Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Terminei de montar meu PC agora pouco e não deu vídeo.
As fans, cpu cooler e fitas led do gabinete ligam, a placa-mãe não apresenta nenhum LED de diagnóstico aceso.
Fans da GPU também estão girando (em velocidade baixa).
Não sei se é uma informação importante mais as fans do gabinete ligam e alguns segundos depois vão pra velocidade máxima.
Mouse e teclado não ligam.

Porém, tem algo estranho acontecendo além do PC não dar vídeo.
A GPU utiliza 8 pinos + 6 pinos, e ao retirar o conector de 6 pinos com o PC ligado, o mouse e o teclado começam a funcionar (ligam os leds) e obviamente a luz de diagnóstico "VGA" acende na placa-mãe.

Alguém tem ideia de qual é o problema? Todas as peças são novas e a configuração completa está na minha assinatura, logo abaixo.

Postado

@Flávio Pedroza Fiz o procedimento e continua sem vídeo. Verifiquei as conexões dos cabos na fonte e nos dispositivos e estão corretas e encaixadas.

Testei a BIOS mais atual e a que foi usada para verificar a compatibilidade do 5700X3D.
Achei o processo de atualizar a BIOS muito rápido, a luz indicativa da atualização pisca durante pouco mais de 5 segundos. É isso mesmo?

Postado

1 hora atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Achei o processo de atualizar a BIOS muito rápido, a luz indicativa da atualização pisca durante pouco mais de 5 segundos. É isso mesmo?

Não, no Vídeo diz que demora de 05 a 10 minutos. Colocou no slot USB correto? (é o que tá escrito "Flash BIOS" ao lado). Usou um pendrive formatado FAT32? Renomeou o arquivo conforme orientado?

Outra coisa que já vi recomendarem, mas que não sei se tem influência, é não usar pendrive da multilaser ou marcas chinesas neste tipo de procedimento.

• Curtir 1
Postado

Fiz testes com multímetro:
- Os terminais MB e CPU que vem da fonte estão com as tensões corretas;
- Os terminais de alimentação da GPU e a trilha PCI Express não estão em curto;

Se a GPU tem algum problema, é interno e não da pra testar por conta da garantia.

Postado

Atualização:

Levei em um técnico e ele fez os testes:
- Colocou outra GPU no meu PC e deu vídeo;
- Colocou minha GPU na bancada de testes dele, também deu vídeo.

A única forma da minha GPU dar vídeo no meu PC foi no PCIe 3.0.
Ele atualizou a BIOS e configurou o 4.0 manualmente e mesmo assim no PCIe 4.0 não dá vídeo.

Ele não acredita que seja um problema físico.
O técnico está em contato com a MSI, através da minha conta onde tenho a placa-mãe registrada, para ver se eles dão alguma solução, pois ele ja pegou um caso de incompatibilidade de processador e placa-mãe e foi resolvido com uma BIOS beta enviada pela fabricante.
O processo é lento, pois, cada mensagem enviada só é respondida no dia seguinte pela MSI.
E eles começam com sugestões básicas, do tipo, reset do CMOS (que já havia sido feito) e a todo momento pedem pra analisar outro componente, processador por exemplo.

Estou ciente que a perda de desempenho do 3.0 pro 4.0 é mínima, mais gostaria de usar a placa no 4.0.

Depois que li o tópico abaixo não fiquei com muitas esperanças de conseguir solução, mais acho melhor ver até onde a MSI consegue ajudar.

Postado

Atualização:

SSD não está funcionando na velocidade máxima. A interface dele é 4.0.

A situação geral é que no PCIe 4.0 a GPU não dá vídeo e o SSD Gen4 funciona na metade da sua velocidade máxima conectado a porta M.2 Gen4.

No aguardo do técnico conseguir um processador com interface 4.0 para fazer testes cruzados e identificar se é problema no processador ou na placa-mãe.

Postado

Atualização:

Acreditem se quiserem...

