Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos!

A minha placa de vídeo morreu, uma GTX970, após muitos anos de uso. 

O meu setup já tem alguns anos, funciona bem pra mim, e gostaria de continuar com

ele por enquanto e colocar uma nova placa de vídeo. 

O quê acham da: MSI GeForce RTX 3060 VENTUS 2X 12G OC, consigo ela por R$1.730,00 mais ou menos.

Abaixo está a minha configuração:

Processador: CORE I7 4790
placa-mãe: Gigabyte GA-H97-D3H
Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 970 4GB GDDR5
Memória: 2 X HyperX Fury White Series de 8GB 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1600 (PC3 12800) === total 16GB
Gabinete: Gamer Thermaltake com 6 coolers (2 embaixo, 2 laterais e 2 em cima)
Fonte: 500w

Muito obrigado Amigos!

Luis Claudio

Postado

@Luis_Claudio Que uso você tem no PC? Qual o orçamento limite? Qual a marca e o modelo da sua fonte de alimentação?

Postado

Oi Artur!

Eu uso para jogar BattleField e também utilizo programas gráficos voltados para desenhos de peças em 3D como o Fusion360, ZBrush e Meshmixer.

Estou pensando em gastar na placa de Vídeo até uns dois mil reais.

A fonte preciso ver assim que chegar em casa, pois não me lembro a marca. 

Postado

@Luis_Claudio Da uma aumentada no orçamento uns R$ 100,00 e pega uma RTX 5060 

RTX 5060 Windforce, 8GB, GDDR7- Pichau

Placa de Vídeo Palit GeForce RTX 5060 Infinity 3- Kabum

Desempenho dessa 3060 não é muito bom não, não vale esse valor, se consegue aumentar até R$ 2.000 coloca mais uns R$ 100,00 e pega um placa da geração atual, que vai te durar bastante.

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 3060 VENTUS 2X 12G OC e Core i7 4790 boa combinação?
Postado
1 hora atrás, Firesnake disse:

O detalhe sobre as 5060 da Gigabyte, é que a maioria dos modelos, não todos, possuem o tamanho físico do conector PCIE em tamanho reduzido, ocupando somente metade do slot PCIE X16 da placa-mãe, não sendo possível usar a trava do slot.
E essa da Pichau é uma delas.

Vai funcionar, mas fica aí o detalhe.

@Luis_Claudio
Qualquer centavo acima de 1.500 na 3060 12gb é assalto à mão armada, pois a 5060, como dito acima, aparece em ofertas abaixo de 2.000.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Crixus Champion disse:

Olá boa tarde!

E qual você me aconselha? Esta abaixo que o amigo indicou, parece ocupar o Slot inteiro

19 horas atrás, Crixus Champion disse:

O detalhe sobre as 5060 da Gigabyte, é que a maioria dos modelos, não todos, possuem o tamanho físico do conector PCIE em tamanho reduzido, ocupando somente metade do slot PCIE X16 da placa-mãe, não sendo possível usar a trava do slot.
E essa da Pichau é uma delas.

Vai funcionar, mas fica aí o detalhe.

@Luis_Claudio
Qualquer centavo acima de 1.500 na 3060 12gb é assalto à mão armada, pois a 5060, como dito acima, aparece em ofertas abaixo de 2.000.

20 horas atrás, Firesnake disse:

@Luis_Claudio Da uma aumentada no orçamento uns R$ 100,00 e pega uma RTX 5060 

RTX 5060 Windforce, 8GB, GDDR7- Pichau

Desempenho dessa 3060 não é muito bom não, não vale esse valor, se consegue aumentar até R$ 2.000 coloca mais uns R$ 100,00 e pega um placa da geração atual, que vai te durar bastante.

Boa tarde! Maravilha então, dá para aumentar sim! 

Muitíssimo obrigado pela ajuda!

Luis

Postado

Qual é a fonte mesmo?

