Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal atualmente eu tenho o seguinte hardware:

• Processador Intel Core i5 4590
  • placa-mãe ASUS Z97-A
  • 32Gb de RAM DDR3 1666MHz (4x8) 
  • GPU Nvidia RTX 2060 6Gb
  • Fonte MSI de 650W 80 Plus

Tenho notado que meu conjunto tem apresentado um desempenho de uma máquina que já está mais defasada. Esses dias eu vi, a pedido do meu pai até, um kit AMD Ryzen 3 3200 com 16Gb DDR4 2600 MHz numa placa-mãe mais moderna, porém bem mais simples e menor que minha ASUS atual.  Num preço que caberia no meu bolso. Um kit é certeza que eu vou comprar, pra montar um desktop pro meu pai. porém eu estou cogitando de comprar mais um kit desse pra trocar o meu i5 de 4a geração que tenho atualmente., No caso eu iria vender meu i5 e comprar mais um kit Ryzen desse, Porém, eu queria saber se ele é melhor que o meu kit atual. Aqui eu uso Linux e meu pai também vai usar no PC dele.

Eu tenho um outro PC aqui, AMD AM4, com processador Athlon 3000G (2/4) com 12Gb DDR4, 2600MHz (8+4), com uma Nvidia GTX 1050 Ti 4Gb e acho a performance dele bem boa até. E olha que lá está com o Windows 10 ainda. É o desktop da minha esposa.

Acham que vale a pena eu vender meu i5 (o kit no caso, placa-mãe processador e memória) e pegar um kit Ryzen 3 desse?

Saliento que o preço ta muito bom, já com o frete incluso aqui pra minha cidade, pelo Mercado Livre.

Quais as opiniões de vocês?

Obrigado!

Postado

@lieggio não faz sentido pegar um 3200g (g = graphics - ou seja, com gráfico integrado) tendo uma 2060. Fora que a diferença de performance não deve valer a pena, sinceramente.

Acredito que seja mais fácil recomendar pelo orçamento que você tem disposto. Ou talvez juntar um pouco mais. Hoje em dia está bem caro memória RAM DDR5, portanto AM5/LGA 1700/LGA 1851 está inviável em orçamentos mais baixos

Talvez sendo melhor entrar no AM4 mesmo, por mais que seja uma plataforma já morta, ainda oferece desempenhos extremamente satisfatórios, só não no caso do 3200g

Postado

@Yan_ e qual processador Ryzen acha que seria um bom substituto aqui pro meu i5 de quarta? Quanto a um Kit do 3200 eu to pegando pra montar um pc de escritório do zero pro meu pai. Pra ele vai servir muito bem até mesmo pelo fato da IGPU Vega 8 ser mais que suficiente para o que ele faz. Afinal de contas, atualmente ele usa um velho notebook intel com uma 1050 Ti mobile. Mas no meu caso o que me recomendaria custo-benefício que não me tornasse algo extremamente caro?

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

@lieggio é que depende do orçamento e do que se pretende fazer. Se pudesse fornecer "quero gastar X" ou "pretendo fazer isso em X performance" fica mais fácil

Mas numa diretriz geral, hoje em dia o Ryzen 5 5500X3D é uma opção custo-benefício bem grande.

Mas se ficar fora do orçamento, tem que ficar de olho no mercado de usados, como por exemplo um Ryzen 5 3600. São ótimos processadores, com um salto de tecnologia bem alto.

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, lieggio disse:

Pessoal atualmente eu tenho o seguinte hardware:

• Processador Intel Core i5 4590
  • placa-mãe ASUS Z97-A
  • 32Gb de RAM DDR3 1666MHz (4x8) 
  • GPU Nvidia RTX 2060 6Gb
  • Fonte MSI de 650W 80 Plus

Tenho notado que meu conjunto tem apresentado um desempenho de uma máquina que já está mais defasada. Esses dias eu vi, a pedido do meu pai até, um kit AMD Ryzen 3 3200 com 16Gb DDR4 2600 MHz numa placa-mãe mais moderna, porém bem mais simples e menor que minha ASUS atual.  Num preço que caberia no meu bolso. Um kit é certeza que eu vou comprar, pra montar um desktop pro meu pai. porém eu estou cogitando de comprar mais um kit desse pra trocar o meu i5 de 4a geração que tenho atualmente., No caso eu iria vender meu i5 e comprar mais um kit Ryzen desse, Porém, eu queria saber se ele é melhor que o meu kit atual. Aqui eu uso Linux e meu pai também vai usar no PC dele.

