Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha config atual:

placa-mãe: C2018-H310CH5-M2

Processador: Core i5 9400F

Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 1050 2GB

Armazenamento: SSD Kingston A400, 480GB, SATA III, 2.5", Leitura: 500MB/s, Gravação: 450MB/s, Preto - SA400S37/480G

Cooler do processador: Air Cooler Rise Mode Winter Black, ARGB, AMD/Intel, 120mm, Preto - RM-ACW-01-ARGB

memória RAM: memória RAM Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BB1/16

Fonte: Acredito que seja PCYes 450W 80 plus bronze

Estou com esse computador e tem alguns problemas, a placa-mãe limita a memória em 2666MHz. Eu costumo jogar CS2 todos os dias e nos mapas mais leves fica em torno de 100-180 fps, oscilando muito, e em mapas pesados fica em 60-100 oscilando bastante também. Por isso, quero fazer um upgrade no final do ano e estou analisando o cenário e as peças mais cotadas, lendo aqui no fórum e pesquisando reviews na internet. Eu cheguei a conclusão que a config desejada é:

placa-mãe: ASUS TUF B650M-PLUS AM5 (em falta nas lojas, mas acredito que volta para a blackfriday)

Processador: Processador AMD Ryzen 7 7800X3D, 5.0GHz Max Turbo, Cache 104MB, AM5, 8 Núcleos, Vídeo Integrado

Placa de vídeo: Placa de Vídeo Gigabyte RTX 5060 Ti WINDFORCE OC 16G NVIDIA GeForce, 16GB GDDR7, 128bits

Armazenamento: SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280, PCIe 4.0 x4, NVMe, Leitura: 6000 MB/s, Gravação: 4000 MB/s, Azul - SNV3S/1000G (PRINCIPAL) + SSD Kingston A400, 480GB, SATA III, 2.5", Leitura: 500MB/s, Gravação: 450MB/s, Preto - SA400S37/480G

Cooler do processador: Air Cooler Rise Mode Winter Black, ARGB, AMD/Intel, 120mm, Preto - RM-ACW-01-ARGB

memória RAM: 2X memória RAM Kingston Fury Beast, 16GB, 5200MHz, DDR5, CL40, para Intel XMP, Preto

Fonte: Fonte XPG Core Reactor II VE, 850W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo, Preto - 75261436

As minha dúvidas estão em:

1. A fonte com esse termo "VE" muda muita coisa da sem esse "VE". Afinal, é uma fonte, qual diferença vai fazer necessariamente no desempenho por uma diferença de preço tão grande?

2.  Na memória RAM "para Intel XMP" é compatível com Ryzen tendo esse termo no título?

3. A RTX 5060 8GB para economizar na montagem, da muita diferença da 16gb, vale a pena pagar pela diferença por desempenho?

4. Sobre o processador, seria necessário trocar o air cooler por um water cooler? vi que o Ryzen 7 7800x3d usa 120W e tende a esquentar muito, teria que fazer essa troca?

5. Tem outras opções de processador por preços muito bons e melhores que o do plano, por exemplo, Processador AMD Ryzen 5 9600X, 3.9 GHz (5.4 GHz), Cache 32 MB, 6 Núcleos, 12 Threads, AM5. Parece uma boa para entregar um desempenho semelhante com um gargalo de 5 a 10% na placa de vídeo para jogos realmente pesados, entendo que no longo prazo o 7800x3d faz mais sentido, mas compensa pagar 1000 a mais por uma diferença significativa, mas não tão relevante? teria outro processador AM5 para colocar no lugar com preço interessante?

Entendo que querer economizar em um pc desse nível é bomba, mas as peças estão caras e quero montar um pc com bom fps e boa estabilidade para jogar CS2 todos os mapas 300 fps+ e quem sabe rodar o gta 6 a 60fps no futuro.

Se puder montar um pc ideal semelhante ao que mandei em questão orçamentária seria bem bom para ter uma noção. Sou leigo em AMD, estou saindo da intel porque os novos processadores não fazem mais sentido. No caso desse processador 9600x não seria necessário trocar o cooler porque é 60w tranquilo.

• Curtir 1
Postado

@João Henrique Silveira 3. Eu sei que existe RTX 5060 TI 16GB e RTX 5060 8GB, nunca vi RTX 5060 16GB.

-

Para saber uma configuração de PC que rode GTA VI a 60 FPS, teríamos que ter uma bola de cristal para ver os requisitos do jogo.

-

Até quanto pode investir?

Postado
25 minutos atrás, João Henrique Silveira disse:

1. A fonte com esse termo "VE" muda muita coisa da sem esse "VE". Afinal, é uma fonte, qual diferença vai fazer necessariamente no desempenho por uma diferença de preço tão grande?

Você não precisa de uma fonte de 850w, uma boa fonte de 650w já será mais do que suficiente, o site tecpowerup recomenda pelo menos uma boa fonte de 500w para suportar uma configuração completa com a RTX5060ti, que sozinha não chega a consumir mais que 200w em jogos👇

https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-5060-ti-gaming-16-gb/42.html

Recomendo a ASRock Steel Legend 650w Gold, que é uma excelente fonte e tem 10 anos de garantia.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
11 minutos atrás, João Henrique Silveira disse:

A fonte com esse termo "VE" muda muita coisa da sem esse "VE". Afinal, é uma fonte, qual diferença vai fazer necessariamente no desempenho por uma diferença de preço tão grande?