Seu PC não irá extrair todo o poder das placas de vídeo indicadas, mas ainda assim não há razão para pagar mais de 1.500 em uma 3060.

Se estiver com pressa, não conseguindo esperar até a Black, a 5060 da Palit por 2.099 indicada por Firesnake é uma opção. 
É uma placa de 30cm, sendo necessário verificar se cabe no seu gabinete, embora eu acho que 30cm não deve ser problema. Mas caso seja, a 5060 GALAX está pelos mesmos 2.099 LINK
As 5060 com melhores preços estão todas nessa faixa de preço, e provavelmente veremos muitas abaixo de 2.000 na semana que vem, que é quando acontece a balck,

Se quiser um modelo acima, a 5060 TI 8gb está por 2.399 LINK ou 2.499 numa versão mais bonitinha LINK

Mas devo dizer que placas de 8gb estão sendo criticadas para os dias de hoje.

Se quiser cortar custos, você acha RX 7600 por 1.529 LINK ou 1.549 na versão de 3 fans LINK
Esse é um modelo que deve entrar em boas promoções, tanto na black quanto na véspera 

Marcas que dão 3 anos de garantia com rma no Brasil: MSI, Gigabyte, ASUS e Galax

• Curtir 2
Postado
agora, Crixus Champion disse:

Marcas que dão 3 anos de garantia com rma no Brasil: MSI, Gigabyte, ASUS e Galax

@Crixus Champion Sabe dizer se só são essas?

Postado
1 minuto atrás, ArturGC disse:

@Crixus Champion Sabe dizer se só são essas?

Me baseando nesse tópico do adrenaline e também nas postagens de consumidores em fóruns e youtube, conheço só essas.
Vale dizer que não atualizaram a situação de algumas marcas.

A INNO3D diz dar 3 anos e possuir rma local feito pela 4TRONIC Technology. Mas ainda conheço pouco sobre como trabalham essa questão

• Curtir 1
Postado

Boa tarde Amigos!

A minha fonte:   Corsair CX550 

Ja que as placas de 8gb estão sendo criticadas para os dias de hoje, melhor então uma de 12gb?  Qual?

pode por favor me passar alguns links?

Estou disposto a investir e comprar uma placa de 12gb que me de mais folga e durabilidade.

Eu irei sim aguardar a Black Friday, de repente elas entram na promocao e fica mais em conta!

Obrigado Amigos e bom feriado a todos!

Postado

@Crixus Champion

Bom dia!

A minha fonte é uma  Corsair CX550 

Já que as placas de 8gb estão sendo criticadas para os dias de hoje, melhor então uma de 12gb? 

Qual indica? Pode por favor me passar alguns links?

Estou disposto a investir e comprar uma placa de 12gb que me dê mais folga e durabilidade.

Eu vou aguardar a Black Friday sim!

Postado
2 horas atrás, Luis_Claudio disse:

Já que as placas de 8gb estão sendo criticadas para os dias de hoje, melhor então uma de 12gb? 

As Placas atuais, eu disse "atuais", da Nvidia e AMD que possuem mais de 8gb de VRAM são: RX 9060 XT versão 16gb (2.600 a 2.800), RTX 5060 TI versão 16gb (3.000 a 3200) e RTX 5070 (3.600 a 4000+). Essas são somente as mais baratas, obviamente há outros modelos com mais de 8gb.

De gerações passadas temos a RTX 3060 versão 12gb e RTX 4060 ti versão16gb. As AMD passadas nem vale mencionar, pois são quentes e sua fonte não irá suportar, além do mais estão fora de estoque, e as que ainda persistem estão nas mãos de vendedores criminosos que cobram preços estratosféricos.

Há também a Intel ARC B580 com seus 12gb. Seu preço era 1.600 a 1.800, mas agora que as lojas perceberam que o consumidor está visando VRAM, dificilmente aparece uma abaixo de 2 mil.

