Ir ao conteúdo

A RTX 5060Ti 8GB perde muito desempenho em PCIe 3.0?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, bom dia, tudo na paz? Então, tenho uma TUF A520M PLUS II, de PCIe 3.0, e estou juntando uma grana pra dar aquela melhorada no setup. Vou comprar um R5 5500x3d e uma RTX 5060 Ti 8gb, porém é ai que começa a duvida, o PCIe da RTX é de 5.0, mas seria limitado por contado do processador e mais ainda por conta da placa-mãe, que só vai até o 3.0, queria saber se vai haver alguma queda considerável do rendimento da placa, algum gargalo forte. O processador não me preocupa, pois ele funciona bem com essa placa de Vídeo, mas a principal duvida é em relação à placa-mãe mesmo, podem me explicar um pouco sobre? E, caso o gargalo seja muito forte, poderiam me indicar alguma placa de Vídeo com PCIe 4.0 que seja muito boa tambem? 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Nickz__ A performance pode ser severamente prejudicada nas situações em que os 8GB de VRAM forem totalmente consumidos, fazendo com que o swap pra RAM seja extremamente ineficiente, porque a placa tem um barramento PCIe físico limitado (x8), gerando um gargalo bem considerável.

O ideal ao meu ver seria nem comprar a RTX 5060 Ti 8GB, mas sim a RX 9060 XT de 16GB. Além de ter o dobro de VRAM, o barramento é x16.

• Curtir 3
Postado

@Batata Defumada Certo, entendi, mas então, se eu jogar em configurações dentro do "limite" da VRAM, ainda assim geraria um gargalo consideravel? Por que, pra grande maioria dos jogos, eu jogaria, no máximo do máximo, em 1080p, sem nada em ultra ou coisas do tipo, ai ficou essa dúvida agora.

• Moderador
Postado

@Nickz__ Se não estourar a quantidade de VRAM disponível aí a performance não deve sofrer.

E se você não faz questão de jogar em alta resolução, e nem com tudo no máximo, realmente vai dar pra geralmente evitar problemas devido à VRAM baixa (não digo sempre porque pode ser que você venha a jogar algo específico que seja muito intenso em VRAM e/ou mal otimizado).

Mas digamos que você pretenda ficar com a RTX 5060 Ti 8GB por pelo menos uns 2 ou 3 anos e jogando novos lançamentos, um tempinho razoável, eu acho que não seria o ideal optar por ela.

Postado

@Batata Defumada Bom, no caso de novos lançamentos eu já imagino que dê muitos problemas, mas só pra dar um pouco mais de contexto, atualmente estou jogando bastante Rocket League, War Thunder, Metro Exodus 2033, alguns da saga Aliens, CSGO, nada que seja extraordinario em questão de graficos, e eu realmente não faço questão de por tudo no max. No geral eu jogo titulos mais "antigos", digamos assim. 

Acha que ainda assim seria um mal negócio?

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada kkkkk concordo com você, rocket league é bom demais mesmo 😁

Mas muito obrigado pelas explicações (e pela paciência principalmente), vou analisar bem os preços, porque como você disse da pra pegar a da AMD com 16gb pelo mesmo preço, me ajudou demais, valeu mesmo! Ótima tarde, fica com Deus 🙌

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...