A fonte da XPG com nomenclatura VE é uma linha inferior. Ela é um pouco melhor que a XPG Pylon, mas abaixo das outras Core Reactor.

15 minutos atrás, João Henrique Silveira disse:

Na memória RAM "para Intel XMP" é compatível com Ryzen tendo esse termo no título?

Sim! O XMP é uma tecnologia da Intel para fazer overclock na memória RAM de forma simples e segura, ajustando automaticamente a frequência e os timings.

As memórias são projetadas para serem compatíveis com ambas as plataformas, Intel e AMD.

17 minutos atrás, João Henrique Silveira disse:

Sobre o processador, seria necessário trocar o air cooler por um water cooler? vi que o Ryzen 7 7800x3d usa 120W e tende a esquentar muito, teria que fazer essa troca?

Será necessário trocar o Air Cooler, mas não necessariamente para um Water Cooler. Um DeepCool AK620 ou um Thermalright Peerless Assassin 120 SE já dariam conta com crédito extra.

21 minutos atrás, João Henrique Silveira disse:

Tem outras opções de processador por preços muito bons e melhores que o do plano, por exemplo, Processador AMD Ryzen 5 9600X, 3.9 GHz (5.4 GHz), Cache 32 MB, 6 Núcleos, 12 Threads, AM5. Parece uma boa para entregar um desempenho semelhante com um gargalo de 5 a 10% na placa de vídeo para jogos realmente pesados, entendo que no longo prazo o 7800x3d faz mais sentido, mas compensa pagar 1000 a mais por uma diferença significativa, mas não tão relevante? teria outro processador AM5 para colocar no lugar com preço interessante?

Para máximo de desempenho em jogos: AMD Ryzen 9 7950X3D ou 7900X3D

Para custo-benefício: AMD Ryzen 7 7700X 

• Curtir 1
Postado

@Ziraldo Não é sobre quanto investir, é sobre o custo-benefício. Olhando algumas comparações entre os processadores, o desempenho do 5 9600x não fica tão abaixo para justificar o investimento de 1400 reais a mais. Quero saber se tem alguma informação relevante que não sei sobre esses processadores. Sobre a placa, vou ficar com a de 16gb porque vi que há muita diferença mesmo.

• Curtir 1
Postado

Como os jogos que pretende jogar tem uma melhor experiência em altos FPSs, um x3d é recomendado...

Porém, eu achei interessante o Ryzen 7 7700, que as vezes aparece por R$ 1200 á vista, sobrando um $$ a mais para a placa de vídeo.

Dá uma olhada em vídeos sobre a diferença do 7700 para o 7800x3d para ver se compensa mesmo pegar o 7700 ou se é melhor ir logo no 7800x3d/9800x3d.

Mais um detalhe, acho muito o 7900x3d para jogos, mas é uma opção, mas eu preferiria o 7800X3d ou o 9800x3d (Até porque o 9800x3d permite overclock...).

Ah e fuja dessas placas de vídeo com 8G... alguns jogos mesmo em fullhd já falta vram.

Postado
14 horas atrás, João Henrique Silveira disse:

4. Sobre o processador, seria necessário trocar o air cooler por um water cooler? vi que o Ryzen 7 7800x3d usa 120W e tende a esquentar muito, teria que fazer essa troca?

O detalhe é que esse "Air Cooler Rise Mode Winter Black, ARGB, AMD/Intel, 120mm, Preto - RM-ACW-01-ARGB" é bem fajuto e não vai ser suficiente para o Rzyen 7800X3D.

Air cooler:  DeepCool AG620 ARGB - R$ 299,90

Se preferir WC pegue de marca conceituada que dê 3 anos ou mais de garantia. Por ex.

Montech Hyperflow 240 ARGB - R$ 499,90 - 72 meses (6 anos) de garantia.

Gigabyte Gaming 360 RGB (ARGB) - R$ 470,00*  - 3 anos de garantia. * A coisa de duas semanas era R$ 380,00.

Postado

Com certeza tu estudou antes de montar a Configuração, está bem equilibrada, um baita PC!

Os dois únicos detalhes o pessoal já comentou aqui no fórum:

• O Air Cooler é fraco, mude para algum que citaram aqui
  • A fonte está superdimensionada, recomendo a que o Tiberio sugeriu acima, outras opções: Cooler Master, MSI MAG

Um componente tão importante quanto os outros, vindo de outro jogador de CS2, é o monitor! Para esse upgrade fazer sentido, você precisa utilizar algum de BOA MARCA (LG, ASUS, Samsung, Gigabyte, BENQ, AOC...) e 240hz+

Ninguém comentou aqui, mas provavelmente tu está pensando em utilizar o gabinete do atual computador. E minha dica é: aproveite que está abrindo a mão e invista num bom gabinete também! Com uma máquina tão potente, o gabinete vai ajudar a manter tudo geladinho e com certeza não se arrependerá de investir num Montech XR Wood. Espaçoso, bonito e com 4 boas fans.

• BCP alterou o título para Dúvida nas escolhas das peças para PC AM5 para jogar CS2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...