O problema dos 8gb de VRAM é que, uma vez que essa totalidade for excedida o desempenho irá cair, e em pcie 3.0, como é seu caso, a perda será maior, embora ocorrerá também em 4.0 e 5.0. 
Claro que para exceder a VRAM precisa exagerar, colocando os gráficos tudo no máximo e resolução acima de 1080p.
Mas como não se sabe do quão exigentes serão os games num futuro próximo, onde há a possibilidade de até configurações gráficas mais modestas consumirem muito hardware, fica aí um alerta.

Veja o review  do Hardware Unboxed onde compara 5060 TI 8gb vs 16gb testadas em pcie 3.0, 4.0 e 5.0. 
O teste visa levar a placas ao limite, estourando a VRAM.
Observe que a Placa de 16gb não é afetada nem mesmo em pcie 3.0.

Pessoalmente, eu não deixaria de comprar uma RTX 5060 nas promoções de 1.9xx para pegar uma 3060 12gb ou Intel ARC B580 por preços entre 1.700 a 2.000. Poderia considerar se custassem 1.499, e como a Black é logo ali, quem sabe...
Isso é opinião pessoal, faça como achar melhor.

Em relação à Fonte, o que dizem os tier lists é que as Corsair CX não-modulares boas são aquelas do rótulo cinza, enquanto que os rótulos verde e também as atuais são ruins.
Se a sua for essa está tudo bem, é uma boa Fonte.

Postado

Tive uma percepção parecida(só que uso um Ryzen 5600X), meu maior uso é em CAD 2D. Pesquisei:

Intel B580 12GB RAM

Radeon RX 9060 XT 8GB

RTX 5060 8GB

Ví tambem a RTX 3060 12GB

Analisando o C/B delas e considerando que meus uso dificilmente passaria dos 8GB(em CAD, não jogo videogame),

Acabei na RTX RTX 5060 8GB, principalmente porque a AMD me pareceu pouco confiável na atualização de drivers .

Obs1: sua MB com PCI 3.0  e a CPU muito antiga vão gargalar no processamento em games(todas as placas modernas são 5.0 ). Em AUTOCAD acho que vai ser irrelevante porque difícilmente vai ter modelos(mesmo em 3D) que ultrapassem 8GB

Obs2: os blogueiros de plantão estão dizendo que tudo que dependa de memórias vai subir muito, então se tiver orçamento é melhor comprar logo

Postado

@Crixus Champion

6 horas atrás, Crixus Champion disse:

Olá boa noite!

Eu vi o review e pelo que entendi, a placa de RTX5060 de 16gb é infinitamente superior, irá durar bem mais, entretanto é mais cara.

Então, de qualquer maneira, você não deixaria de comprar uma RTX 5060, de 8GB, nas promoções de 1.9xx, correto?

Obrigado e boa semana!

Luis

6 horas atrás, Crixus Champion disse:

As Placas atuais, eu disse "atuais", da Nvidia e AMD que possuem mais de 8gb de VRAM são: RX 9060 XT versão 16gb (2.600 a 2.800), RTX 5060 TI versão 16gb (3.000 a 3200) e RTX 5070 (3.600 a 4000+). Essas são somente as mais baratas, obviamente há outros modelos com mais de 8gb.

De gerações passadas temos a RTX 3060 versão 12gb e RTX 4060 ti versão16gb. As AMD passadas nem vale mencionar, pois são quentes e sua fonte não irá suportar, além do mais estão fora de estoque, e as que ainda persistem estão nas mãos de vendedores criminosos que cobram preços estratosféricos.

Há também a Intel ARC B580 com seus 12gb. Seu preço era 1.600 a 1.800, mas agora que as lojas perceberam que o consumidor está visando VRAM, dificilmente aparece uma abaixo de 2 mil.

