Ir ao conteúdo

PC trava e apresenta tela preta - possível memória RAM Kit 2x16GB Corsair

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

1) Uso meu PC pra jogar somente aos finais de semana.
Desliguei ele domingo passado, liguei agora pouco e após alguns minutos ligado o vídeo desligou.
Forcei o desligamento e liguei novamente. 
PC não iniciava e a luz de diagnóstico CPU estava acesa na placa-mãe. 

2) Primeiro teste foi retirar uma das memórias RAM, e ao retirar uma delas o PC voltou a ligar.
Marquei a RAM possivelmente defeituosa com uma fita para facilitar os testes.
Após isso, inverti as duas e o mesmo problema aconteceu.

3) Com somente a RAM que funciona na placa-mãe acessei a BIOS e alterei a frequência das RAMs de AUTO para 3200Mhz.
Desliguei.
Coloquei a RAM "defeituosa".
Ele iniciou o Windows, abriu a área de trabalho e logo após parou de dar vídeo de novo.
Forcei o desligamento, tentei ligar novamente e dessa vez o LED de diagnóstico de VGA ficou aceso e o PC não iniciou.

Kit 2x16GB Corsair Vengeance LPX DDR4 3200Mhz foi comprado em Junho na Kabum.

Dá pra afirmar 100% que o defeito é nessa memória RAM em questão? Ou preciso de mais testes?

• Mr. Caio Augusto alterou o título para PC trava e apresenta tela preta - possível memória RAM Kit 2x16GB Corsair
Postado

@Mr. Caio Augusto Por quanto tempo rodar o teste?

Com a memória que não apresenta problemas rodei o AIDA por 20 minutos e fiz o teste de memóra do Windows que não acusou nada.

Com a memória problemática, o PC pára de dar vídeo em menos de 2 minutos após iniciar o windows e não inicia o teste de memória do Windows agendado pra quando reiniciar. Com a duas memórias mesma situação.

Postado

Faça um pedrive bootável com o arquivo do MemTest86 e deixe rodar os 4 testes - para um pente de cada vez; se der erro, acione a garantia.

Na Kabum voce entra nas suas compras, localiza o pedido, clica nele que aparece a opção solicitar garantia.

A Kabum dá 1 ano de garantia para essa memória, mas a Corsair diz que é "vitalicia", que quando for o caso - fora da garantia do vendedor; tem que fazer RMA para os USA.

• Módulos DRAM

• Todos os módulos de memória DRAM têm garantia vitalícia limitada

• Curtir 1
Postado

A informação no site da Kabum é que o contato pra acionar a garantia é o site da Corsair em inglês. (mal sinal?)
Preenchi o formulário com os dados solicitados e relatando o problema.
Eles retornam uma mensagem, aparentemente uma IA analisa o relato do problema e gera a resposta automática, pedindo que sejam feitos testes para ter certeza que o problema é o hardware.
Os testes são os mesmos que já foram feitos, resetar CMOS, Memtest86 nas memórias separadamente, verificar atualizações de BIOS e Windows.

Agora é aguardar o retorno deles.

Kabum1.thumb.png.a514cad09727129fe2873a35dff2ee8d.png

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização RMA Corsair:

Abertura do ticket dia 23/11/2025
Liberado para postagem dia 26/11/2025
Postado dia 27/11/2025 - 7 dias úteis de prazo pra chegar no RMA.
Previsão no site do Correios para 03/12/2025.

Sobre a garantia da Corsair:
IMPORTANTE: Se o produto solicitado não estiver disponível em estoque para substituição, serão oferecidas as seguintes opções: substituição por outro produto equivalente, aguardar a reposição do produto original ou optar pelo reembolso.

Com a disparada dos preços a melhor escolha seria um produto igual ou equivalente, mas acredito que vão alegar não ter estoque e vou ser obrigado a aceitar o reembolso. Baita prejuízo, tendo em vista que esse kit custa hoje (quando é encontrado) 3x o preço pago 6 meses atrás.
Péssimo momento pra ter problemas com RAM. 😪

Outra observação:
No caso de substituição por um produto novo, a garantia desse produto é o que resta em relação a data da compra do produto que deu defeito, no meu caso, eu teria 6 meses de garantia em vez de 1 ano.
É minha segunda experiência com RMA de Hardware (a primeira foi essa aqui), não sei se todas as fabricantes tem essa política quando enviam um produto novo, mas fica o registro.

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização:

Chegada na caixa postal da Corsair dia 09/12/2025.
Retirado pela Corsair dia 11/12/2025.

16/12/2025 - Enviaram a seguinte mensagem através da solicitação aberta no site:
"Um produto de reposiçao foi enviado para o endereço fornecido no registro através dos correios"

Realmente uma das memórias apresentou defeito, agora é aguardar o produto chegar.

Observação sobre a garantia:
"Observe que, mesmo que o seu produto esteja sendo substituído, o produto de substituição não vem com uma nova garantia contratual. Os produtos fornecidos pela Corsair como substituição em garantia sempre terão o período restante da garantia contratual original até que ela expire. Conta-se a garantia para o seu produto com base na data original da compra. A única garantia que renova é a garantia legal (90 dias)."

Um final feliz que eu não estava esperando.
Volto aqui pra relatar o tempo total pra resolução do problema.

Postado

Atualização:

Recebi o produto hoje 18/12/2025, enviado via SEDEX.
Enviaram 4x8GB no lugar dos 2x16GB que eu tinha anteriormente.

Testado e funcionando.

De 23/11 (abertura do ticket) a 18/12 (recebimento do produto) foram 19 dias úteis para resolver o problema. Estou a 350km da cidade onde fica o RMA da Corsair.
Satisfeito com o processo de garantia, principalmente pelo atual cenário de preços desses componentes.

Agradeço a todos que tentaram ajudar de alguma forma!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...