Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700X + B550M + RTX 3050 Ti congelando e dando tela azul

Ir à solução Resolvido por Rhubens,

Posts recomendados

Postado

Meu equipamento:
B550M Aorus Elite
Ryzen 7 5700X
Memórias Kingston KF3600C18D4/16GX (4 pentes dual channel)
Fonte Atx Gamer Deepcool 750w Modular 80 Plus Gold Ventilador 12cm (comprada em 24/09/2023)

O computador está em funcionamento perfeito a mais de 3 anos, mas recentemente começou a ocorrer uma série de telas azuis e mais recentemente, nem telas azuis acontecem mais, apenas um congelamento do PC, mas que só acontecem durante jogos, já aconteceu com Remnant 2, Back 4 Blood e até GTA online, inclusive uma das vezes aconteceu com o jogo minimizado na barra de tarefas, eu minimizei o Remnant 2 pra ver algo na internet e tive uma tela azul, o Back 4 Blood foi durante o jogo e o GTA foi na troca de tela, durante um loading. O que eu já descartei com testes:
SSDs - estão saudáveis
Overclock - telas azuis ocorreram até com a BIOS em stock
RAM - Usei Testmem5, + de 3 ciclos em 1:30:00, zero erro

Erros no windows: sfc/scannow deu negativo, chkdsk também

Sobrou a fonte a GPU e a placa-mãe (barramento PCIe)

obs: utilizo programas de gravação de tela com o Action! OBS e Shadowplay da própria NVidia (o Action! é o principal no modo de captura "jogo"), e já testei drivers da Nvidia 576.52 e até o atual 591.74.

Pode ser sujeira ou oxidação em algo?

Esse foi o registro do windows após o último incidenteCapturadetela2026-01-18183813.thumb.png.901fbbb5199be07e0dd8383b19aac4d7.png

Postado
10 minutos atrás, Rhubens disse:

Meu equipamento:
B550M Aorus Elite
Ryzen 7 5700X
Memórias Kingston KF3600C18D4/16GX (4 pentes dual channel)
Fonte Atx Gamer Deepcool 750w Modular 80 Plus Gold Ventilador 12cm (comprada em 24/09/2023)

O computador está em funcionamento perfeito a mais de 3 anos, mas recentemente começou a ocorrer uma série de telas azuis e mais recentemente, nem telas azuis acontecem mais, apenas um congelamento do PC, mas que só acontecem durante jogos, já aconteceu com Remnant 2, Back 4 Blood e até GTA online, inclusive uma das vezes aconteceu com o jogo minimizado na barra de tarefas, eu minimizei o Remnant 2 pra ver algo na internet e tive uma tela azul, o Back 4 Blood foi durante o jogo e o GTA foi na troca de tela, durante um loading. O que eu já descartei com testes:
SSDs - estão saudáveis
Overclock - telas azuis ocorreram até com a BIOS em stock
RAM - Usei Testmem5, + de 3 ciclos em 1:30:00, zero erro

Erros no windows: sfc/scannow deu negativo, chkdsk também

Sobrou a fonte a GPU e a placa-mãe (barramento PCIe)

obs: utilizo programas de gravação de tela com o Action! OBS e Shadowplay da própria NVidia (o Action! é o principal no modo de captura "jogo"), e já testei drivers da Nvidia 576.52 e até o atual 591.74.

Pode ser sujeira ou oxidação em algo?

Esse foi o registro do windows após o último incidenteCapturadetela2026-01-18183813.thumb.png.901fbbb5199be07e0dd8383b19aac4d7.png

Opa, boa noite, tudo certo? Então, você comentou que grava suas gameplays com alguns programas, mas não citou se os problemas ocorreram durante gravações ou não, poderia esclarecer para mim? Tente arrumar uma GPU de teste, nem que seja uma velha, mas que ainda rode seus jogos, se funcionar, passe uma borracha no conector da sua 3070, muitas vezes pode ter alguma sujeirinha ali que pode impedir o correto funcionamento da GPU (ja aconteceu comigo da GPU parar por isso) Percebi no seu print que deu erro crítico no Kernel-Power, isso pode ser overheating na cpu ou na gpu, reveja o airflow do seu gabinete, instale algum programa que monitore temperaturas e me atualize, se não for isso procure uma assistência técnica na sua cidade, pode sair meio caro, mas vale a pena, algumas vezes as soluções que arrumei aqui no CdH foram temporárias.

Postado

@FRNS Todas as vezes o Action! estava aberto, não gravando mas aberto, o overlay dele estava lá no cantinho. Com relação as temperaturas, estão ok, pelo menos pelo que os sensores dizem, CPU não passa de 80 a 82º e GPU não passa de 78 a 80º e isso é só sob carga pesada, eu fiz um overclock limitando meu PC pro verão ele está a um máximo de 75W (na CPU), mas com relação a sujeira ou até mesmo ao tempo que o PC já existe podendo nesse tempo a GPU ter deslocado um pouco com o peso, já isso pode ser sim, e não, eu não tenho como usar nenhuma GPU de teste

Postado
2 horas atrás, Rhubens disse:

eu fiz um overclock limitando meu PC pro verão ele está a um máximo de 75W

algo de errado não esta certo... esse overclock pode ser o culpado, mesmo que não seja tão agressivo

Postado
4 horas atrás, Rhubens disse:

qual o modelo exato dessa fonte? A deepcool tem algumas fontes 750W Gold... Algumas tem selo cybenetics, outras não.