Eu tenho um outro PC aqui, AMD AM4, com processador Athlon 3000G (2/4) com 12Gb DDR4, 2600MHz (8+4), com uma Nvidia GTX 1050 Ti 4Gb e acho a performance dele bem boa até. E olha que lá está com o Windows 10 ainda. É o desktop da minha esposa.

Acham que vale a pena eu vender meu i5 (o kit no caso, placa-mãe processador e memória) e pegar um kit Ryzen 3 desse?

Saliento que o preço ta muito bom, já com o frete incluso aqui pra minha cidade, pelo Mercado Livre.

Quais as opiniões de vocês?

Obrigado!

Não tem porquê fazer essa troca, o 3200G é ligeiramente mais lento que esse Core i5, além de ter apenas 8 lanes PCIE ao contrário do i5 que tem as 16, seria um downgrade objetivo e seria melhor usar o i5 com a 1050 Ti.

Só faz sentido no seu caso, pensando em baixo custo vender o setup com i5 e aproveitar seu KIT AM4 pra usar um bom CPU de entrada como o Ryzen 5 5500 ou no mínimo do mínimo um Ryzen 5 4500 que novo não custa muito diferente do 3200G.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ aqui na minha cidade o Ryzen 5 2200 ta saindo a 499 contos o processador e com a placa-mãe vai para uns 1050 contos, isso sem contar a memória DDR4. Acha uma boa? Na internet vou ver essas e outras opções sugeridas.

Mas eu venho pensando mesmo no Ryzen 5 pois vem se mostrando custo-benefício pelo que entrega.

@Z-P esse Ryzen 3 eu to pegando um pra montar um desktop do zero pro meu pai. Atualmente ele usa um notebook intel velho com uma 1050 Ti mobile de 2Gb que está pedindo arrego. Anda dando mais problema que funcionando bem E como ele usa Linux, vira e mexe esta tendo que reinstalar o sistema por causa de problema de hardware. Estou optando por esse Ryzen 3, nesse caso em específico, por conta do preço do kit com 16Gb DDR-4, menos de 1000 reais no ML e por conta da IGPU Vega 8. Que vai dar conta muito bem do que ele  precisa. Ah e tem mais um detalhe interessante, Linux e AMD tem tido um casamento excelente. Principalmente no que se refere ao hardware gráfico. Falo por experiência de quem usa uma RTX 2060 no Linux.

Então eu resolvi vir aqui perguntar sobre esse processador por que cogitei trocar meu bom e velho i5 de quarta geração. Pois hoje eu sinto que o processador me limita um pouco quando exijo muito da máquina. E minha configuração não é de todo ruim, nem nos dias atuais.

Mas mesmo assim obrigado pela sugestão. 

Postado

@lieggio eu acredito que esteja tendo uma confusão aí. Não existe Ryzen 5 2200, apenas Ryzen 3 2200g (gráficos integrados). A troca não tem sentido, sinceramente. Vai trocar 6 por meia dúzia.

O mínimo que você deve buscar é um Ryzen 7 2700x ou Ryzen 5 3600, se quiser ter uma diferença que vá ser perceptível 

Mas no caso de ser o Ryzen 5 2600, já vai ser bem melhor também, só acho difícil achar um por preço decente

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, lieggio disse:

@Yan_ aqui na minha cidade o Ryzen 5 2200 ta saindo a 499 contos o processador e com a placa-mãe vai para uns 1050 contos, isso sem contar a memória DDR4. Acha uma boa? Na internet vou ver essas e outras opções sugeridas.

