Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, ontem pela primeira vez meu pc deu tela preta, a primeira vez não lembro o que apareceu na tela, mas depois que eu reiniciei mais 2x apareceram as mensagens: "your decive ran into a problem and needs to restart. depois apareceu: 0% complete" e em seguida: error: file '/boot/group/i386-pc/normal.mod' not found. entering rescue mod... e seguido dessa mensagem: grup rescue, depois disso usei vários comandos no cmd para verificar o disco, iniciava o windows e dependendo do que eu tivesse fazendo a tela congelava e depois dava a tela preta, até que resolvi usar o auxilio do chat gpt, depois por conta fiz 2 testes, atualizei a placa de Vídeo e troquei o SSD de porta e cabo, até agora tudo ok, porém como estava usando auxilio do chat gpt, ele me mandou fazer uns testes e segundo as analises do chat gpt ele sugeriu trocar de SSD porque seria falha física, a conclusão do chatgpt foi nessa parte: Visualizador de Eventos → Logs do Windows → Sistema: Disk. em disk apareceu: O dispositivo, \Device\Harddisk1\DR1, possui um setor defeituoso.”

Agora a questão é, o chat gpt está certo? da para confiar? porque essa ia as vezes falha dependendo das pesquisas, o SSD é um ADATA SU650 de 480 gb, testei ele no ADATA SSD ToolBox e com o CrystalDiskInfo, ambos mostram o SSD como saudável e temperatura baixa.

Minha configuração completa:

placa-mãe: Gigabyte H310M M.2 2.0

Processador: Intel Core i5 9600KF

Placa de Vídeo: RTX 4060 

Fonte: Nidus 550W

memória RAM: 16 GB 2x 8gb

Postado

Bom dia,

Com tela preta você quer dizer a tela azul? (BSOD) ou realmente só desligou/ficou o "brilho escuro"?

Primeiro os testes básicos para verificar a ram e o SSD.

Faça os testes no modo de recuperação:

1. primeiro, faça os testes no modo de segurança, para minimizar o risco de BSOD.
  2. segure shift → clique no menu iniciar → clique no botão do power(ainda segurando shift) → clique em reiniciar.
  3. vai abrir o Ambiente de recuperação → vai em "solução de problemas" → → configuração de inicialização → escolha a opção "modo de segurança com rede".

Testar o SSD:

1. abra o navegador e baixe 2 programas, o CrystalDiskInfo e o victoria SSD/HDD. O primeiro vai te dizer a saúde do seu SSD e o segundo vai procurar blocos defeituosos no SSD.
  2. no crystaldisk, se a saúde do SSD estiver crítica, faça backup e clone ele para outro.
  3. no victoria, faça o teste e se tiver poucos blocos defeituosos no SSD, refaça o teste do victoria mas agora com a opção REMAP, para ele realocar esses blocos. Se tiver muitos blocos defeituosos, procure trocar o SSD.

testar a ram (você vai precisar de um pendrive que possa ser formatado):

1. baixe o memtestx86
  2. extraia ele
  3. coloque seu pendrive no pc (lembrando que ele será formatado!)
  4. execute o imageUSB
  5. siga os passos dentro dele e escolha o pendrive. (se estiver perdido, dentro da pasta extraida do programa tem um arquivo de texto chamado readme, ele explica mais.)
  6. ejete o pendrive
  7. desligue o pc
  8. dê boot pelo pendrive (quando seu pc está ligando ele diz qual tecla você deve apertar para entrar na lista de boots, você também pode ir pela BIOS[UEFI])
  9. vai abrir o memtest, faça o teste. (esse teste demora, então faça quando não estiver precisando usar o pc.)
  10. no relatória final ele vai dizer se encontrou blocos defeituosos ou lentos.

Se os 2 estiverem em bom estado, avisa que passo outros testes.

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Com tela preta você quer dizer a tela azul? (BSOD) ou realmente só desligou/ficou o "brilho escuro"?

Primeiro os testes básicos para verificar a ram e o SSD.

Faça os testes no modo de recuperação:

1. primeiro, faça os testes no modo de segurança, para minimizar o risco de BSOD.
  2. segure shift → clique no menu iniciar → clique no botão do power(ainda segurando shift) → clique em reiniciar.
  3. vai abrir o Ambiente de recuperação → vai em "solução de problemas" → → configuração de inicialização → escolha a opção "modo de segurança com rede".

