Ir ao conteúdo

Recomendação placa de vídeo QHD +- R$ 4.500 (compatível com sistema atual)

Ir à solução Resolvido por Public2004,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite,

Chegou a hora de aposentar a minha RTX 2060 Super velha de guerra e pegar uma plaquinha que aguente bem pelos próximos anos.

Estou usando um monitor 1440p e em diversos jogos estou sofrendo um pouco.

Jogos: CS 2, Rocket League (esse ta de boa), Arc Raiders (fps baixo), Path of Exile 1/2 (esse ta *****). Pretendo jogar Clair Obscur, Elden Ring, RDR2 e o que vier pela frente nos próximos anos.

Meu único problema é que gostaria de comprar uma placa que fosse compatível com o meu sistema atual, deixando para mudar de plataforma no futuro (AM5 e DD5) .

Sei também da limitação da minha placa-mãe que possui PCIe 3.0 x16, limitando um pouco o desempenho das placas modernas. Porém, vendo os vídeos comparativos, é algo que consigo lidar pensando na longevidade da placa.

Setup atual:

AMD Ryzen 7 5700X

ROG STRIX B350-F GAMING

32GB XPG GAMMIX D10 3200MHz

Corsair CX550

Utilizei uma calculadora de consumo de energia e a principio a minha fonte atual da conta do recado, ficando com pouca folga. 

Na assinatura praticamente tudo o que está pendurado na placa, tem só mais um HD 7200rpm e 5 fans.

Postado
1 hora atrás, Public2004 disse:

@tojao Boas. Até R$ 4000 a RTX5070 e entre R$ 4000~R$ 5000 a RX9070XT (nesta opção, é recomendado uma fonte melhor). Preços podem variar nesta faixa de preço a depender dos modelos.

Obrigado pela resposta!

A RX 9070XT compete direto com a RTX 5070 TI, certo? Pelo custo-benefício, a RX 9070 XT parece ser um excelente negócio, ainda mais com 16GB. O problema seria ter que pegar uma fonte nova nessa compra.

Sobre a compatibilidade, vou precisar adaptar algo para a RX 9070 XT funcionar?

Joguei no pcpartpicker para ver a fonte recomendada e ficou no limite dos 550W 🫠

Seria loucura minha pensar que um undervolt na placa faria a fonte aguentar? Também não quero economizar a ponto de comprometer os componentes.

Pensando em uma troca de plataforma futura para AM5, uma fonte de 650W daria conta?
@Public2004

image.png.6581abed5e168f29f8b528626f94a472.png

• Solução
Postado
19 minutos atrás, tojao disse:

Obrigado pela resposta!

A RX 9070XT compete direto com a RTX 5070 TI, certo? Pelo custo-benefício, a RX 9070 XT parece ser um excelente negócio, ainda mais com 16GB. O problema seria ter que pegar uma fonte nova nessa compra.

Sobre a compatibilidade, vou precisar adaptar algo para a RX 9070 XT funcionar?

Boas. São duas ótimas opções, mas entre elas, a 9070 seria o melhor negócio, a questão é que necessariamente vai precisar trocar de fonte (subir +/- R$ 400~500 no orçamento em qualquer escolha). Ambas são compatíveis com seu sistema e não vai precisar adaptar nada e como você já sabe por conta do PCIe 3.0 da sua placa-mãe, vai perder pouca coisa mas nada comprometedor.

Talvez vender sua VGA e fonte atuais para complementar o orçamento... No mais, estará bem servido em qualquer opção.

Postado
1 hora atrás, tojao disse:

Pensando em uma troca de plataforma futura para AM5, uma fonte de 650W daria conta?

Considerando as vgas indicadas, uma fonte padrão atx 3.1 e pci-e 5.1 entre 650~850W seria ideal para agora e futuro. Na seção "Fontes" aqui do fórum tem ótimas recomendações de fontes de qualidade, certificadas com 5 ou 10 anos de garantia, vale dar uma conferida.

Postado
9 horas atrás, Public2004 disse:

Talvez vender sua VGA e fonte atuais para complementar o orçamento... No mais, estará bem servido em qualquer opção.

É uma boa, será que vale quanto no OLX?

8 horas atrás, Public2004 disse:

Considerando as vgas indicadas, uma fonte padrão atx 3.1 e pci-e 5.1 entre 650~850W seria ideal para agora e futuro. Na seção "Fontes" aqui do fórum tem ótimas recomendações de fontes de qualidade, certificadas com 5 ou 10 anos de garantia, vale dar uma conferida.

Acabei de comprar a ASRock AMD Radeon RX 9070 XT Challenger 16GB, agora é ir atrás da fonte!

Muito obrigado pela ajuda!

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, tojao disse:

É uma boa, será que vale quanto no OLX?

Só uma ideia (baseada em pesquisa rápida na olx):

RTX 2060 Super - R$ 1.000,00 ~ R$ 1200,00

Corsair CX550 - R$ 150,00 ~ R$ 250,00

11 horas atrás, tojao disse:

Acabei de comprar a ASRock AMD Radeon RX 9070 XT Challenger 16GB, agora é ir atrás da fonte!

Bela aquisição. Parabéns!

Postado
3 horas atrás, Public2004 disse:

RTX 2060 Super - R$ 1.000,00 ~ R$ 1200,00

Corsair CX550 - R$ 150,00 ~ R$ 250,00

Opaaa, nada mal!

3 horas atrás, Public2004 disse:

Bela aquisição. Parabéns!

Valeu! tmj

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...