Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• KairanD alterou o título para Como instalar programa no formato .tgz no Ubuntu Linux?
Postado

Arquivo no formato TGZ são arquivos de código fonte compactados. O processo básico se resume à 3 etapas: Extrair, Configurar e Compilar. 

- Extrair - Coloque o arquivo em um diretório que você possa trabalhar ele (por exemplo ~/downloads) e descompacte usando o TAR.

Os comandos abaixo deverão ser executados no terminal.

cd ~/downloads
tar -zxvf programa.tgz (ou programa.tar.gz)
cd programa

- Configurar - Agora, deve-se verificar a documentação do programa para ver as instruções e dependências do programa, pois cada um pode ter requisitos diferentes. Voltando ao terminal, digite o comando abaixo e verifique a existência de arquivos com nomes como README, INSTALL, etc...

ls
less README ou INSTALL (o arquivo que tiver no diretório)

O arquivo README ou INSTALL informará sobre dependências necessárias, parâmetros de configuração especiais ou se o processo de instalação é diferente do padrão.

- Compilar - Atendidas todas as dependências, digite o comando abaixo no terminal:

./configure

Se tiver alguma coisa faltando ele emitirá um erro, que deverá ser sanado para prosseguir. Após o sucesso do comando CONFIGURE, execute

make

Finalmente, instale o arquivo compilado

sudo make install

Fonte: vozes da minha cabeça, faz tempo que não faço, mas ao que me lembre é isso. 

• Curtir 1
Postado

Então não existe possibilidade de instalar graficamente? não sei se esse é o termo. Vou tentar aqui, qualquer coisa recorro novamente a vocês do fórum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...