Ir ao conteúdo

Posso usar memórias XPG Lancer de modelos diferentes em conjunto?

Ir à solução Resolvido por Mascote01,

Posts recomendados

Postado

O título inicial era "Vai dar algum problema usar essas duas memórias RAMs juntas no meu PC?", mas não consegui postar por conter a palavra "problema" . Quero saber se vou ter algum problema/vai ter problemas de instabilidade (ou até mesmo outros) utilizando essas duas memórias ao mesmo tempo...
Elas são da mesma marca, possuem a mesma latência, mesma velocidade, aparentemente o mesmo tudo...

Os modelos são AX5U6000C3016G-SLABRBK e AX5U6000C3016G-CLARBK

87a4a0aa-5102-450b-bb69-89a0d7a3eb03.jpg

0b7f7b8b-a214-4e94-b2ba-63f3919541e5.jpg

• Solução
Postado

@bggasparian A diferença entre os códigos finais SLABRBK e CLARBK refere-se, na maioria dos casos, a pequenas variações de lote, série, cor de heatsink ou ajustes internos mínimos, não devem representar mudança de desempenho ou especificação funcional. Você pode usar módulos de Memórias se as especificações forem idênticas, tensão 1,35v, mesma latência (CL30-38-38, provavelmente), mesma frequência 6000Mhz e mesma capacidade 16Gb, mas como sempre, há uma pequena chance de incompatibilidade, mesmo memórias idênticas, porém compradas separadamente, podem ter Chips DRAM de fabricantes diferentes, pequenas diferenças internas de binning, perfis XMP/EXPO levemente distintos.

O efeito disso, na prática na maioria das vezes, funciona perfeitamente a 6000 MHz CL30, em raros casos, pode pedir reduzir a frequência para 5600–5800 MHz para 100% de estabilidade, para garantir estabilidade eu recomendo que você atualize a BIOS da placa-mãe, ative EXPO/XMP apenas após confirmar que o sistema inicia normalmente, caso encontre travamentos ou tela azul, reduza para um perfil mais conservador (ex.: 5800) e rode testes como MemTest86, Karhu RAM Test ou HCI MemTest para validar.

você pode usar essas duas Memórias sem problema, os códigos diferentes não indicam incompatibilidade nenhuma, são apenas variantes do mesmo produto, e a chance de instabilidade é mínima, e se ocorrer, um ajuste fino de frequência/timings pode resolver com facilidade

• Curtir 2
  • Rio McCloud alterou o título para Posso usar memórias XPG Lancer de modelos diferentes em conjunto?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...