Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, meu amigo tem um notebook velho que ele usa para estudar, abrir pdfs e vídeo aula, etc... recentemente tem travado muito e ele está com dificuldade para usar 

é uma configuração bem ruim, ele estava se questionando se valia a pena acrescentar um pente de memória + 1 SSD de 512 gb ou se não valeria a pena no caso dele 

Ele espera gastar no máximo 500 conto se for caso de dar um upgrade 

config atual:

Celeron Inside 

Uhd Graphics Xe 

4gb ram

HD de 512gb 

Vale a pena mexer nessa bomba ou melhor investir mais e trocar de notebook?

Postado

Precisaria de mais informações para indicar algo, pois pode tanto valer a pena colocar um SSD e memória, coo também pode não valer a pena.

Com R$500 ele consegue colocar memória e SSD, mas precisamos saber se é possível colocar mais memória, se tem um ou dois slots, qual memória, etc

Também, com o fim do suporte ao Windows 10, ele considera migrar para linux ou prefere continuar com Windows? Dependendo da distribuição linux ele economia 2GB de ram em comparação ao Windows

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, cabral300 disse:

Galera, meu amigo tem um notebook velho que ele usa para estudar, abrir pdfs e vídeo aula, etc... recentemente tem travado muito e ele está com dificuldade para usar 

é uma configuração bem ruim, ele estava se questionando se valia a pena acrescentar um pente de memória + 1 SSD de 512 gb ou se não valeria a pena no caso dele 

Ele espera gastar no máximo 500 conto se for caso de dar um upgrade 

config atual:

Celeron Inside 

Uhd Graphics Xe 

4gb ram

HD de 512gb 

Vale a pena mexer nessa bomba ou melhor investir mais e trocar de notebook?

Boa tarde a todos.

Se estivermos falando de um Celeron N4000 ou mais novo, com a possibilidade de fazer upgrade na RAM, eu faria isso, no seu lugar.

• Curtir 1
Postado

Para o uso dele, se não quiser gastar com algo agora, um upgrade de memória e um SSD vão trazer conforto para o uso dele.

Precisa ver agora se o notebook dele tem mais de um slot de ram ou é soldada.

Um exemplo meu, tenho um notebook Samsung com i3-3227U que é um pouco inferior a este dele, o meu tem 2GB de ram soldado e um slot livre, há uns dois meses troquei um pente de 4GB (6GB totais) por um de 8GB (10GB totais) e agora está muito funcional, acho que é o máximo que vai de ram neste. SSD já uso nele há 2 anos.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, cabral300 disse:

é um 6305 1,80 GHz

Celeron 6305, já tive um desse em minhas mãos (notebook de uma colega do trabalho).
O uso de RAM em Dual Channel e um SSD podem deixar o seu laptop mais ágil para tarefas básicas. Além disso, deve ser fácil de obter performance de escritório decente se usar um Windows 10 ou Linux. Porém, o problema é a baixíssima frequência, e com Windows 11, o overhead de CPU será muito alto, e por isso, a penalização da performance vai ser bem grande (não recomendo o uso com Windows 11, a não ser que você tenha uma licença Enterprise).

Postado
5 minutos atrás, Gabriel U disse:

Celeron 6305, já tive um desse em minhas mãos (notebook de uma colega do trabalho).
O uso de RAM em Dual Channel e um SSD podem deixar o seu laptop mais ágil para tarefas básicas. Além disso, deve ser fácil de obter performance de escritório decente se usar um Windows 10 ou Linux. Porém, o problema é a baixíssima frequência, e com Windows 11, o overhead de CPU será muito alto, e por isso, a penalização da performance vai ser bem grande (não recomendo o uso com Windows 11, a não ser que você tenha uma licença Enterprise).

o que recomenda para descobrir a compatibilidade das peças a serem compradas com a placa atual? pelo cpu-z dá pra ter uma boa noção? esse meu colega é de longe e não tem experiência com computadores para abrir e descobrir por conta própria 

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, cabral300 disse:

o que recomenda para descobrir a compatibilidade das peças a serem compradas com a placa atual? pelo cpu-z dá pra ter uma boa noção? esse meu colega é de longe e não tem experiência com computadores para abrir e descobrir por conta própria 

Bom, até que não é muito difícil.

O Celeron 6305 é de 11ª Geração dos Intel para notebooks. Ele usa memória RAM de geração DDR4, do tipo SO-DIMM (formato de notebook), de até 3200mhz (ou seja, qualquer frequência de pente serve, já que 3200mhz é a frequência mais alta para DDR4). Exemplo: memória Crucial.

Quanto ao SSD, qualquer modelo SATA de 2.5 polegadas deve servir. Exemplo: SSD da Adata. No entanto, é importante verificar se o modelo de notebook do seu amigo não tem nenhuma entrada NVMe. Se tiver, o SSD pode ter uma taxa de leitura mais rápida do que SATA, ou que deve dar um pouquinho de fluidez a mais ao sistema, se couber no orçamento. Exemplo de NVMe: Western Digital Green SN350.

Postado
7 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom, até que não é muito difícil.

O Celeron 6305 é de 11ª Geração dos Intel para notebooks. Ele usa memória RAM de geração DDR4, do tipo SO-DIMM (formato de notebook), de até 3200mhz (ou seja, qualquer frequência de pente serve, já que 3200mhz é a frequência mais alta para DDR4). Exemplo: memória Crucial.

Quanto ao SSD, qualquer modelo SATA de 2.5 polegadas deve servir. Exemplo: SSD da Adata. No entanto, é importante verificar se o modelo de notebook do seu amigo não tem nenhuma entrada NVMe. Se tiver, o SSD pode ter uma taxa de leitura mais rápida do que SATA, ou que deve dar um pouquinho de fluidez a mais ao sistema, se couber no orçamento. Exemplo de NVMe: Western Digital Green SN350.

caso ele descubra a frequência da Memória que está instalada atualmente é interessante colocar outra da mesma frequência para garantir um bom desempenho conjunto?

• Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, cabral300 disse:

caso ele descubra a frequência da Memória que está instalada atualmente é interessante colocar outra da mesma frequência para garantir um bom desempenho conjunto?

Ele pode comprar memória de frequência igual ou mais alta, de preferência.

Isso porque não são todas as frequências que estão disponíveis de forma isolada nos modelos. Além disso, se a memória nova for mais rápida, a controladora do processador reduzirá a frequência dela, para que trabalhe em conjunto com a mais lenta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...