Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Hoje em dia eu tenho o seguinte PC:

AB350M Ds3H v2
Ryzen 5 5500 com cooler Deepcool Gammaxx AG400
RX 7600 Gaming OC

2x8GB 3000MHz

SSD 1TB NVMe

Fonte 500W Redragon

Monitor LG 29" 75Hz 29WL500 
Gabinete Gamer Mancer Pyro MCR-PRO1-WH

Pensei em pegar um Ryzen 5 5500x3D e a fonte Gamer Rise Mode Zeus 650W para atualizar para uma fonte mais atual e segura, ser modular e também ganhar um pouco de fôlego para upgrades futuros.

Como tenho o orçamento de 1k, sei que com essas opções que mencionei passa um pouco do orçamento, mas penso em vender o R5 5500, um R5 1600Af e uma placa RX 550 para completar o valor das novas peças. Já cheguei a pensar se compensa ir para a plataforma AM5, mas o preço está bem salgado e acho que nem com 1,5k eu conseguiria pega rum processador, 16GB de RAM e uma placa-mãe de entrada, já que não penso em fazer OC. 

Acham que é um bom upgrade, ou sugerem algo que possa tornar mais equilibrado e dar mais longevidade ao PC?

• J.Augusto F alterou o título para Upgrade de R$1.000,00 para Ryzen 5 5500 e Radeon RX 7600
Postado

O 5500x3D tem uma diferença considerável para o 5500 quando se tem uma Placa de Vídeo de alto calibre e também um monitor com alta taxa de atualização, sendo que em games competitivos que visam altos FPS é onde ele brilha.

Será que ele fará diferença com seu monitor e placa de vídeo atuais, mesmo ele sendo melhor do que seu 5500?
O "problema" dos testes de processadores é que são feitos com placas de vídeo high end, deixando o usuário que possui uma de entrada na dúvida, e eu não tenho também a resposta exata.

O 5500x3D esteve por 819 na Pichau há poucos dias, e certamente veremos ofertas desse tipo nas principais lojas de agora até o final do ano, sendo que só nesse mês temos 11/11 e também black fraude.

Você precisa considerar também suas memórias, pois 16gb (2x8) está ficando pouco, e já tem jogos chegando perto e até passando disso.
O simples Marvel's Spider-Man Remastered, se jogado com gráficos no máximo e full HD, está consumindo quase 16gb de memória RAM.

Para piorar, como a produção de memórias DDR4 está se encerrando, com muitas marcas já tendo parado, e o resultado é escassez e preços altos. Pode observar nas lojas que até mesmo marcas vagabundas estão com preço ruim. 

No estou falando necessariamente para comprar memórias, mas sim alertando para um cenário que vem surgindo.

Quanto à AM5, não estão salgado. O Ryzen 5 7600, cujo desempenho em games é igual ao 5700x3D, pode ser encontrado entre 1.100 a 1.200. E ontem as A620M TUF Gaming estiveram em oferta na Kabum por 643 a versão padrão e 693 a versão com WIFI/Bluetooth.
Já as memórias DDR5, me parecem com preço mais justo do que o preço atual das DDR4.

Com 1.000 reais você não faz a diferença

Se quiser os melhores preços, precisará seguir grupos de ofertas do Telegram. Canais de hardware do Youtube como Guiga Tech Games, TJ Gaming, Peperaio Hardware e T-Rocha Hard Tec eu recomendo, basta ir até o último vídeo de cada um e procurar na descrição pelo link de ofertas do Telegram.

Postado

@Crixus Champion você fez minha mente fritar com suas observações, mas bem pertinentes por sinal! 

Eu indo no "caminho" do 5500x3D, eu até procurei alguns vídeos comparativos entre os combos 5500+RX 7600 e 5500x3D+RX 7600, mas por não achar canais que fizeram benchmarks dessas duas opções, faz com que as diferença de metodologia usadas não me traz segurança em cravar o quanto a versão 3D faria a GPU render a mais. Refletindo o que disse, fico na dúvida agora desse upgrade.

Juntando o assunto AM5 e memória RAM, indo por esse caminho traz a possibilidade de eu vender o combo placa-mãe, CPU e RAM que uso para abater o valor. Pelos valores que mencionou, faz com que esse upgrade custasse por volta de R$ 2.200 (optando por um pente de 16GB e aí nos próximos meses eu pego o segundo). Agora fico na dúvida pois eu não sei até onde consigo ir no upgrade do meu PC atual sem perder desempenho por ter PCI-e 3.0e também se compensa continuar na AM4, já que upgrade pra CPU está cada vez mais escasso. Já vi peças usadas acabam sendo vendidas por um preço maior que as novas!

Quanto a fonte que mencionei, inicialmente eu sempre tive em mente que o modelo da MSI MAG A650BN seria a escolha certa, mas tenho lido nos fóruns que ultimamente não tem sido a melhor opção, e aí alguns tem sugerido a Gamer Rise Mode Zeus 650W por ser modular ou a Cooler Master MWE Gold 650 V3. Como meu PC as vezes demora pra ligar quando tem muita chuva ou a luz acaba piscando em casa, quero trocar a fonte pra não ter que trocar o PC inteiro hehe.

Postado
2 horas atrás, beolchi disse:

sem perder desempenho por ter PCI-e 3.0

De acordo com os testes do Hardware Unboxed, além de canais de hardware menores, os quais colocarei mais abaixo, o problema não é exatamente a versão do PCIE, mas sim a totalidade de VRAM de uma Placa de Vídeo que, quando excedida, fará o game perder desempenho, seja em PCIE 3.0, 4.0 ou 5.0.
E por essa razão há um grupo de pessoas criticando as Placas de Vídeo de 8gb.

Há também quem defenda as Placas de 8gb, alegando que são produtos de entrada, e que não são destinadas a uso extremo.
Em outas palavras, ao se colocar uma Placa de Vídeo moderna PCIE 5.0, como por exemplo a RTX 5060 8gb, em um sistema PCIE 3.0, não haverá perdas se a VRAM não for excedida.

Para exceder a totalidade de VRAM basta colocar jogos mais recentes nas configurações mais altas possíveis, incluindo aumento de resolução para 1440p ou superior.

Hardware Unboxed testou RTX 5060 TI 8gb VS 16gb, rodando em PCIE 3.0, 4.0 e 5.0 LINK
E fez o mesmo com RX 9060 XT 8gb vs 16gb LINK

Teste da Pichau e do T-Rocha Hard Tec

3 horas atrás, beolchi disse:

Juntando o assunto AM5

Seu orçamento é baixo para AM5. Em oferta nas lojas do Brasil temos Ryzen 5 7600 por 1.200, placa-mãe confiável por 700 quando em oferta e 16gb por 500 reais se for um pente 6000mhz CL30 de boa marca, ou 350 com specs inferiores. 

Dificilmente conseguirá um bom valor no seu kit, visto que com 900 a 1.000 se compra novo, a não ser que venda num meio onde compradores possuem menos noção de preços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...