Ir ao conteúdo

Instalador do win11 não detecta SSD NVMe do Lenovo ideapad slim 3i

Ir à solução Resolvido por Seu M4drug4,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal

Precisei reinstalar o win11 home num laptop Lenovo ideapad slim 3i. Tentei com um pendrive bootável criado com o rufus e com outro criado com aquela ferramenta da ms, mas para a minha surpresa o instalador do win11 não detectou o SSD NVMe do laptop em nenhum dos casos. Felizmente já consegui reinstalar criando uma mídia de recuperação com um software da Lenovo, mas isso é muito mais complicado e demorado do que instalar com a iso padrão da ms. Somando o tempo pra baixar os dados (mesmo com uma internet de 500 Mbps), gravar no pendrive e a instalação do SO em si acho que o processo todo levou quase 3h.

Não quero correr o risco de passar por isso de novo quando precisar reinstalar o SO, por isso preciso de um método pra conseguir instalar com a iso padrão da ms.

Pesquisando na internet li que desativar a função intel vmd no setup do uefi resolve a detecção do SSD, mas essa configuração não existe no setup do laptop. Outra dica que encontrei é adicionar drivers vmd no pendrive bootável, ou selecioná-lo a partir de outro dispositivo via instalador do win11, mas nenhum dos drivers que encontrei foi compatível com o hardware do laptop.

Então o que fazer pra que o instalador da iso padrão detecte o SSD NVMe do laptop?

Obrigado desde já.

Postado

@Seu M4drug4 Na BIOS mude o modo HDD de AHCI ou RAID para IDE. Ai durante a instalação pressione SHIFT + F10 entre no diskpart e da um clean no HDD em questão. Ai reinicia volta na BIOS e deixa o modo HDD como estava antes. Reinicie novamente e siga a instalação normalmente.

• Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

No setup não tem nenhuma configuração sobre achi/raid. Fico pensando no que o pessoal que comprou a versão desse laptop com linux está fazendo pra instalar win11 nele.

Boa tarde.

Me mande uma foto de qualquer tela da sua BIOS, por favor.

• Solução
Postado

Pegando dicas aqui e ali na internet, acabei conseguindo. \o/

Fiz backup de 3 drivers pci express que aparecem na seção "Dispositivos do sistema" do Gerenciador de Dispositivos (curioso que a data de 2 deles é 18/7/1968, kkkkkk) do win11 que instalei com a mídia de recuperação criada com o software da Lenovo. Coloquei a pasta de cada um dos 3 drivers dentro de outra pasta e copiei ela para a raiz do pendrive de boot criado com o rufus. O SSD NVMe foi reconhecido como o esperado. 🙂

Postado

Não tem nada a ver com os drivers que citei antes. Agora até pendrive de boot sem os drivers ora funciona ora falha, mesmo um criado pelo Ventoy, que eu também tinha testado sem sucesso antes de criar este tópico.

Este laptop estava com falhas intermitentes nas portas usb-a, mandei para a garantia e voltou com os mesmos problemas.

Entrei em contato com a Lenovo pelo chat agora há pouco, expliquei tudo e mais tarde alguém vai entrar em contato comigo.

Possivelmente alguma falha imperceptivel na porta usb estava acontecendo durante a criação dos pendrives de boot ou durante o boot com eles, ou até em ambos os casos, causando a falha na detecção do SSD por parte do instalador do win11. Agora quero ver o que a dona Lenovo vai fazer para resolver o meu caso. Espero que troquem logo essa unidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...