar um novo processador AM5, ou seja, é um investimento bem maior mas com resultados maiores também.

A plataforma AM4 foi substituída em 2022 com o lançamento de AM5, então, não há mais muitas novas opções para upgrade de CPU, como eu disse, o melhor que pode conseguir em AM4 é o Ryzen 5 5500X3D.

• Curtir 3
Postado

@hellsbbgurl

Como disse @guilherme_dr, mudar o kit para AM5 significa trocar Processador, placa-mãe e Memórias, e o custo será por volta de 3 mil reais se comprar no Brasil.
Garimpando em grupos de promoções conseguirá reduzir o valor para 2 mil reais optando por placa-mãe e Memórias chinesas, além de ter que comprar processadores como Ryzen 5 7500F ou Ryzen 7 8700F também na China, que em temporadas de ofertas aparecem abaixo dos R$ 1.000. Mas no Brasil ambos processadores podem não valer a pena, pois seus preços aqui são iguais a modelos mais interessantes. 

Você disse que tem gargalo. Pode descrever o gargalo em números monitorados através de programas como Riva Tuner?

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr obrigado pela explicação! acho que na minha realidade agora é super inviável hahaha mas valeu a tentativa em perguntar aqui

@Crixus Champion eu não sei se descrevi muito bem, mas é basicamente quando ligo o ray tracing… aí achei ingenuidade da minha parte hahaha porém isso ficou mais claro depois que perguntei pra vocês aqui! muito obrigado por serem tão solícitos!!

Postado
7 horas atrás, Red X disse:

... a diferença do Ryzen 5600 não acho que vale a pena o gasto, então indo para um Ryzen 7...

A diferença de desempenho em jogos de um Ryzen 7 - 5700X... para um Ryzen 5600 é menor do que a diferença do Ryzen 5600 para o 3600.

1 hora atrás, hellsbbgurl disse:

... RX6600, 16GB de RAM..

... basicamente quando ligo o ray tracing… 

Ray tracing com uma RX6600 não é boa ideia, é muita carga para o chip gráfico, trocar o CPU não vai resolver isso.

Citação

Why the RX 6600 struggles with ray tracing:

Limited Ray Accelerators: 

The RX 6600 has a smaller and less powerful set of ray accelerators compared to more capable cards, which are essential for processing ray tracing effects efficiently. 

Significant Performance Impact: 

Enabling ray tracing on this card results in drastic frame rate reductions, making games difficult to play and requiring compromises in visual quality and settings to achieve playable frame rates. 

Better Alternatives: 

Nvidia's RTX cards, even the entry-level 3050, generally offer significantly better ray tracing performance due to their more robust hardware. 

Focus on Rasterization: 

The RX 6600 is best suited for high-performance rasterization (traditional rendering) at 1080p, which is its strong point, rather than demanding ray tracing features. 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, hellsbbgurl disse:

mas é basicamente quando ligo o ray tracing

Como 1lokos disse, Ray Tracing pesa demais em Placas de entrada, sem contar que Alan Wake 2 é referência de jogo pesado.

Não é difícil ver jogos abaixo de 30 fps com Ray Tracing ativado com placas de entrada.

• Curtir 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para upgrade no processador AMD Ryzen 5 3600: faz sentido agora?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...