Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Sou estudante de arquitetura e comprei um notebook para projetar. Acontece que não estou conseguindo renderizar com uma performance melhor, como gostaria, e vou ter que montar um PC.
Possuo um orçamento de R$6.000,00 à R$7.000,00 para montar...

Lembrando que o PC serviria principalmente para fazer renderizações de alta qualidade, e rodar programas como D5 Render, Enscape e Revit sem maiores problemas.

Também gosto de jogar nas horas vagas, então gostaria que servisse para games também.
Como sou leigo no ramo, gostaria de indicações de peças e componentes. Se alguém puder me ajudar, agradeço!!

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Preciso montar um computador para renderização e games, até R$7.000,00
  • Moderador
Postado

@rveiga Olá, tudo bem?

Você poderia nos informar o modelo desse notebook que você comprou e não te serviu bem? Só pra termos uma noção do que faltava nele para você conseguir alcançar performance satisfatória.

De qualquer forma, estou tentando montar uma configuração pra ti, você diria que as suas aplicações são mais intensas em GPU ou CPU?

Dê uma olhada nessa configuração:

Total: R$7.796,00 à vista (preços neste momento, sujeitos a variação).

Montar um sistema AM5 com uma GPU decente com bastante VRAM fica um pouquinho caro como você pode ver.

Do jeito que está podemos cortar uns custos, como por exemplo pegando memórias um pouco mais lentas e com mais latência, pegar um SSD de menor performance, economizar no gabinete etc.

Contudo, isso aí já foi o que eu cheguei depois que troquei uma peça ou outra por opções mais em conta tentando ficar mais próximo dos R$7.000,00.

Eu optei por uma GPU Nvidia, pois imagino que seja mais indicada para o seu uso.

O processador tem 6 núcleos e 12 threads. Imagino que quanto mais melhor pro seu caso, mas um Ryzen 7700 (8/16) já é significativamente mais caro.

Postado

Dando uma polida e fazendo umas ponderações a respeito da configuração do batata acima.
Ouvi pessoas falando coisas diferentes sobre se é necessário GPU ou CPU melhor pra renderização.

Não seria melhor, para desencargo de consciência, um CPU Ryzen 7 5700X3D já que chips X3D costumam ser melhores para renderizações?

Sobre a GPU, já é uma questão cabeluda a VRAM, pois não estou encontrando as RTX da geração anterior, que seriam mais acessíveis, com 12 ou 16 GB. Honestamente os único que vi ainda em estoque são as RTX 3060 12GB que estavam super populares pouco tempo atrás, mas é lógico que temos que levar em consideração que já são duas gerações pra trás.

Ouvi de uma conhecida arquiteta que o notebook que ela usa é o Predator Helios, que independente das opções escolhidas no site ainda tem menos VRAM do que as peças que estamos propondo.

Leve em consideração que sou um iniciante nessas questões e certamente o batata tem mais autoridade no assunto.

Mas a dica de ouro que vou te dar que vejo que muitas pessoas desconhecem ou fazem pouco caso é a possibilidade de acessar remotamente seu computador. Monte uma máquina boa, e aproveite o notebook que já comprou pra acessá-lo de longe com AnyDesk ou Parsec ou Chrome Remote Desktop... é só seu desktop ficar de host em um lugar com internet boa, e você sacrificar um pouco de seus dados móveis, ou se sentar em um lugar com Wi-Fi bom e pronto, você vai conseguir renderizar seus projetos mesmo sem ter um notebook top (que vamos combinar, um notebook top é bem mais difícil e custoso de se ter do que um computador desktop top).

Postado

Pô, desculpa se esse foi o caso, mas vou ser mais claro pois também sou pouco conhecedor.

Ryzen 7 5700X3D, processador mais caro que o recomendado pelo batata, mas deve entregar tanto pra renderização, quanto pra jogos

RTX 3060 12 GB RAM, placa de vídeo mais velha, lançada em 2021, mas muita gente reclama que o salto da geração 30, pra geração 40, pra geração 50 foi baixo, o que me leva a acreditar que essa placa ainda performa bem. É também bem mais barata que a placa sugerida pelo batata; mas a placa sugerida por ele é muito mais provável de durar mais tempo, o que é fator a ser levado em consideração.

• Moderador
Postado

@codoxz Compreendo suas recomendações de processador e GPU, mas o preço é que torna quase que inviável, uma RTX 3060 custando perto de R$2.000,00 é absurdo demais. O 5700X3D também encareceu muito, um tempo atrás dava pra pegar ele por R$1.000,00. Então se fosse para montar um PC AM4 eu diria era pra ele pegar um Ryzen 9 5900XT, por ter o dobro de núcleos e threads do 5700X3D custando ali em torno de R$2.000,00 (preço semelhante ao do 5700X3D atualmente).

@rveiga Minha recomendação foi a plataforma AM5 da AMD porque ela é a contemporânea, que vai te permitir fazer upgrade de processador no futuro, a AM4 já está morta, não vai receber novos lançamentos. Atualmente eu não vejo muito sentido investir na plataforma AM4 quando o orçamento permite partir pra AM5, que é o seu caso.

Postado

Acabei de ver com outro amigo arquiteto que o PC que ele usa tem uma RTX 4060 de 8 gigas mesmo, e usa um programa chamado Rendr.

Se for fato isso de 8GB não ser grande impeditivo pra renderização, o RTX 5060 da nova geração está no mesmo preço desse antigo que falei, então obviamente, compensa mais.

Dê um toque nos seus colegas da área, eles certamente vão ter um feedback das peças que tão funcionando e tudo mais.

@Batata Defumada nem fale do up nos preços dos processadores, irmão... eu comprei o Ryzen 5 5600 por 560 na ali justamente porque estavam sendo alarmistas aqui sobre como iriam taxar tudo. comprei mesmo pensando 'talvez estejam exagerando'. Hoje não se acha abaixo dos R$ 940.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...