De qualquer forma, Kernel 41 é relato geralmente com problema de energia. Como uma queda brusca no fornecimento pela fonte ou depois das fases GPU e placa-mãe

Postado

@Yan_ DQ750M-V3L
O mais estranho é que em carga bruta nunca falta energia, testei GPU com 100% por 20 minutos puxando até 299.8W em picos, depois fiz teste pesado com RAM, e depois estressei 100% da CPU+GPU por 10 minutos, e os problemas não acontecem nessas situações, só acontecem em "uso cotidiano", por exemplo, com o jogo minimizado enquanto navegava na internet deu tela azul, o que deixa curioso, pois se é falta de energia, porque não ocorre em cargas pesadas?
Usei os programas pra testar: OCCT, TestMem5
Relatórios do HW Info mostram a entrega de 12V oscilar entre 11.88 e 12.02, o que pode ser interpretado como variação normal, e as temperaturas todas controladas. Por isso já estou sem ideias do que pode ser e que teste posso fazer pra encontrar o culpado, pois quando não há padrão para as falhas fica muito difícil descobrir o que é, algumas vezes o PC deu tela azul, Com mensagem PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA e também com SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION, teve até uma vez que logo que ele reiniciou deu de novo antes de entrar no windows, ou simplesmente congela e sou obrigado a resetar, quando reseto a imagem não volta, preciso reiniciar umas 2 ou 3 vezes pro PC voltar a dar vídeo, apesar desse relato não é uma coisa que acontece o tempo todo, em idle ele nunca apresenta falhas, e de todas as vezes que aconteceu, em todas tinha um jogo aberto.

• Solução
Postado

@FRNS Tenho novas informações esclarecedoras e talvez até mesmo a solução, depois de muitas configurações e testes, percebi através do GPU-Z que a placa de vídeo ao invés de estar rodando em x16 4.0 estava a x4 4.0, depois de uma limpeza e reencaixe, ela voltou ao x16 4.0, mas ainda não sei se isso vai resolver os problemas de congelamentos e telas azuis, só o tempo de uso dirá.

• Rio McCloud alterou o título para Ryzen 7 5700X + B550M + RTX 3050 Ti congelando e dando tela azul
Postado
12 horas atrás, Rhubens disse:

porque não ocorre em cargas pesadas?

porque pode ser problema de software em situações específicas, os que mexem na "parte crítica" do hardware, como drivers.

10 horas atrás, Rhubens disse:

ao invés de estar rodando em x16 4.0 estava a x4 4.0

Por acaso você habilitou o ReBar? Esqueci de perguntar, mas é importante em algumas placas.

Se não, eu buscaria até formatar o windows, as vezes houve alguma corrupção em algum arquivo que pode estar causando esses problemas.

17 horas atrás, Rhubens disse:

e já testei drivers da Nvidia 576.52 e até o atual 591.74.

Você passou um DDU antes de instalar eles?

16 horas atrás, Rhubens disse:

Todas as vezes o Action! estava aberto

Por isso me faz pensar em driver ou configuração com a BIOS. (Rebar e CSM)

Postado

@Yan_ Não sei se você leu a minha última descoberta, mas a GPU estava funcionando em x4 4.0, e ela é x16 4.0, isso explica quase tudo, o fato das telas azuis com energia e o "SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION" "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA", pois a GPU estava "estrangulada" tentando receber a carga correta de energia e transmitir os dados a tempo, mas quando acontecia um pico repentino ela congelava pois não conseguia "conversar" a tempo com a RAM e CPU. Talvez o Action! e o REWASD por terem um certo comportamento estavam apenas piorando a situação da GPU debilitada, já que o Action! injeta DLL para capturar o jogo na renderização e o REWASD funciona em nível de kernel, mas desde então eu joguei e gravei vários jogos e ainda não houve problemas, resumindo pode ser que meu problema era só um pouco de poeira e/ou um encaixe frouxo, mas já foi um aprendizado, nas próximas vezes quando uma coisa dessas acontecer vou olhar o barramento de funcionamento da GPU. E obrigado a todos que ajudaram.

Postado
11 minutos atrás, Rhubens disse:

Não sei se você leu a minha última descoberta, mas a GPU estava funcionando em x4 4.0, e ela é x16 4.0

Eu li sim e, por isso, comentei sobre o ReBar. De qualquer forma, se tá funcionando tudo certo ok.

12 minutos atrás, Rhubens disse:

tentando receber a carga correta de energia e transmitir os dados a tempo

Então, não é bem assim que funciona. Cada pino no PCI-E tem uma função especifica e a maior parte dos projetos de GPU hoje recebem quase em sua totalidade a energia pelo pino PCI-E da fonte, o que não tem nada a ver com receber dados junto com fornecimento de energia.

Postado

@Yan_ Então pra ser falha de energia pelo PCIe teria que ser mau contato, gerado de repente por um deslocamento, talvez limpando ao redor do gabinete eu deva ter batido nele, e como a GPU é grande e pesada, e esse modelo não tem suporte de sustentação pode ter acontecido um afastamento da trilha gerando instabilidade (apenas teorias...)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...