Mas eu venho pensando mesmo no Ryzen 5 pois vem se mostrando custo-benefício pelo que entrega.

@Z-P esse Ryzen 3 eu to pegando um pra montar um desktop do zero pro meu pai. Atualmente ele usa um notebook intel velho com uma 1050 Ti mobile de 2Gb que está pedindo arrego. Anda dando mais problema que funcionando bem E como ele usa Linux, vira e mexe esta tendo que reinstalar o sistema por causa de problema de hardware. Estou optando por esse Ryzen 3, nesse caso em específico, por conta do preço do kit com 16Gb DDR-4, menos de 1000 reais no ML e por conta da IGPU Vega 8. Que vai dar conta muito bem do que ele  precisa. Ah e tem mais um detalhe interessante, Linux e AMD tem tido um casamento excelente. Principalmente no que se refere ao hardware gráfico. Falo por experiência de quem usa uma RTX 2060 no Linux.

Então eu resolvi vir aqui perguntar sobre esse processador por que cogitei trocar meu bom e velho i5 de quarta geração. Pois hoje eu sinto que o processador me limita um pouco quando exijo muito da máquina. E minha configuração não é de todo ruim, nem nos dias atuais.

Mas mesmo assim obrigado pela sugestão. 

Se você não conseguir usar um vídeo integrado, existe a opção de montar um Ryzen 5 3400G, que em Kits Upgrade com uma placa-mãe B450 sai por cerca de 800 reais a vista(checar modelo da placa-mãe). ainda não é um CPU excepcional, mas ele já se aproxima dos CPUs Core i7 da quarta geração Intel Core em vez de ficar na "categoria" dos i5. Se quem for usar o computador for usar um dual boot com Windows também, você tem que considerar que o Ryzen 3 2200G é um CPU da microarquitetura ZEN que não atende aos requisitos do Windows 11 por falta de TPM 2.0

Se conseguiu usar um vídeo dedicado, você consegue comprar um Kit com placa-mãe A520 + Ryzen 5 4500 no seu orçamento embora eu ache que você deveria gastar um pouco a mais e ir pro Ryzen 5 5500 nesse caso.

• Curtir 2
Postado

@Yan_ eu digitei errado nessa loja aqui da minha cidade é o Ryzen 5 3200g. Por hora estou achando que vou investir, no meu caso especificamente, num processador Intel Core i7 4790K. Já que minha placa aceita. Dai faço um "overclock" na frequência do processador e dou uma segurada mais um tempo. Por causa do "mau casamento" de N-vidia e Linux, estou querendo mudar minha RTX 2060 6Gb por uma AMD mais nova (preferencialmente com 16Gb). Quanto ao PC do meu pai, pra ele que "nada tem", o kit Ryzen 3 vai ser um bom avanço, pra começo de conversa. rsrsrs Futuramente eu faço a troca do processador.

Postado

@lieggio com certeza, pra ele vai ser ótimo. Bom, a decisão é sua. Mas não sei se a diferença vai ser perceptível. A parte boa é que se pegar uma placa-mãe boa, só trocar o processador por um Ryzen 5000 e ver sua performance explodir.

• Curtir 1
Postado
Em 25/01/2026 às 01:46, Yan_ disse:

Mas numa diretriz geral, hoje em dia o Ryzen 5 5500X3D é uma opção custo-benefício bem grande.

Pelos  R$ ~1.000,00-1.100,00 em média que o 5500X3D  estava até o final do anos tinha bom "custo-beneficio", mas pelos atuais R$ 1.700,00 (R$ 1.500,00 na Setupninja) nem tanto.

1 hora atrás, lieggio disse:

@Yan_ aqui na minha cidade o Ryzen 5 2200 ta saindo a 499 contos o processador e com a placa-mãe vai para uns 1050 contos, isso sem contar a memória DDR4. Acha uma boa?