Outro cliente levou um PC pro técnico hoje.
Mesmo processador e mesma GPU que o meu. E a máquina apresenta o mesmo problema. Sem vídeo com a GPU no PCIe 4.0.
A única coisa diferente é que a placa-mãe desse outro cliente, é gigabyte.

Ele já fez testes "cruzados", colocando meu processador e GPU no outro PC e vice-versa, o problema persiste nas duas máquinas.

🤯

Postado

Isso é bem estranho. Outro usuário teve o mesmo problema há alguns dias aqui no fórum, e também não foi resolvido.
LINK

Mas que situação a sua! Além de não conseguir vídeo no PCIE X16 4.0, o PCIE M.2 X4 também está problemático. 
O outro caso na sua cidade aconteceu com uma Gigabyte, o link do caso passado que postou também foi com uma Gigabyte. A sua é MSI, e o link que postei acima também é MSI.
Até agora sabemos que esse problema foi visto com Placas Mãe MSI e Gigabyte.

Espero que consiga resolver, você merece ter tudo aquilo pelo que pagou. E obrigado por atualizar o tópico, ajudando a resolver possíveis novos casos. 

Postado

@Crixus Champion

11 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Mas que situação a sua!

Fica mais bizarra, quando você fica sabendo que é o primeiro PC gamer que consigo montar na vida. 

12 minutos atrás, Crixus Champion disse:

E obrigado por atualizar o tópico, ajudando a resolver possíveis novos casos. 

A ideia é exatamente essa!
Vamos em frente e ver no que vai dar.

Postado

Tenho curiosidade em saber se funcionaria a Placa de Vídeo no PCIE 4.0 junto com o NVMe no 3.0.
Será que a placa-mãe estaria com dificuldades de executar duas peças no PCIE 4.0 ao mesmo tempo?

Com qual placa de vídeo seu PC deu vídeo na assistência? 

Postado
8 horas atrás, Crixus Champion disse:

Será que a placa-mãe estaria com dificuldades de executar duas peças no PCIE 4.0 ao mesmo tempo?

Acredito que não seja o caso, o técnico usou um SSD sata durante os testes e também não deu vídeo e eu também testei sem o SSD M.2 Gen4 conectado.

8 horas atrás, Crixus Champion disse:

Com qual placa de vídeo seu PC deu vídeo na assistência? 

Não sei o modelo exato.
O problema é que até aparecer esse PC com a "mesma" configuração do meu, ele não tinha processador AM4 com interface 4.0 para testes.

Eu até me animei quando ele me falou que tinha entrado uma máquina com mesmo CPU e GPU que o meu, mais agora que as duas apresentam o mesmo problema, fica tudo no 0x0.
O ideal era ele conseguir um 5700X pra testar nos dois PCs.

• Curtir 1
Postado

Atualização:

MSI respondeu via suporte a existência de uma nova versão da BIOS lançada no dia 30/04, em status BETA.
BIOS foi atualizada e o problema continua.

Técnico está fazendo vídeos para anexar no contato com o suporte da MSI.

PC do outro cliente não dá vídeo em PCIe 3.0 com o 5700X3D, só dá vídeo com outro processador AM4 que só suporta até PCIe 3.0.
O meu PC dá vídeo em PCIe 3.0 com o 5700X3D.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Atualização:

MSI respondeu via suporte a existência de uma nova versão da BIOS lançada no dia 30/04, em status BETA.
BIOS foi atualizada e o problema continua.

Técnico está fazendo vídeos para anexar no contato com o suporte da MSI.

PC do outro cliente não dá vídeo em PCIe 3.0 com o 5700X3D, só dá vídeo com outro processador AM4 que só suporta até PCIe 3.0.
O meu PC dá vídeo em PCIe 3.0 com o 5700X3D.