Testar o SSD:

1. abra o navegador e baixe 2 programas, o CrystalDiskInfo e o victoria SSD/HDD. O primeiro vai te dizer a saúde do seu SSD e o segundo vai procurar blocos defeituosos no SSD.
  2. no crystaldisk, se a saúde do SSD estiver crítica, faça backup e clone ele para outro.
  3. no victoria, faça o teste e se tiver poucos blocos defeituosos no SSD, refaça o teste do victoria mas agora com a opção REMAP, para ele realocar esses blocos. Se tiver muitos blocos defeituosos, procure trocar o SSD.

testar a ram (você vai precisar de um pendrive que possa ser formatado):

1. baixe o memtestx86
  2. extraia ele
  3. coloque seu pendrive no pc (lembrando que ele será formatado!)
  4. execute o imageUSB
  5. siga os passos dentro dele e escolha o pendrive. (se estiver perdido, dentro da pasta extraida do programa tem um arquivo de texto chamado readme, ele explica mais.)
  6. ejete o pendrive
  7. desligue o pc
  8. dê boot pelo pendrive (quando seu pc está ligando ele diz qual tecla você deve apertar para entrar na lista de boots, você também pode ir pela BIOS[UEFI])
  9. vai abrir o memtest, faça o teste. (esse teste demora, então faça quando não estiver precisando usar o pc.)
  10. no relatória final ele vai dizer se encontrou blocos defeituosos ou lentos.

Se os 2 estiverem em bom estado, avisa que passo outros testes.

Bom dia, como falei, a primeira vez que deu tela preta apareceu uma mensagem mas não lembro qual, depois tirei print dessas mensagens:

53e385f7-7fa5-448c-85da-93ea4304096d.jpg

Vou fazer os testes que você pediu, o crystaldisk eu já tenho e lá consta que o SSD está 100% saudável, no app do adata também consta que o SSD está 100%, mas vou fazer esses testes e depois posto aqui

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Acostume-se com isso, quando for prestar auxílio a quem esteja no Windows 11, meu amigo.

Agora, o B de BSOD significa "Black", e não mais "Blue".

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Gabriel U puts, mas já tem a tela preta de desligamento e a tela preta com "somente brilho, sem resposta". só "tela preta" fica meio ambíguo. Estou ficando velho kkk.

@TH_Freitas desculpe se a pergunta parecer burra, mas você já testou trocar o cabo e/ou a porta sata? um cabo sata é barato, você encontra por 5 reais por ai, as vezes consegue de graça em órgãos publicos da sua cidade.

• Curtir 1
Postado

@Swalls @Gabriel U Pois é, era tela azul, até esqueci que é a mesma coisa, como apareceu tela preta nem lembrei que era a antiga tela azul.

Sobre iniciar com modo de segurança não consegui, apareceu uma mensagem falando que o PC precisa de reparo, até tem a opção de entrar no modo de segurança, e pede para teclar no F1, e quando teclo o PC desliga

0237be42-6818-41b7-bfeb-284c3d94ab4a.jpg

Postado
11 horas atrás, TH_Freitas disse:

Agora a questão é, o chat gpt está certo? da para confiar? porque essa ia as vezes falha dependendo das pesquisas, o SSD é um ADATA SU650 de 480 gb, testei ele no ADATA SSD ToolBox e com o CrystalDiskInfo, ambos mostram o SSD como saudável e temperatura baixa.

desculpe, agora que li que você testou com o crystaldisk

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Swalls disse:

@Gabriel U puts, mas já tem a tela preta de desligamento e a tela preta com "somente brilho, sem resposta". só "tela preta" fica meio ambíguo.

@TH_Freitas desculpe se a pergunta parecer burra, mas você já testou trocar o cabo e/ou a porta sata? um cabo sata é barato, você encontra por 5 reais por ai, as vezes consegue de graça em órgãos publicos da sua cidade.

Sim, como disse no inicio, troquei não só de cabo mas como também da porta sata na placa-mãe, pelo menos não deu mais tela preta/azul, mas o estranho é que eu passei o meu outro SSD que está com o linux mint para o cabo e a porta sata onde estava dando tela preta e o mint esta funcionando normalmente

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, TH_Freitas disse:

Sim, como disse no inicio, troquei não só de cabo mas como também da porta sata na placa-mãe, pelo menos não deu mais tela preta/azul, mas o estranho é que eu passei o meu outro SSD que está com o linux mint para o cabo e a porta sata onde estava dando tela preta e o mint esta funcionando normalmente

nossa, cometi a mesma falha duas vezes, perdão.
testou reparo de boot com bootrec?

Postado
6 minutos atrás, Swalls disse:

nossa, cometi a mesma falha duas vezes, perdão.
testou reparo de boot com bootrec?

Ainda não, mas acho que o bootrec seria mais para sistema que não inicializa, o meu caso é diferente, a tela preta era com o windows já funcionando, mas como eu disse, a tela preta parou, mas to na duvida pelo chatgpt ter falado que os resultados indica que o SSD está com setor defeituoso e com os dias contados

• Curtir 1
Postado

Esqueci de mencionar para baixar do majorgeeks, essa versão que precisa instalar é meio suspeita.

pela análise acima realmente tem blocos defeituosos e alguns tendendo a falhar, mas não muitos.

refaz a analise mas agora com verify e remap, use o botão scan (caso tenha usado o quick)

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

Esqueci de mencionar para baixar do majorgeeks, essa versão que precisa instalar é meio suspeita.

pela análise acima realmente tem blocos defeituosos e alguns tendendo a falhar, mas não muitos.

refaz a analise mas agora com verify e remap, use o botão scan (caso tenha usado o quick)

Usei a versão do majorgeeks, o resultado:

victoria.jpg

• GabrielLV alterou o título para SSD Adata seria a possível causa de BSOD no windows 11?
Postado

primeiro, não era windows 11? mudou para o 10?

segundo, ele não detectou o arquivo ".ini" que vem junto, você descompactou o arquivo e vez da pasta inteira? executou como administrador?

terceiro, muito dificilmente o scan dá 100% perfeito em um disco sata, eu pelo menos nunca vi, tem algo errado.

