Ir ao conteúdo

Melhor upgrade até R$ 2.000,00 para PC com AMD Ryzen 5 4500 e AMD RX 5500 XT

Ir à solução Resolvido por Arthcevada,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estava dando uma lida em uns conteúdos e encontrei esse post 

Estou com uma dúvida similar a do post acima e estou pensando em me planejar para fazer um upgrade na minha máquina no próximo ano. Eu tenho pensado em fazer um upgrade em GPU, mas não tenho certeza se é a opção ideal a se melhorar. Os itens do meu PC são:

Processador AMD Ryzen 5 4500, 6-Core, 12-Threads, 3.6GHz
(4.1GHz Turbo), Cache 11MB, AM4, 100-100000

placa-mãe Mancer B450M-DA, DDR4, Socket AM4, M-ATX,
Chipset AMD B450, MCR-B450M-DA

Memória Mancer Dantalion Z, 8GB (1x8GB), DDR4, 3200MHz,
C16, MCR-DTLZ-8GB

Memória Kingston 4GB DDR4 (Não tenho certeza da frequência dela)

SSD TGT Seal ST, 240GB, Sata III 6GB/s, Leitura 500 MB/s,
gravação 450 MB/s, TGT-SLST-240

Placa de Vídeo Mancer RX 5500 XT Streaky, 8GB, GDDR6, 128-
bit, MCR-RX5500XT-STK

Fonte Mancer Thunder 500W Bronze 80 Plus, MCR-THR500-
BL01

Acredito que a memória RAM também impacte no desempenho. Meu objetivo é jogar games competitivo como CS2 mas também jogar games como DayZ/similares... Atualmente consigo jogar CS com a taxa de quadros por volta de 120 a 130 e dayz por volta dos 60 mas em alguns momentos dando gargalos... O que eu poderia melhorar primeiramente?

Não pretendo gastar mais do que 2k inicialmente.

• GabrielLV alterou o título para Melhor upgrade até R$ 2.000,00 para PC com Ryzen 5 4500 e RX 5500 XT
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, thfagundes disse:

Acredito que a memória RAM também impacte no desempenho.

Por falar nisso, seria interessante se você conseguisse descobrir para nós o modelo exato desse pente da Kingston, as especificações dele. Você pode usar o programa CPU-Z e tirar print das abas "Memory" e "SPD" e mandar aqui, é importante sabermos se os pentes estão funcionando em dual channel.

Postado

@thfagundes Ryzen 5 5500x3d é um bom upgrade, mas atualize o BIOS

Essas memórias funcionam a uma frequência menor devido a limitação do flex mode.

Você pode comprar um módulo de RAM de 8GB 3200MT/s e substituir esse de 4GB, talvez melhore um pouquinho a performance em certos cenários

Vai faltar upgrade na placa de vídeo, mas elas são caras, como a RX 7600 ppr 1700 reais

• Moderador
Postado

@thfagundes Seu sistema está com as memórias no Flex Mode, conforme apontado pelo colega acima.

Isso é meio que um ponto intermediário entre o single channel e dual channel, em jogos a performance vai ficar bem mais próxima de um dual channel pleno do que de um single channel.

Perceba que as frequências das memórias estão trabalhando de acordo com o módulo mais lento, 2.400mhz. Teoricamente você poderia ganhar certa performance se aumentasse a frequência de operação dos módulos, mas aí você estaria efetivamente overclockando o módulo de 4GB para equiparar ao de 8GB e isso pode gerar instabilidades e outros problemas.

Uma dúvida, pode por favor conferir no gerenciador de tarefas a quantidade de memória total que o sistema está reconhecendo? É só por desencargo de consciência, mas às vezes existe diferença com o que o CPU-Z detecta.

Postado
13 horas atrás, ArturGC disse:

Essas memórias funcionam a uma frequência menor devido a limitação do flex mode.

Você pode comprar um módulo de RAM de 8GB 3200MT/s e substituir esse de 4GB, talvez melhore um pouquinho a performance em certos cenários

Vai faltar upgrade na placa de vídeo, mas elas são caras, como a RX 7600 ppr 1700 reais

Então em um primeiro momento acredita que um upgrade em processador e Memória ram seria melhor do que colocar uma placa de vídeo superior a atual? 

De fato eu estava olhando a RX 7600 como uma opção... Caso eu opte por esse processador mencionado ou um similar, seria necessário troca de fonte?

@Batata Defumada Estou pensando em pegar um módulo de 16GB para adicionar no lugar desse de 4GB e claro com uma frequência igual ao da outra. Quanto ao print solicitado, segue:

image.thumb.png.c8a7b60f93e08209561c0351112b4f1c.png

13 horas atrás, ArturGC disse:

O que pensa sobre o Ryzen 7 5700X? Achei esse na Amazon https://www.amazon.com.br/PROCESSADOR-AMD-5700X-100-100000926WOF-Cerâmica/dp/B09VCHQHZ6/ref=asc_df_B09VCHQHZ6?mcid=adfe74f41af737569651019c7dccf376&hvadid=709884378235&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=5182341383988089630&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9197830&hvtargid=pla-1650899904217&psc=1&language=pt_BR

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, thfagundes disse:

Estou pensando em pegar um módulo de 16GB para adicionar no lugar desse de 4GB e claro com uma frequência igual ao da outra

É uma opção válida, apenas gostaria de frisar que não é estritamente necessário se os 12GB de RAM já forem suficientes para o seu uso. E claro as memórias operando numa frequência maior seria muito bem-vindo, mas talvez não gere um ganho de performance super significativo, lembre-se disso.

