Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, estou à procura de uma placa de vídeo. CPU Ryzen 5 9600X, 32GB RAM, fonte Corsair 750W. Pesquisando bastante, tenho visto que, em simulações no You Tubem, a RTX 5060 8GB bate constantemente a Arc B580 12GB em FPS.

Aprofundando um pouco mais em três IAs, elas me recomendam ir na Arc B580. Seus argumentos:

1) Esses testes de YouTube são curtos, e não "medem um cansaço" do jogo ao longo do tempo, quando a VRAM começaria a fazer diferença;

2) Meu uso específico não são em jogos de ação (ambiente de testes padrão) e sim jogos estilos Civilization, de estratégia, onde a VRAM seria mais importante;

3) Eu tenho um monitor 4k e, para esses jogos, onde há muitas coisas para ler, estudar e interpretar, eu gostaria de usar o 4k. E as IAs me disseram que a VRAM adicional da Arc faria muita diferença e seria melhor do que usar as tecnologias da Intel para simular o 4k.

Mas como as IAs dão de vez em quando umas bolas fora, o que pensar disso?...

Postado
3 horas atrás, TioDito disse:

1) Esses testes de YouTube são curtos, e não "medem um cansaço" do jogo ao longo do tempo, quando a VRAM começaria a fazer diferença;

2) Meu uso específico não são em jogos de ação (ambiente de testes padrão) e sim jogos estilos Civilization, de estratégia, onde a VRAM seria mais importante;

3) Eu tenho um monitor 4k e, para esses jogos, onde há muitas coisas para ler, estudar e interpretar, eu gostaria de usar o 4k. E as IAs me disseram que a VRAM adicional da Arc faria muita diferença e seria melhor do que usar as tecnologias da Intel para simular o 4k.

O primeiro ponto é real.. Conforme há o carregamento de texturas, e há a troca de informações entre RAM e VRAM, nas placas com menos VRAM pode ocorrer alguns problemas..

Os outros dois pontos, já diria pra olhar testes referentes ao jogo em específico.. O TechPowerUP faz testes do tipo, mas não sei se olharam esse jogo em específico.. Questão de uso de VRAM, performance de diferentes placas, etc.. Ter mais VRAM não necessariamente é melhor..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria CAra, muito obrigado pela informação. O teste desse site foi incrível. Agora... para ver se não estou entendendo errado: nessa página (Civilization VII Performance Benchmark Review - 35 GPUs Tested - Image Quality Comparison | TechPowerUp), quando eu movo o divisor para Low e High, parece que o que muda são as texturas, não os caracteres na tela (embora, infelizmente, poderíamos ter mais certeza se ele mostrasse telas de árvores de tecnologia ou relatório das cidades). Enfim, os caracteres parecem iguais. Sendo assim, não faria tanta diferença rodar no low ou high, certo?
E veja o print abaixo: no low eu consigo rodar em 4k com 4MB de RAM. Isso significa que os caracteres das telas seriam me apresentado em 4k? Ou não? Isso resolveria meu problema...

Valeu novamente!

vram.png

@1lokos olá meu amigo!

Sim, eu vi... mas esse é um jogo de ação, né? Minha ideia é jogar esses tipos de jogos no PS5. Apenas jogos de estratégia tipo Civilization que queria jogar no PC, para uso com mouse. O Civ 7 no PS5 não permite o uso do mouse. Não consigo me adaptar...

Por isso queria gastar minimamente numa placa APENAS para jogos desse tipo, que são menos exigentes de FPS e mais de CPU (que eu tenho).

O que acha do comentário que fiz acima na resposta ao colega?

Valeu!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...