Ir ao conteúdo

Como fazer Dual Boot entre Fedora e Windows 11?

Ir à solução Resolvido por Carlos Nino,

Posts recomendados

Postado

Eu estou querendo fazer Dual Boot no meu PC e tenho algumas dúvidas:

- Quais as desvantagens de usar um pendrive de 64Gb

- Tem algo que possa dar errado que eu possa perder alguma coisa no meu PC?

- como fazer 🙂

Postado
46 minutos atrás, FRNS disse:

- Quais as desvantagens de usar um PenDrive de 64Gb

O pendrive deve armazenar apenas a mídia de instalação, então desde que ele esteja funcionando bem não deve ter problema nenhum, e até onde eu sei o pior que pode acontecer (no caso de um pendrive que não está funcionando corretamente) é um erro na cópia dos arquivos da instalação do sistema novo ou uma instalação demorada, então aí não deve ter nenhum problema

46 minutos atrás, FRNS disse:

- Tem algo que possa dar errado que eu possa perder alguma coisa no meu pc?

Sim, se você apagar uma partição que não devia é possível perda de dados, e a chance de quebrar o boot do sistema já existente não é zero, mas se tudo for feito direitinho é beeeem improvável

qual o sistema novo que você planeja fazer dual boot com? qual o seu atual?

• Curtir 1
Postado

Eu estou rodando um windows 11, mas não estou satisfeito com o desempenho dele, e experimentei o Linux Fedora (o que pretendo trocar) no computador de um primo e gostei, ele disse que ocupa pouco espaço no HD, e me interessei no Dual Boot porque divido o computador com a minha família, e gostaria de ter um "ambiente pessoal"

Postado

Oof, bem pouco mesmo, ainda dá, mas dual boot com 256gb pode te deixar bem limitado, já sabe quanto espaço você planeja dedicar pro fedora?

Postado
Em 01/10/2025 às 19:02, Quiel245 disse:

Oof, bem pouco mesmo, ainda dá, mas dual boot com 256gb pode te deixar bem limitado, já sabe quanto espaço você planeja dedicar pro fedora?

Eu dei uma pensada, da para fazer Dual Boot com um SSD externo, correto? Então eu pegaria um SSD de 256+Gb dedicado totalmente ao Fedora

Postado
1 hora atrás, FRNS disse:

Eu dei uma pensada, da para fazer Dual Boot com um SSD externo, correto? Então eu pegaria um SSD de 256+Gb dedicado totalmente ao Fedora

HD externo? Tipo, os conectados via usb?

Éee, nunca tentei fazer isso, não sei se é possível, mas acho que talvez dê? Vou dar uma pesquisada aqui

Se der, pode ficar bem lento se não for pelo menos usb 3, qual a conexão do seu SSD externo?

• 2 meses depois...
  • Solução
Postado

O Windows 11 necessita de mais espaço no SSD/HD para instalação, além do espaço que será usado para os programas.

Troque seu SSD por um de 256gb, no mínimo, e faça uma instalação limpa do Windows 11, usando a metade do espaço do SSD e instale o Fedora na outra metade.

Na minha opinião, se você não for experiente no Linux, instale o Linux Mint, pois é fácil de usar, mais leve e com melhores aplicativos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...