Postado
4 minutos atrás, Swalls disse:

ok...

primeiro, não era windows 11? mudou para o 10?

segundo, ele não detectou o arquivo ".ini" que vem junto, você descompactou o arquivo e vez da pasta inteira? executou como administrador?

terceiro, muito dificilmente o scan dá 100% perfeito em um disco sata, eu pelo menos nunca vi, tem algo errado.

Não tenho windows 10, será que houve um erro na analise? eu descompactei sim, só não executei como administrador

Postado

@TH_Freitas perdão, eu normalmente uso windows 10 e 8.1, fiz o teste agora em um notebook com 11 e ele realmente aponta como 10, não é erro.

Porém aqui ele conseguiu achar o arquivo .ini.

Fiz outro teste outra vez com verify e remap e deu o mesmo resultado anterior, ai agora eu refiz o teste com ignore e read e apareceu aqueles problemas 

vic.jpg

Postado

tem blocos defeituosos e blocos tendendo a falhar no seu SSD.
UNCR é um erro incorrigível (pelo menos até onde tange meu conhecimento), por sorte é bem pouco.

Como ssds tem sistema de remapeamento de setores defeituosos por padrão, uma alternativa que raramente resolve é reinstalar o firmware do SSD, porém a adata não disponibiliza firmware para instalação (eu pelo menos não achei).

Não sei se o toolbox faz isso quando promove "otimização", mas você disse já ter usado ele.

são tão poucos blocos que podem não ser a causa do problema, se ainda quiser, faça a analise de ram com o memtest como eu falei.

@Detetive Virtual de SSDs boa tarde, teria algo mais a acrescentar nesse caso?

• Curtir 1
Postado

tem blocos defeituosos e blocos tendendo a falhar no seu SSD.
UNCR é um erro incorrigível (pelo menos até onde tange meu conhecimento), por sorte é bem pouco.

Como ssds tem sistema de remapeamento de setores defeituosos por padrão, uma alternativa que raramente resolve é reinstalar o firmware do SSD, porém a adata não disponibiliza firmware para instalação (eu pelo menos não achei).

Não sei se o toolbox faz isso quando promove "otimização", mas você disse já ter usado ele.

são tão poucos blocos que podem não ser a causa do problema, se ainda quiser, faça a analise de ram com o memtest como eu falei.

@Detetive Virtual de SSDs boa tarde, teria algo mais a acrescentar nesse caso?

Testei a memória RAM e está tudo ok, entrei pelo linux mint e fiz o teste pelo terminal com o comando dmesg, tirei print de algumas partes

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

21 minutos atrás, ArturGC disse:

@TH_Freitas Substitua esse SSD por um de melhor qualidade.

O problema é que esse mês gastei muito, e agora vou ficar 1 ou 2 meses apertado, ssds tem diversos no mercado, qual seria um de boa qualidade mas não muito caro? será que existe? até porque esse adata não tenho nem a 1 ano e já está dando problema, e tenho outros ssds aqui de marca inferior como rise mode, xraydisk, kingspace e netac, todos estão funcionando a mais de 3 anos, até pensei em um kingston NVMe ou um adata legend, mas agora não vai dar para eu comprar um desses 2

Postado

@TH_Freitas Qualidade do SSD é de acordo com o modelo, não a marca. Inclusive esse SSD da Adata (SU650) é péssimo.

SSD para recomendar depende da capacidade, preço e protocolo

Postado
1 minuto atrás, ArturGC disse:

@TH_Freitas Qualidade do SSD é de acordo com o modelo, não a marca. Inclusive esse SSD da Adata (SU650) é péssimo.

SSD para recomendar depende da capacidade, preço e protocolo

No caso um confiável, nem que seja apenas 240gb, porque armazenamento eu uso os outros ssds que eu tenho, seria só para o windows e alguns programas 

Acabei de ver aqui, comprei esse SSD na kabum em janeiro, consta na nota fiscal eletrônica que ele tem 36 meses de garantia, no caso é confirmado defeito do SSD mesmo né? ai como será que faço para acionar a garantia?

Postado
8 horas atrás, ArturGC disse:

@TH_Freitas Ah, sim.. Se está na garantia e eles cobrem isso, pode fazer sentido.

https://www.kabum.com.br/atendimento

Fui fazer isso pelo pedido, e eles me direcionaram para o site da adata na parte de suporte, ai fiz o pedido de garantia por lá, agora não sei se vão me mandar outro ou me estornar em dinheiro, se tiver a opção de estorno seria melhor, porque fui pesquisar a fundo esse modelo da adata e é bem negativo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...