Não, estão caros tanto o CPU obsoleto (3200G) como essa placa-mãe de R$ 1.050,00 que não foi especificada. A ótima MSI B550M PRO-VDH WiFi é R$ 800,00.

O CPU mínimo a comprar hoje em dia é o Ryzen 5500 - R$ 540,00

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, lieggio disse:

@1lokos A placa-mãe de 550 contos aqui n cidade é uma A520, pequena, da Gigabyte.

Se for esse modelo está entre as piore placas-mãe disponíveis hoje no mercado pra AM4.

Se a iGPU for algo crítico pra você, você consegue comprar um Ryzen 5 5600G usado e uma placa-mãe de entrada superior à essa da gigabyte e ainda ficar dentro do orçamento. o 5600G é essencialmente o Ryzen 5 5500 mas com iGPU.

37 minutos atrás, lieggio disse:

@Yan_ eu digitei errado nessa loja aqui da minha cidade é o Ryzen 5 3200g. Por hora estou achando que vou investir, no meu caso especificamente, num processador Intel Core i7 4790K. Já que minha placa aceita. Dai faço um "overclock" na frequência do processador e dou uma segurada mais um tempo. Por causa do "mau casamento" de N-vidia e Linux, estou querendo mudar minha RTX 2060 6Gb por uma AMD mais nova (preferencialmente com 16Gb). Quanto ao PC do meu pai, pra ele que "nada tem", o kit Ryzen 3 vai ser um bom avanço, pra começo de conversa. rsrsrs Futuramente eu faço a troca do processador.

é difícil você achar uma oferta no i7 4790K considerando que com 300 reais você já tá no território de um Ryzen 5 3600 usado que é um CPU anos luz de distância superior à esse i7, não é diferença de só " é melhor", é mudança da água pro vinho, e acho que nem preciso mencionar que se você achar um 4790k à venda tem 99% de chance dele ser usado.

OBS: 14100F usado só como referência, pelo preço que custam nenhum Core i3 de geração atual é uma boa opção de compra

image.png.b406061c65627ef2bb0b359b550d6ad0.png

Falando de coisa nova, na faixa dos 500 reais já tem o Ryzen 5 5500 que é um CPU que no geral performa um pouco melhor que o 3600 mas não tem suporte à PCIE 4.0o que é um ponto crítico pra GPUs modernas com pouca VRAM.

• Curtir 2
Postado

@Z-P gpu eu vou seguir usando minha RTX 2060 até trocar por uma AMD de 16Gb. Vou dar uma boa analisada. Acho que em termos de gasto, pra mim, o melhor está me parecendo trocar apenas o processador i5 pelo i7. Visto que assim eu vou estar gastando entorno de 300 contos. Enquanto que um bom kit Ryzen eu vou gastar um valor bem maior. Em todo caso estou pensando em anunciar meu i5 com placa-mãe e os 32Gb de RAM DDR3. Só que estou meio sem ideia de quanto posso pedir nele. Pois tenho uma baita placa gamer da linha ASUS Tuff. No caso é uma Z97-A, mas já vi que se enquadra nessa linha gaming da ASUS.

Alguém teria alguma sugestão partindo dessa ideia de vender o meu kit?

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, lieggio disse:

@Z-P gpu eu vou seguir usando minha RTX 2060 até trocar por uma AMD de 16Gb. Vou dar uma boa analisada. Acho que em termos de gasto, pra mim, o melhor está me parecendo trocar apenas o processador i5 pelo i7. Visto que assim eu vou estar gastando entorno de 300 contos. Enquanto que um bom kit Ryzen eu vou gastar um valor bem maior. Em todo caso estou pensando em anunciar meu i5 com placa-mãe e os 32Gb de RAM DDR3. Só que estou meio sem ideia de quanto posso pedir nele. Pois tenho uma baita placa gamer da linha ASUS Tuff. No caso é uma Z97-A, mas já vi que se enquadra nessa linha gaming da ASUS.

Alguém teria alguma sugestão partindo dessa ideia de vender o meu kit?