Que feio para a MSI, não resolvem um problema que é inteiramente deles. Na pior das hipóteses acredito que constatarão produto defeituoso e devolverão o dinheiro. 
O RMA da MSI no Brasil é feito pela Coletek. Eles trabalham com devolução do valor que consta na nota. 

Postado

Atualização:

Suporte da MSI:
"Estamos verificando a placa-mãe. Você poderia nos dizer o nome do seu SSD M.2? E remova o SSD M.2 e outro dispositivo SATA/USB/M.2, conecte apenas com a CPU, ventoinha, memória RAM, GPU e PSU, o PC pode inicializar com a GPU RX6750XT?"

Técnico:
"O modelo do SSD é XPG S70 Blade. Fiz o teste conforme vocês pediram e apresentou o mesmo erro."
Vídeo do teste

Postado

Atualização:

Suporte da MSI:
"Obrigado pela sua informação, verificamos a placa gráfica MSI RX6750XT nesta placa-mãe, CPU 5700x3D, BIOS v1H0, ela pode funcionar na velocidade PCIe4.0, consulte a imagem abaixo. Pela sua descrição, se você tiver usado outra CPU e GPU para verificar, se o problema persistir, será difícil determinar imediatamente a causa do problema. A placa-mãe pode precisar de mais testes para confirmar se é um problema de hardware."

Imagem dos testes da MSI

Entrei em contato com a loja que comprei a placa-mãe solicitando o acionamento da garantia.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Atualização:

Suporte da MSI:
"Obrigado pela sua informação, verificamos a placa gráfica MSI RX6750XT nesta placa-mãe, CPU 5700x3D, BIOS v1H0, ela pode funcionar na velocidade PCIe4.0, consulte a imagem abaixo. Pela sua descrição, se você tiver usado outra CPU e GPU para verificar, se o problema persistir, será difícil determinar imediatamente a causa do problema. A placa-mãe pode precisar de mais testes para confirmar se é um problema de hardware."

Imagem dos testes da MSI

Entrei em contato com a loja que comprei a placa-mãe solicitando o acionamento da garantia.

Acredito que a garantia pode ser acionada diretamente com a MSI, pulando a etapa da loja. 
Em todo caso é complicado ficar esperando. 

Postado
19 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Acredito que a garantia pode ser acionada diretamente com a MSI, pulando a etapa da loja. 
Em todo caso é complicado ficar esperando. 

E eu já estou prevendo que vou passar raiva.
Comprei no site do Magazine Luiza e era venda e entrega da Kabum. A Kabum fornece um "botão" no próprio site para assuntos de garantia. O Magazine Luiza não, pois foi venda de "loja parceira".
E existem relatos no Reclame Aqui sobre essas situações dizendo que eles dificultam acesso à garantia do produto.

Postado
1 minuto atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

E eu já estou prevendo que vou passar raiva.
Comprei no site do Magazine Luiza e era venda e entrega da Kabum. A Kabum fornece um "botão" no próprio site para assuntos de garantia. O Magazine Luiza não, pois foi venda de "loja parceira".
E existem relatos no Reclame Aqui sobre essas situações em que eles dificultam acesso à garantia do produto.

O Kabum pertente ao Magazine Luiza, mas isso você deve saber. Não faço ideia de como eles lidam com produtos comprados em cada uma das lojas.
Você devia tentar diretamente com a MSI, pois a própria oferece 3 anos de garantia em placa-mãe e placa de vídeo. A loja em que comprou simplesmente fará o intermédio. 
Vá no youtube e veja como acionar garantia msi, caso não saiba como fazer, visto que todo site de fabricante de hardware nunca é claro o suficiente. 

Primeiro faça o registro do produto no site da MSI, sendo necessário um cadastro de usuário antes de mais nada. LINK
Esse cara aqui mostra como cadastrar e registrar LINK

Depois de feito, basta ir em produtos registrados  e abrir a garantia para aquele que você deseja. 
De qualquer maneira, fale com a MSI antes, mesmo que por email, para te orientarem melhor. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!