O problema dos 8gb de VRAM é que, uma vez que essa totalidade for excedida o desempenho irá cair, e em pcie 3.0, como é seu caso, a perda será maior, embora ocorrerá também em 4.0 e 5.0. 
Claro que para exceder a VRAM precisa exagerar, colocando os gráficos tudo no máximo e resolução acima de 1080p.
Mas como não se sabe do quão exigentes serão os games num futuro próximo, onde há a possibilidade de até configurações gráficas mais modestas consumirem muito hardware, fica aí um alerta.

Veja o review  do Hardware Unboxed onde compara 5060 TI 8gb vs 16gb testadas em pcie 3.0, 4.0 e 5.0. 
O teste visa levar a placas ao limite, estourando a VRAM.
Observe que a Placa de 16gb não é afetada nem mesmo em pcie 3.0.

Pessoalmente, eu não deixaria de comprar uma RTX 5060 nas promoções de 1.9xx para pegar uma 3060 12gb ou Intel ARC B580 por preços entre 1.700 a 2.000. Poderia considerar se custassem 1.499, e como a Black é logo ali, quem sabe...
Isso é opinião pessoal, faça como achar melhor.

Em relação à Fonte, o que dizem os tier lists é que as Corsair CX não-modulares boas são aquelas do rótulo cinza, enquanto que os rótulos verde e também as atuais são ruins.
Se a sua for essa está tudo bem, é uma boa Fonte.

@Crixus Champion

Bom dia!

A minha fonte é uma  Corsair CX550 

Estou disposto a investir e comprar uma placa de 12gb que me dê mais folga e durabilidade.

Eu vou aguardar a Black Friday sim!

Postado

Eu se fosse tu, pegava um Ryzen 5500, uma placa-mãe MSI A520m-a pro, dois pentes 8gb DDR4 e uma RX 6600. Sairia tudo em torno de 2500-2600 reais (isso se não abaixarem mais na black friday) e seria um upgrade muito mais forte do que apenas socar uma placa de vídeo parruda num setup antigo

• 3 meses depois...
Postado
Em 19/11/2025 às 15:25, Crixus Champion disse:

Qual é a fonte mesmo?

Seu PC não irá extrair todo o poder das placas de vídeo indicadas, mas ainda assim não há razão para pagar mais de 1.500 em uma 3060.

Se estiver com pressa, não conseguindo esperar até a Black, a 5060 da Palit por 2.099 indicada por Firesnake é uma opção. 
É uma placa de 30cm, sendo necessário verificar se cabe no seu gabinete, embora eu acho que 30cm não deve ser problema. Mas caso seja, a 5060 GALAX está pelos mesmos 2.099 LINK
As 5060 com melhores preços estão todas nessa faixa de preço, e provavelmente veremos muitas abaixo de 2.000 na semana que vem, que é quando acontece a balck,

Se quiser um modelo acima, a 5060 TI 8gb está por 2.399 LINK ou 2.499 numa versão mais bonitinha LINK

Mas devo dizer que placas de 8gb estão sendo criticadas para os dias de hoje.

Se quiser cortar custos, você acha RX 7600 por 1.529 LINK ou 1.549 na versão de 3 fans LINK
Esse é um modelo que deve entrar em boas promoções, tanto na black quanto na véspera 

Olá pessoal,

Comprei a RX7600 mas o problema - creio eu não era a placa de vídeo, e sim a placa-mãe, pois deve ser no slot PCI-e que parou de reconhecer a GTX970 e

também não reconheceu a placa nova.

Quando entro em gerenciador de dispositivos, adaptadores de vídeo, só aparece Ìntel (R) HD Graphics 4600.

Já tirei a placa nova, dei ar comprimido no slot, passei palito com algodão com pouco de alcool isopropílico, tirei a bateria do clock da placa-mãe e nada,

não reconhece a placa de vídeo nova.

E agora? Vou ter de fazer um upgrade forçado né, trocar tudo: processador, fonte, placa-mãe e memórias pra aproveitar esta placa nova?

Ai ai...

Obrigado pela ajuda pessoal.

Luis

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...