Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Basicamente, estou a procura de um processador novo, um upgrade do meu humilde R5 4500.
A duvida é, o VRM da minha placa-mãe suportaria um R7 5700? 
Levando em consideração que o preço entre um 5600 e um 5700 é muito pouco (5600 por 850$ e 5700 por 890$), vale a pena arriscar um 5700? Levando também em consideração que eu apenas quero um processador novo por causa de um Single Core melhor, já que eu praticamente só jogo WoW Classic e alguns jogos de campanha mais antigos, então não iria estressar tanto o processador, assim consequentemente não estressaria o VRM da placa-mãe.
Infelizmente só tenho orçamento para um processador novo, não consigo bancar uma placa-mãe nova no momento e a urgência de um processador novo só aumenta a cada dia..

Postado
18 minutos atrás, Kovw3 disse:

praticamente só jogo WoW Classic e alguns jogos de campanha mais antigos

e um Ryzen 4500 não da conta? qual a config completa do seu pc?

Postado

@Red Xr5 4500
16gb 3200mhz
rx 6650xt

wow classic é muito single core, e o single core do r5 4500 não ta suportando mt quando tem muitos adds, muitos timers na tela e etc

Postado
2 minutos atrás, Kovw3 disse:

@Red Xr5 4500
16gb 3200mhz
rx 6650xt

wow classic é muito single core, e o single core do r5 4500 não ta suportando mt quando tem muitos adds, muitos timers na tela e etc

nesse caso um Ryzen 5500x3d não seria o suficiente? ele tem um tdp muito baixo (não precisando trocar a placa-mãe) e geralmente nesses jogos o empilhamento de cache 3d faz diferença 

Postado

mas ao menos não é preciso trocar a placa-mãe e tem um bom desempenho

também tem um desempenho comparável ao 5700x, mas como é um processador relativamente novo acredito que baixe um pouco o preço com o tempo 

por mais que não compre agora seria bom ficar de olho na black friday pois a diferença pode ficar menor ainda 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Kovw3 disse:

A duvida é, o VRM da minha placa-mãe suportaria um R7 5700? 

5700 por 890$

Você tem zero motivo para comprar um Ryzen 5700 - que é o capado 5700G, que só em 16 MB de cache L3, com o vídeo integrado defeituoso e desativado; ou seja, um CPU ruim, piorado. 

Ou compra o Ryzen 5600, ou o 5700X,*  ou 5500X3D. O Ryzen 5700 tem em comum com o 5700X só o nome, o 5700 é Cezanne (primo pobre) e o 5700X é Vermeer (primo rico).

* Na Amazon tem o 5700X por R$ 910,00 enviado da China - já com impostos; o que pode demorar um pouco para liberação pela receita federal.

Mas como o VRM das Biostar é bem ruim, esquenta muito e quando atinge ~85 graus causa "power throttling" no CPU - redução de clock no CPU;  o mais sensato é pegar o Ryzen 5600, que tem consumo um pouco menor. Ou vender esta placa-mãe junto com o CPU atual.

• Curtir 3
  • J.Augusto F alterou o título para Tenho uma A520MH da Biostar e estou entre Ryzen 5 5600 e 7 5700
Postado
Em 20/09/2025 às 18:33, 1lokos disse:

Você tem zero motivo para comprar um Ryzen 5700 - que é o capado 5700G, que só em 16 MB de cache L3, com o vídeo integrado defeituoso e desativado; ou seja, um CPU ruim, piorado. 

Ou compra o Ryzen 5600, ou o 5700X,*  ou 5500X3D. O Ryzen 5700 tem em comum com o 5700X só o nome, o 5700 é Cezanne (primo pobre) e o 5700X é Vermeer (primo rico).

* Na Amazon tem o 5700X por R$ 910,00 enviado da China - já com impostos; o que pode demorar um pouco para liberação pela receita federal.

Mas como o VRM das Biostar é bem ruim, esquenta muito e quando atinge ~85 graus causa "power throttling" no CPU - redução de clock no CPU;  o mais sensato é pegar o Ryzen 5600, que tem consumo um pouco menor. Ou vender esta placa-mãe junto com o CPU atual.

é foi exatamente o que eu estava começando a pensar em fazer, tenho um amigo que inclusive quer comprar o kit.
qual placa-mãe você recomendaria para o 5600? vi que tem uma a520 da msi que parece bem ok

Postado

@1lokospegar uma placa-mãe com pci 4.0 ajudaria minha placa de vídeo atual? porque eu não pretendo trocar de placa de vídeo nem tão cedo. eu possuo uma rx 6650xt da xfx

• KairanD alterou o título para Tenho uma A520MH da Biostar e estou entre Ryzen 5 5600 e Ryzen 7 5700
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Tenho uma A520MH da Biostar e estou entre AMD Ryzen 5 5600 e Ryzen 7 5700

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...