Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um Ryzen 7 5700x, porém ele está travado nos 3,4ghz, mesmo em jogos pesados ou em idle no menu do Windows. Tenho uma a320mh da biostar. Sei que não é uma placa-mãe recomendada para esse processador, vou trocar em breve, mas gostaria de não perder tanto desempenho até comprar uma nova. Já tentei usar as configurações de energia do Windows, colocar o PBO sempre ativado (não configurei nada no avançado ainda), reiniciei a placa-mãe para as configurações de fábrica, coloquei o LCLK Frequency Control em 300 a 2500 e nem vídeo deu. Meu cooler é um AG400, as temperaturas não passam de 46 graus, mesmo em tarefas pesadas, os VRMs também estão com a temperatura baixa. Quando chegar em casa vou tentar desabilitar o PBO, talvez ajuda. Alguém passou por situação semelhante?

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 5700x com clock travado em 3.4GHz
Postado

Mas era para as frequências abaixarem em idol e subirem em jogos mais pesados. Ele sempre está a 3,4. O normal é ele mudar as frequências de acordo com a demanda.

• mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Consegui sim. Mas apenas com uma placa-mãe nova, comprei uma B550m. Algumas A320 aguentam o 5700x, mas a minha e a sua não aguentam o boost. Pelo menos foi isso q eu entendi. Minha recomendação é trocar de placa-mãe, no mínimo uma B450. Caso ainda tenha o 5500, recomendaria usar no lugar do 5700x até comprar uma placa-mãe nova.

• Curtir 1
Postado

As placas-mãe BIOSTAR tem VRM ruim, o que  limita o fornecimento de energia para o CPU,  que reduz o clock ou não ativa o Boost.

Para um Ryzen 5700X compre uma placa-mãe B55 de boa marca, que é, PCI  4.0, que se tornou relevante para as novas GPU com PCIe capado - x8,  e jogos consumindo mais de 8 GB de VRAM.

A recomendação é a MSI B550M PRO-VDH.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para AMD Ryzen 7 5700x com clock travado em 3.4GHz
  • 2 meses depois...
Postado

@galosniper22 Estou com exatamente o mesmo problema que você, utilizando exatamente a mesma placa-mãe e mesmo processador, fica travado em 3.4ghz até em jogos, a única solução foi mesmo trocar a placa-mãe? Pois pra mim vai ser complicado ficar com esse desempenho até eu comprar outra, nesse estado o 5700x fica um 3700x, talvez até um pouco pior.

Vi alguns casos em que uma ou duas pessoas formataram o PC e resolveram mas não sei isso isso faz algum sentido, acho que nesse caso era um problema muito específico...

Postado
17 horas atrás, Lucas046 disse:

@galosniper22... trocar a placa-mãe?

Acontece que o consumo do Ryzen 5700X (8/16 - 32MB cache L3) é maior que do Ryzen 5500 (6/12 - 16 MB cache L3), o VRM a Biostar não consegue suprir o consumo do 5700X para que atinja o clock Boost possível.

Summary: Real Power vs TDP    
Scenario Ryzen 7 5700X Ryzen 5 5500
TDP spec 65 W 65 W
Idle CPU only (approx.) ~25–35 W ~20–30 W
Gaming / everyday load ~50–80 W ~40–65 W
Heavy stress load ~80–105 W+ ~65–80 W (rare above)

O que pode tentar para ver se melhora é colocar dissipador no VRM e colocar um fan forte soprando sobre a area.

As Placa-mãe Biostar são para "PC de escritório", para minimizar problemas tem o limite de consumo bem restrito, não sendo adequadas para "PC Gamer".

Ou então, conforme-se em usar assim mesmo até trocar de placa-mãe. 

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 709,99 - 3 anos de garantia.

Ou, se quiser arriscar um pseudo "custo-benéficio" (duvidoso):

MaxSun B550M Terminator - R$ 570,00 - 1 ano de garantia.

Não caia na tentação da "barateza" (R$ 520,00) da  Pichau Chronos B550M CR ou sua irmã gemea Husky Nexus B550, o suporte de BIOS é praticamente inexistente, pelo menos até agora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...