Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou comprando um Ryzen 9 7900 e uma placa-mãe AM5 da ASUS (ROG STRIX B650E-F ou TUF GAMING B650M-E).

O site da ASUS diz que o Ryzen 9 7900 é suportado, mas lista o Stepping B2 como requisito. (Stepping é a revisão interna do processador, onde corrigem pequenos bugs).

Minha dúvida é: Se eu receber um Ryzen 9 7900 de um lote antigo (ex: Stepping B1 ou B0) em vez do B2, a CPU funcionará perfeitamente nessas placas B650M/B650E com uma BIOS atualizada?

Em outras palavras, o suporte de BIOS das placas recentes é retrocompatível, ou eu preciso garantir que a CPU seja B2, como saber se a CPU é B2 antes de compra-la ?

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b650m-e-wifi/helpdesk_qvl_cpu?model2Name=TUF-GAMING-B650M-E-WIFI

https://rog.ASUS.com/br/motherboards/rog-strix/rog-strix-b650e-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_cpu/

Postado

Você pode verificar/solicitar o código completo do modelo (OPN) impresso na caixa ou no próprio processador. Muitas vezes, esse código indica o stepping ou pode ser pesquisado online para confirmar a revisão.

O fator mais importante é a versão do BIOS da placa-mãe. A exigência do Stepping B2 geralmente está ligada à necessidade de um BIOS mais recente.

- Atualmente a grande maioria dos processadores Ryzen 9 7900 (ou outros modelos da série 7000) já são fabricados com as revisões de stepping mais recentes, como o B2.

• Curtir 3
  • GabrielLV alterou o título para Ryzen 9 7900 Stepping B1 funciona em placas ASUS B650 com BIOS atualizada?
  • mês depois...
Postado

Apesar de não ter como saber o stepping antes de comprar, a chance de você conseguir um de primeira revisão é extremamente baixa. É mais provável que você consiga um recente.

Vide meu 7900 que já tem bem mais de 1 ano e é B2.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...