Quanto ao print solicitado, segue:

Certo, obrigado. Era só pra conferir se o módulo de 4GB realmente estava funcional, fiquei com essa dúvida porque olhando no site da sua placa-mãe diz que ela suporta módulos de 8/16/32GB, mas enfim esse módulo de 4GB claramente está funcionando, então tudo bem.

O que pensa sobre o Ryzen 7 5700X? Achei esse na Amazon

Não perguntou para mim, mas permita-me responder mesmo assim, rs. Eu considero o Ryzen 5 5500X3D uma opção melhor se o seu uso for unicamente para jogos, inclusive tem um saindo por R$1.000,00 na Terabyte, com frete grátis para algumas regiões.

CONTUDO, olhando no site da Mancer, na página da sua placa-mãe, eu não encontrei nenhuma lista de processadores suportados, então eu não sei dizer quais ela suporta ou não 😕

Postado

Mais um voto pro Ryzen 5500X3D e +1 pente de memória 8gb 3200, vai ser o que melhor vai te atender no momento. Dessa maneira, você vai ganhar mais FPS inclusive do que se comprar uma RTX 5060 por 2k, pois o maior gargalo no CS2 é o teu processador.

O 5500X3D não vem com Air Cooler, recomendo o Thermalright Assassin X 120, eu uso ele num Ryzen 5600 e as temperaturas não passam de 60 ºC jogando, muito bom.

Também sou jogador de CS2. Teu FPS com esse upgrade vai ficar em torno de 200 +- e o grande salto de gameplay viria com upgrade de monitor. Qual a frequência do teu monitor?

Se aumentar em 100 reais o orçamento, caberia ainda um LG UltraGear 24' 180hz e o jogo melhoraria tanto que tu se perguntaria porque não fez esse upgrade antes...

• Curtir 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Melhor upgrade até R$ 2.000,00 para PC com AMD Ryzen 5 4500 e AMD RX 5500 XT
Postado

@Batata Defumada Pois é... Não diz quais processadores essa placa suporta... Sobre os 12GB de RAM... atualmente quando jogo DayZ fica no limite, por volta de 11gb de utilização de Memória ram.

@Arthcevada Atualmente o monitor que utilizo a frequência é de 60hz mas pretendo investir nisso também. Quando falo em desempenho é para evitar stutterings e travamentos que ocorrem em alguns momentos...

• Solução
Postado

@thfagundes Jogando CS2 com monitor de 60hz tu está tendo MUITAAAAA desvantagem, o upgrade de monitor é urgente (se tratando de CS2 como teu jogo principal) e ficaria próximo do orçamento que tu mencionou.

Ryzen 5500x3d - 1000 reais

AirCooler Thermalright Assassin X 120 - 130 reais

Memória 1x8gb 3200mhz DDR4 - 150 reais

Monitor LG UltraGear 24" 180hz - 800 reais

Total: 2080 reais + fretes

Pode parecer um upgrade estranho, mas tu comentou sobre querer melhorar a performance de jogos competitivos como CS2 e dessa maneira acredito ser um dos melhores usos para os teus 2k. Confia em quem já fez upgrade semelhante para o mesmo fim...

• Curtir 1
Postado

@thfagundes Sim suporta. Só precisa atualizar a BIOS da placa-mãe antes de instalar o processador novo. Veja vídeos no Youtube de como fazer, pesquise aqui no fórum ou leve pra uma assistência técnica caso se sentir inseguro.

A fonte é boa, vai dar conta do teu sistema tranquilamente. PFC ativo, 80 plus bronze e aprovada pelo Techlab.

Dá pra utilizar o cooler box por um tempinho, troque a pasta térmica e confira as temperaturas. Se não passar de 80 ºC jogando pode usar por mais uns meses tranquilamente antes de comprar um Air Cooler novo.

Antes de remover o cooler box, estresse um pouco o processador para amolecer a pasta térmica que vem com o cooler box, pois ela vira uma cola e assim evita o processador sair junto e danificar algum pino dele.

Em breve você vai estar dando "bala lisa", vai dar tudo certo kkk

Postado

@Arthcevada Cara! Chegou hoje o processador e a memória... Instalei e é incrivel o ganho que tive. Ainda não testei MUITO, mas já abri o DayZ e o CS para dar uma testada e é uma baita diferença no desempenho... O processador está ficando por volta de 67-70 graus... Agora é esperar um tempinho e pegar um Cooler melhor e um monitor.

Também gostaria de comentar que não consegui atualizar a BIOS desta placa-mãe... os arquivos disponibilizados pela Mancer não deram certo, mesmo acompanhando diversos tutoriais ainda não consegui atualizar... De qualquer forma o processador funcionou sem realizar a atualização.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!