Sinceramente acho difícil achar por alguém que esteja pagar a mais por uma Z97 porque é uma plataforma que não tem upgrades viáveis financeiramente a não ser importação de CPUs que já foram usados em servidores e que são compatíveis com a plataforma, mas quem faz isso geralmente é quem já tá na plataforma, tem um CPU de entrada daquela plataforma e tá meio apertado de grana e as vezes precisa de algum BIOS MOD pra isso funcionar.

No seu lugar eu aproveitaria a plataforma com o Ahtlon 3000G e pegaria um CPU como o Ryzen 5 5500 ao menos e usaria esse conjunto com a RTX 2060, vender sua plataforma atual deve cubrir os custos mas se realmente precisar de duas máquinas usar a segunda com o Core i5 4460 e a GTX 1050 Ti ainda é melhor que usar o Ryzen 3 3200G com a iGPU tanto no tocante à CPU quanto à GPU.

Se precisar de uma terceira máquina existe a opção de montar o Core i5-12400F com uma placa-mãe de entrada, é um conjunto que hoje faz mais sentido que montar um Ryzen 5 AM4 no geral, já que esse CPU é consideravelmente mais rápido que um Ryzen 5 5600/5600T(refresh do 5600) e tem um custo bem convidativo, aí você poderia usar essa máquina com a RTX 2060, tirar a 1050Ti pra usar o vídeo integrado Vega 3 da máquina com o Ahtlon 3000G e transferir a 1050Ti pra máquina com o Core i5 4460.

Visitante

Postado

@Z-P i5 12400F é consideravelmente melhor que o Ryzen 5 5600T donde?

Postado

Z-P tem uma "pegadinha", nesse vídeo de 3 anos atrás o i5-12400F ganhou do Ryzen 5600 por uns 5%, mas não é especificado se usou DDR4 ou DDR5.

Hoje, para ganhar do Ryzen 5600/5600T o i5-12400F precisa estar usando DDR 5, com DDR4 perde por uns 15%, vide o último vídeo (deste mês) do Hardware Unboxed, também confirmado pelo Hardware Canucks. O Peperaio também chegou nesta conclusão quando comparou estes dois CPU pela segunda vez a algum tempo.

O Hardware Unboxed acha que essa melhora do CPU AMD é devido as otimizações do Windows 11 25H2 que beneficiou a AMD. Lembro que quando foram lançados os Ryzen 9000 ouve critica que o Windows estava capando a performance destes CPU, o que  provavelmente fez a MS se mexer.

Com DDR5 o i5-12400F entrega a mesma performance em jogos que o Ryzen 5700X, vantagem anulada pelo "RAMpocalipse".

• Curtir 1
Postado

Estou analisando as possibilidades. Estou dando preferência para a linha AMD por que no Linux funciona muito melhor. Inclusive pretendo trocar minha GPU Nvidia por uma AMD de 16Gb.

No momento estou pesquisando para decidir qual caminho vou seguir.

Pro PC novo do meu pai eu to pegando esse Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 3400G, B450M DDR4.

Já pro meu caso estou ainda analisando o melhor caminho.

Sigo aberto a mais sugestões.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, lieggio disse:

Estou analisando as possibilidades. Estou dando preferência para a linha AMD por que no Linux funciona muito melhor. Inclusive pretendo trocar minha GPU Nvidia por uma AMD de 16Gb.

No momento estou pesquisando para decidir qual caminho vou seguir.

Pro PC novo do meu pai eu to pegando esse Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 3400G, B450M DDR4.

Já pro meu caso estou ainda analisando o melhor caminho.

Sigo aberto a mais sugestões.

nesse caso você usar a placa-mãe do sistema com Athlon 3000G pra fazer um upgrade de CPU e mover o Core i5 pra ser usado com a 1050 Ti é a escolha mais sensata. é a forma mais eficiente de usar o dinheiro e vai objetivamente melhorar ambas as máquinas, já que o i5 4560 é superior à esse Athlon.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...